As obras de revitalização da Concha Acústica Helena Meirelles, realizada pelo Governo do Estado, estão dando “cara nova” ao espaço emblemático para apresentações culturais no Parque das Nações Indígenas.
A reforma teve início no mês de maio e tem previsão de entrega para o mês de agosto. O projeto prevê a pintura externa e reforma do piso dos palcos da concha acústica Helena Meirelles, com investimento total de R$ 210.036,73.
A arquiteta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Claudia La Picirelli de Arruda, explica que será trocado o piso do palco das duas conchas acústicas. O concreto será substituído por Granilite preto, piso especifico para fluxo intenso e absorção de grande impacto. “Esse material tem maior durabilidade e poderá suportar grandes apresentações com grande número de pessoas sem desgaste”, disse.
Também será realizada a pintura de toda área externa da concha acústica e também será feito a restauração total das arquibancadas.
A coordenadora da Concha Acústica, Wanda Britto, destaca que após a revitalização o espaço cultural irá receber intensa agenda cultural, incluindo a retomada do projeto “Som na Concha”. “A partir da inauguração em meados de agosto, já estamos com eventos programados até novembro”, completa.
Em 2019, a Concha Acústica teve seu interior reformado e pintado, incluindo recepção, administração e os cinco camarins. Em homenagem a artista que dá nome ao espaço cultural, cada camarim ganhou nomes de discos da Helena Meirelles, “Flor de Guavira”, “Raiz Pantaneira”, “Rincão Pantaneiro”, “Cambaguá” e “Araponga”. “Nossa intenção era deixar o local com a cara dessa grande artista que batizamos a Concha Acústica”, continuou.
A Concha conta com dois auditórios, o primeiro para 1.050 pessoas e o segundo com 450 lugares, dispondo de toda estrutura necessária. Também conta com dependências administrativas, onde podem ser agendados eventos, camarins e galpão para armazenagem de instrumentos e material técnico.
Localizada no Parque das Nações Indígenas, ao lado do Museu de Arte Contemporânea, a Concha Acústica Helena Meirelles é um local que une a beleza de um dos pontos turísticos da Capital com uma moderna infraestrutura. Inaugurada em outubro de 2004, suas atividades culturais tiveram início oficializado com a abertura do Projeto Estação Cultura, no dia 13 de março de 2005, com show da Dama da Viola, Helena Meirelles.
Airton Raes, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro