A missão Apollo 8, primeira a sobrevoar a Lua, e a Apollo 11, primeira a aterrissar no satélite, foram lançadas a partir da Plataforma de Lançamentos Móvel – 3 (MPL-3), mas agora essa histórica estrutura feita de aço tem dias contados para continuar existindo.
A plataforma foi levada do Edifício de Montagem de Veículos para um pátio próximo localizado no Kennedy Space Center, na Flórida, onde dentro de duas semanas começará a ser desmontada. Mas antes, ela está sendo analisada para que não existam produtos químicos perigosos a bordo.
A decisão de desmontar a MPL-3 não foi anteriormente anunciada pela NASA, mas o transporte de High Bay 2 para o mesmo local onde a MPL-2 foi desmontada em 2021 entregou os planos da agência para o futuro da plataforma.
Tornou-se um processo simples, ficamos sem espaço. Então, no ano passado, provavelmente na metade do ano, a NASA e a KSC [gerenciamento] decidiram que não estávamos usando todo o VAB, então íamos alugar certas áreas. Várias empresas solicitaram esse aluguel, e foi determinado pela NASA que seria dado à Boeing
John Giles, gerente de operações de engenharia dos transportadores de esteiras e outros grandes equipamentos do programa Exploration Ground Systems da NASA, em resposta a Space.com
A Boeing planeja usar a High Bay 2 para construir os futuros estágios principais do foguete Space Launch System (SLS) da NASA. Atualmente esse trabalho é feito no estado de Louisiana, mas movê-lo para a Flórida agilizará o processo de produção dos propulsores, que serão utilizados no programa Artemis.
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Plataforma histórica
A plataforma pesa 3730 toneladas e mede 49 metros de comprimento, 41 de largura e 7,6 de altura. Ela foi usada diversas vezes em muitas missões e durante esse período recebeu algumas atualizações.
- Apollo 8, em 1968
- Apollo 11, em 1969
- Primeiro voo do foguete Saturno 5, em 1967
- Os três lançamentos da Skylab, 1973
- Projeto de Teste Apollo-Soyuz, entre os EUA e a URSS, em 1975
Depois disso a plataforma passou por algumas modificações e foi utilizada no lançamento de ônibus espaciais, onde realizou 33 voos.
Uma tentativa de preservar a histórica plataforma até foi realizada, tornando-a elegível para o Registro Nacional de Lugares Históricos, mas não existem leis que apontem que a NASA precisa manter seu hardware.
A construtora responsável por supervisionar o desmonte é a Advon que contratou a Frank-Lin Services para realizar o trabalho. A previsão é que até no final do ano a plataforma já esteja completamente demolida, ou até mesmo antes.
Posso dizer que, por estar no rastreador levando a MLP-3 para o parque, foi de partir o coração. É absolutamente [uma situação de] você não querer ter que fazer isso. É apenas necessário para o futuro do centro espacial. Precisamos do espaço.
John Giles
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Fonte: Olhar Digital