GPS tátil indica a direção correta através de estímulos no pulso

Já pensou em usar o GPS, sem precisar acompanhar um monitor e nem escutar os avisos sonoros do dispositivo? É este o objetivo de pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, que testam uma nova forma de usar o sistema de posicionamento global. Neste caso, a indicação da direção correta é feita por meio de estímulos táteis no pulso.

“A tecnologia tem sido lenta em cooptar a sensação ao toque e a comunicação baseada no sentido do tato”, lembra Barclay Jumet, estudante de doutorado engenharia mecânica e o principal autor do recente estudo, em nota. Com o novo mecanismo, a ideia é mudar este cenário.

Por enquanto, a versão atual da tecnologia não é tão portátil quanto deveria ser. Ela consiste basicamente em duas mangas que cobrem o antebraço, indo do cotovelo até o pulso, e um motor compactado em uma bolsa com alça transversal. No futuro, a ideia é que “tudo” seja concentrado em algo mais próximo de uma pulseira.

Continua após a publicidade

Para entender: a sensação tátil é gerada por pontos estratégicos que inflam, como bolhas de ar pressurizado, após ativação do motor, indicando a direção a ser seguida.

Quando usar o GPS tátil de pulso?

As possibilidades de uso de um GPS tátil são inúmeras, ainda mais quando se pensa nas roupas inteligentes, já que poderiam ser produzidas com esses sensores integrados, segundo os autores da pesquisa.

Continua após a publicidade

Além disso, esse mecanismo de avisos da direção correta pode ser aproveitado por pessoas surdas ou cegas, ou seja, aquelas que não captam avisos sonoros ou visuais, mas percebem, com alto grau de precisão, mensagens táteis. Em outra frente, os dispositivos do tipo poderão ser usados por soldados, pilotos ou mesmo cirurgiões, quando não é possível receber informações visuais e auditivas.

A luz piscando em um painel ou um comando de voz podem transmitir informações com eficácia, tanto é que o Waze e o Google Maps são bastante populares. No entanto, muitas pessoas ficam sobrecarregadas com essas “dicas” em suas vidas diárias, e podem preferir por formas silenciosas e mais discretas de comunicação.

Indicação de direção com precisão

Publicado na revista científica Device, o recente estudo envolvendo os sinais gerados pela pressão de bolhas de ar aplicada na pele revelou bons índices de interpretação. Em diferentes experimentos, a taxa média de compreensão dos comandos emitidos foi de 87%, ou seja, as chances são baixas de se perder com esse equipamento experimental.

Continua após a publicidade

Em um dos testes, os usuários percorreram a pé um trajeto pré-determinado dentro da cidade. Em outro caso, os recrutados “desenharam” com suas trajetórias grandes formas de Tetris — clássico jogo do tipo quebra-cabeça com peças em formato geométrico que precisam ser encaixadas —, com 50 metros de comprimento, dentro de um campo aberto. Outro desafio de validação foi indicar, com sucesso, o caminho para pessoas usando um patinete elétrico.

A seguir, veja uma demonstração, em inglês, da nova tecnologia:

Fonte: Device e Universidade Rice  

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!