Harman compra plataforma de áudio de alta qualidade via Wi-Fi Roon

Conhecida pelas diversas marcas de sistemas de som premium que possui, bem como por ter sido comprada pela Samsung em 2017, a Harman anunciou na última segunda-feira (27) a aquisição da Roon, plataforma de áudio de alta qualidade sem fio entre múltiplos dispositivos. Referida como o “AirPlay para audiófilos”, a Roon se baseia no estabelecimento de um servidor próprio do usuário e transmissão via Wi-Fi, que deve ser integrada a futuros dispositivos do grupo Harman.

De acordo com o comunicado, a Roon deve permanecer independente como um time dentro do grupo Harman, não afetando atuais inscritos no serviço nem parceiros. As tecnologias da companhia se destacam por serem compatíveis com um grande número de dispositivos e sistemas operacionais, incluindo Android, iOS, macOS, Linux e Windows, e ao que tudo indica, devem permanecer dessa forma.

Continua após a publicidade

Mais interessante é a menção à expansão de parcerias com “mais de 160 outras marcas” de dispositivos de áudio, possível agora que a Roon terá o suporte, os recursos e o alcance global da Harman. O anúncio não cita como a subsidiária da Samsung tiraria proveito das funcionalidades da plataforma, mas é possível discutir algumas possibilidades.

Além da Harman/Kardon, a Harman engloba outras fabricantes de sistemas de som premium, incluindo a AKG, a Infinity, a JBL e a Mark Levinson, e possui colaboração próxima no desenvolvimento de soluções de áudio da Samsung — os fones de ouvido e os speakers dos tablets da sul-coreana são otimizados pela AKG, por exemplo. Diante disso, é provável que vejamos o lançamento de caixas de som sem fio e outros aparelhos integrados às tecnologias da Roon.

Continua após a publicidade

Quando observamos a concorrência e o funcionamento da plataforma, a aquisição ganha mais sentido: de forma resumida, a Roon atua de forma similar a um ecossistema. Ao assinar o serviço, o usuário pode adquirir um servidor desenvolvido pela empresa, ou ainda baixar o app em um computador para torná-lo a central onde ficarão armazenadas as músicas, que podem ser acessadas até fora de casa usando streaming pelo aplicativo para smartphones.

O grande segredo está na forma como a transmissão é feita, que rendeu o nome de “AirPlay para audiófilos” à solução. Em vez de usar Bluetooth, a Roon aposta no Wi-Fi, suportando transmissões em até 32-bit, a 768 kHz no formato PCM com codec premium DSD512. Em comparação, a chamada “qualidade de CD”, mínimo para considerar a alta definição de áudio, é de 16-bit a 44,1 kHz.

A compra deve facilitar a adoção da transmissão via Wi-Fi para as marcas da Harman, caminho que parece ser o futuro do áudio sem fio. Fabricantes como a Sonos já utilizam a rede para reprodução de som de alta qualidade em speakers, sendo a Sonos Roam um exemplo, enquanto empresas como a Qualcomm trabalham em expandir o alcance e a qualidade do áudio via Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Fonte: via TechRadar

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!