Gosta de animações? Conheça 15 séries animadas que se destacaram em 2023

Aqui nesta lista do TechTudo, você confere as produções que mais se destacaram nesse ano, seja com lançamento de novos episódios ou com temporadas de estreia. Em todos os tópicos, há informações sobre elenco, enredo e repercussão no IMDb e Rotten Tomatoes.

🎬Os 20 melhores filmes da Netflix em 2023 que valem a pena assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

O spin-off Castlevania – Noturno é a mais nova animação adulta da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

1. Tengoku daimakyô: Ilusão Celestial

Com o sucesso do mangá Tengoku daimakyô, escrito e ilustrado por Masakazu Ishiguro, a Disney adquiriu os direitos da obra para lançar um anime exclusivo para Disney+ (nos EUA) e Star+ (América Latina) em maio desse ano. Com 13 episódios, o show mostra uma realidade alternativa do ano de 2024 onde monstros assolam o Japão, restando apenas uma pequena área em Tóquio onde crianças são criadas fora da realidade pós-apocalíptica. Saindo desse pequeno espaço, a dupla de adolescentes Maru e Kiruko buscam encontrar o paraíso. A trama possui nota 8 no IMDb.

Anime estreou em 2023 como exclusivo do Star+ — Foto: Reprodução/IMDb
Anime estreou em 2023 como exclusivo do Star+ — Foto: Reprodução/IMDb

2. Junji Ito – Histórias Macabras do Japão

O mestre dos mangás de terror Junji Ito inaugurou nesse ano junto com a Netflix a série Histórias Macabras do Japão. Como o próprio nome explica, trata-se de uma antologia animada onde cada episódio é a adaptação de uma historieta do autor. A primeira temporada estreou com 12 episódios, cujos títulos flertam com o horror absurdo, sobrenatural e psicológico, além da forte presença da cultura folclórica japonesa. A antologia obteve 73% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6 no IMDb.

Em Junji Ito: histórias macabras do Japão, 20 aterrorizantes contos do mangaká são animados — Foto: Reprodução/Netflix Brasil
Em Junji Ito: histórias macabras do Japão, 20 aterrorizantes contos do mangaká são animados — Foto: Reprodução/Netflix Brasil

A animação de comédia e ficção científica do HBO Max sofreu um baque nesse ano após a saída do criador, dublador e showrunner Justin Roiland, motivado por acusações de agressão e assédio. Mesmo assim, o show seguiu em frente e em outubro desse ano os fãs puderam acompanhar o lançamento da sétima temporada, que obteve no Rotten Tomatoes aprovação de 75%. Em nota geral, Rick and Morty possui média 9,1 no IMDb.

O enredo foca nas missões interplanetárias e interdimensionais de Rick Sanchez, um cientista bilhante e completamente egoísta, e seu neto Morty, um adolescente que auxilia o seu avô ao mesmo tempo que é maltratado por ele. Com o lançamento de novas temporadas, vemos o engajamento de outros membros da família, como a neta Summer, uma típica adolescente narcisista; e o casal Beth, uma veterinária amargurada por decisões do passado, e Jerry Smith, desempregado que vira alvo das piadas de todos.

Sétima temporada de Rick and Morty chegou ao HBO Max após escândalos envolvendo um dos showrunners — Foto: Reprodução/IMDb
Sétima temporada de Rick and Morty chegou ao HBO Max após escândalos envolvendo um dos showrunners — Foto: Reprodução/IMDb

O anime de ação e aventura teve sua terceira temporada lançada, Swordsmith Village, após a estreia do filme Demon Slayer – Para a Vila do Espadachim (2023), que serviu como prévia da nova season. Inspirado no mangá de Koyoharu Gotouge, Demon Slayer é protagonizado por Tanjiro, um adolescente da Era Taisho (1912-1926) que presenciou a morte de seus pais por um demônio poderoso. Ao lado da irmã Nezuko, a única sobrevivente do massacre, Tanjiro treina fortemente para se vingar do assassino. O show tem nota geral de 8,6 no IMDb. É possível assistir tanto na Netflix quanto no Crunchyroll.

