Um dia de campo reuniu professores coordenadores de Práticas Inovadoras visando momento enriquecedor de troca de experiências proporcionando uma interação entre o estudante e a natureza.
A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou encontro entre professores coordenadores de Práticas Inovadoras (PCPI) da REE (Rede Estadual de Ensino), jurisdicionados na Coordenadoria Regional de Rducação (CRE11 – Ponta Porã), com escopo de porporcionar uma troca de experiência entre coordenadores que possuem, em seu plano de ação, projetos voltados a horta escolar.
O encontro foi realizado, primeiramente, na Escola Estadual Professor Carlos Pereira da Silva, direcionada pelo professor Jucelino Salmazo e na Escola Estadual Professor José Edson Domingos dos Santos, dirigida pelo professor Rogério Salva Alves, ambas unidades estão localizadas no Distrito de Nova Itamarati, distante 50 Km do município de Ponta Porã.
“Essa troca é essencial porque hoje em dia, temos o desafio de despertar no aluno o interesse pelo aprendizado, e conhecer outras práticas ajuda muito nessa tarefa, pois podemos expandi-las e adaptá-las às nossas necessidades e realidades”, mencionou coordenador Regional de Educação Ronaldo Caccia.
Projeto Aquaponia
No período matutino, o professor Florisnaldo Rosan de Souza (PCPI) organizou, juntamente com a escola, o Projeto Aquaponia, que é uma parceria da unidade escolar com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), colocando os alunos como protagonistas do conhecimento.
O projeto foi apresentado pelo estudante do primeiro ano do ensino médio, Jean Gustavo Mathias Leonhardt, que detalhou sobre como é um sistema que integra o cultivo de peixes e hortaliças em sistemas de recirculação de água e nutrientes, sendo uma alternativa de renda para pequenos produtores e ambientes urbanos com pouco espaço, utilizando quantidade reduzida de água.
Projeto Mandala
Na sequência, foi apresentado o projeto Mandala, frisando em sua fala a segurança alimentar e educação Ambiental, apresentado pelo aluno, Everton Barrille Valença. Este projeto tem como principal objetivo integrar os diversos tipos de recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de pesquisa e observação exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Além disso, A horta da escola é orgânica, permitindo o contato direto com o ambiente natural, proporcionando o estudo concreto, despertando a responsabilidade com o mesmo, pois a horta é um espaço cheio de organismos vivos. Torna-se importante desenvolver nos alunos, a consciência e a reflexão dos problemas ambientais vivenciados.
Ervas medicinais
Outro projeto apresentado foi a Sincronia das Ervas Medicinais e o Relógio do Corpo Humano, discursado pelos alunos: Jaime Leonhardt Júnior, Manoella Piloneto Amorim, Mariane Pereira Soares da Silva, Mateus Henrique Vargas, Pedro Henrique Camilo de Almeida Souza.
O projeto surgiu da necessidade de conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local oferece segurança na produção das plantas medicinais, livres de agroquímicos, animais e contaminantes, didaticamente serve de suporte do conhecimento, facilita o acesso da comunidade, preserva o ambiente e as espécies e promove a qualificação das atividades.
O projeto Sistema Agroflorestal (SAFs), também faz parte das atividades desenvoldidas na escola, o projeto visa criar sistemas agroflorestais biodiversos e possuem alta capacidade para melhorar o meio ambiente. São formados por plantios de diversas/diferentes espécies vegetais na mesma área e, ao mesmo tempo. Este sistema otimiza o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola. Podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.
Hidroponia
No período vespertino (a Tarde), quem conduziu as atividades, foi a professora Cleide Cristóvão de Lima PCPI. Os alunos apresentaram seu projeto de aquaponia integrado a Hidroponia. A escola Prof. José Edson Domingos dos Santos também possui um parceria de pesquisa com a UFGD, esta é uma solução que permite combater as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a extinção de espécies ocasionadas pela superexploracao e pelos cultivos intensivos. Também permite um uso mais racional da água, um bem cada vez mais escasso.
