Huawei, ZTE e BOE estariam trabalhando juntas para combater a Samsung ao desenvolver um novo painel OLED para celulares dobráveis com câmera sob o display, conforme sugere o rumor mais recente divulgado pelo renomado leaker Digital Chat Station. Segundo o informante, o componente faria uso da tecnologia promissora encontrada na família Axon, possivelmente sendo capaz de oferecer uma lente de selfies verdadeiramente invisível sem afetar drasticamente a qualidade das fotos.
Maior responsável por popularizar os dobráveis, a Samsung também foi a primeira a trazer ao segmento a tecnologia de câmera sob o display com o Samsung Galaxy Z Fold 3, vista na época apenas em smartphones tradicionais. A recepção não foi muito positiva: a densidade de pixels na região era baixa, enquanto o tamanho de cada um deles era grande o suficiente para que fossem notados, impedindo que a área fosse mesclada de forma natural ao restante do painel. A situação melhorou com o Galaxy Z Fold 4, mas a qualidade de fotografia continuava sofrível.
De olho nisso, a Huawei pode ter fechado uma parceria com a ZTE e a BOE Display — concorrente chinesa da Samsung Display — para desenvolver um novo painel OLED flexível que desafiasse a gigante sul-coreana. Como explica Digital Chat Station, o trio já teria um protótipo funcional, demonstrado recentemente na China, com o painel ZTE Q8. De dimensões desconhecidas, o componente teria resolução de 2480 x 1116 pixels e 1.440 Hz de escurecimento PWM, garantindo conforto visual mesmo quando o brilho está baixo.
O destaque, obviamente, é o recurso de câmera sob o display, que utilizaria uma evolução da tecnologia encontrada na família ZTE Axon 50, elogiada por praticamente tornar o sensor invisível, ao mesmo tempo em que entrega uma qualidade de fotografia razoável. Dito isso, o ponto mais curioso é que a Huawei deve ser a responsável por estrear o painel oficialmente, com o suposto Mate X4, levando em conta que a ZTE não possui uma linha de celulares dobráveis no momento.
Não há detalhes sobre o dispositivo, mas considerando que o Huawei Mate X3 foi anunciado há apenas um mês, em março de 2023, é muito provável que tenhamos que esperar pelo menos 6 meses ou mesmo um ano pela estreia da quarta geração do telefone e consequentemente do novo painel, caso a gigante chinesa mantenha o cronograma que praticou em gerações anteriores. Até lá, a expectativa é que a Samsung tenha aprimorado seus próprios displays, mas resta saber se a companhia se manterá realmente competitiva.
Fonte: Digital Chat Station (em Chinês), via GSMArena