Em seguida os alunos apresentaram o projeto de Compostagem, que favorece e pode reduzir de 50% o volume total de lixo produzido, além de desenvolver no estudante o senso crítico e o conhecimento científico que vai além dos muros da escola. É necessário chamar a atenção dos alunos para o gerenciamento dos resíduos sólidos na escola ou fora dela, é uma alternativa para o descarte de resíduos orgânicos, que podem ser reaproveitados em vez de ir parar nos aterros sanitários. Trata-se de um processo biológico e natural de decomposição da matéria orgânica de origem vegetal ou animal.
Nas escolas, o dia foi de campo, onde cada professor pode “sentir” a experiência da horta na escola, na prática. Cada etapa de apresentações, foi “in loco”, dando a oportunidade dos PCPIs discutir cada detalhe dos projetos apresentados pelos alunos.
Diálogo
Finalizando as apresentações, os professores foram conduzidos a biblioteca, para maior diálogo sobre suas experiências na escola. O momento colaborou para cada professor, apresentar sua escola e como ela tem desenvolvido projetos voltados a horta escolar. Por meio de fotos, todos puderam compreender como cada escola desenvolve, suas práticas educativas, diante de suas especificidades, entre eles, as escolas tinham características, como escola de tempo parcial/integral, escola rural/urbana, escola em parceria com município, ou escola passando pelo processo de reforma. Cada uma destas especificidades não impediram de iniciar a horta na escola.
Fernando Moltocaro, assessor de educação da CRE11, reforçou em sua fala, a importância da horta como meio de desenvolvimento de práticas inovadoras, frisou a importância do aluno ser protagonista no processo de ensino/aprendizagem, pontuando sobre o trabalho de equipe que a escola, como parte indissociável no desenvolvimento de ações pedagógicas.
Luis César, assessor da SEAPE (Serviço de Apoio ao Processo Educativo), falou da importância de projetos neste formato na valorização do estudante, conectando em sua fala, o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Rodrigo Echeverria da Costa, nutricionista da CRE11, conduziu sua fala, mostrando a importância da horta, para a promoção da qualidade de vida, saúde e alimentação saudável.
“O evento oportuniza a escola trabalhar de forma multidisciplinar utilizando o projeto Horta como ferramenta pedagógica e estratégia de Recomposição da Aprendizagem ao propor a reflexão sobre meio ambiente, vida saudável, sustentabilidade, ecologia, biodiversidade, responsabilidade e qualidade de vida, trazendo o aluno como protagonista de seu aprendizado”, lembrou coordenadora Adjunta da CRE11 Lidiana Tiago da Silva,
A troca de experiência reuniu as cidades Aral Moreira, Antônio João, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, integrando as escolas EE João Vitorino Marques, EE Aral Moreira, EE Eneil Vargas e EE Coronel Sapucaia, EE Pedro Afonso Pereira Goldoni, juntamente com as escolas que sediaram o encontro.
Presentes os professores coordenadores de Práticas Inovadoras, Leandro Laurindo Ramires, Cleber Alex Benites, Maicon Jekson dos santos, Cleide Cristóvão de Lima, Florisnaldo Rosan de Souza. Os professores Celso Wirvyng Fernandes Rodrigues, Joice Cardoso Herter, Luana de Fátima Cardoso, Nilton Cesar de Oliveira.
Os professores envolvidos diretamente nos projetos apresentados são Luciana Moura Dos Santos, Nildo de Morais Ramos, Marivaldo Aparecido de Souza, Deeblamara Piloneto Trindade, Robson Soares Da Silva, Adriana Aparecida Do Nascimento, Joel Santos Da Rosa e Rita De Cassia Barbosa.
Colaborou, professor Fernando Moltocaro
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CRE11
Fonte: Policia Civil MS