Em Demon Slayer, um garoto luta contra demônios que amaldiçoaram sua irmã — Foto: Divulgação/Crunchyroll
Em Demon Slayer, um garoto luta contra demônios que amaldiçoaram sua irmã — Foto: Divulgação/Crunchyroll

Criado pelo animador Michael Cusack (Yolo), Koala Man é uma série australiana do Star+ que faz piada com um dos bichos mais conhecidos do país da Oceania. Com nove episódios, a trama tem como protagonista Kevin Williams (Cusack), um pai de família que vive numa realidade alternativa da Austrália. De dia ele é especialista em TI, mas fora do trabalho Williams usa o codinome de “Homem Coala” para combater o crime e proteger sua família de malfeitores tão esquisitões como ele.

O show conta com a participação dos atores Hugh Jackman (Os Suspeitos), Miranda Otto (Fale Comigo) e Hugo Weaving (franquia Matrix) na dublagem. A produção tem nota 6,8 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.

Kevin McKay (Michael Cusack) é um homem de meia idade que age desajeitadamente como um super-herói no bairro onde vive — Foto: Reprodução/IMDb
Kevin McKay (Michael Cusack) é um homem de meia idade que age desajeitadamente como um super-herói no bairro onde vive — Foto: Reprodução/IMDb

6. Scott Pilgrim: A Série

Mais de uma década após o lançamento do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), a Netflix, em parceria com o autor Bryan Lee O’Malley, lançou uma nova adaptação em formato de minissérie animada. A trama coloca mais uma vez em ação Scott Pilgrim para combater os ex-namorados de Ramona Flowers. Tal como o desafio de um video game, Scott deve derrotá-los um por um até conquistar o prêmio máximo, que é o coração de sua amada.

Michael Cera (Barbie), Mary Elizabeth Winstead (Enigma de Outro Mundo), Chris Evans (Capitão América) e outros nomes do elenco original estão na dublagem dessa série que tem nota 7,8 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten.

Scott Pilgrim - A Série é uma das produções mais aguardadas do ano na Netflix — Foto: Divulgação/Netflix
Scott Pilgrim – A Série é uma das produções mais aguardadas do ano na Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

7. Hora de Aventura: Fionna e Cake

Com o sucesso (e o término) de Hora de Aventura, os fãs da série foram presenteados com duas novas spin-offs: Terra Distante (2020) e o recente Fionna e Cake, lançado em agosto no HBO Max com 10 episódios. Aqui, o show é conduzido por Fionna e Cake, as versões alternativas criadas pelo Rei Gelado. Nessa nova saga, a dupla é conduzida por Simon Petrikov (a real versão do Rei Gelado) em viagens pelo multiverso. No entanto, Fionna e Cake são perseguidas pela Rainha Gelada, muito mais cruel que o antagonista anterior. A animação possui nota 8,9 no IMDb e aprovação de 100% no RT.

Spin-off de Hora da Aventura foca nas versões femininas dos personagens Finn e Jake — Foto: Reprodução/IMDb
Spin-off de Hora da Aventura foca nas versões femininas dos personagens Finn e Jake — Foto: Reprodução/IMDb

8. Star Trek: Lower Decks

Star Trek é uma das franquias televisivas que mais rendeu novas séries para a TV e filmes para o cinema. Uma dessas produções que conquistou os fãs foi Lower Decks, animação adulta exclusiva do Paramount+. Lançada em 2020, o show lançou em setembro desse ano sua quarta temporada. Das vozes principais, se destacam a dos atores Jack Quaid (The Boys), Noël Wells (Mr. Roosevelt), Tawny Newsome (Space Force) e Jerry O’Connell (Pânico 2).

Diferente de outras produções de Star Trek, onde viagens interplanetárias e desafios galácticos fazem parte do enredo, Lower Decks tem como protagonistas os oficiais de baixa patente da USS Cerritos, uma das naves mais insignificantes da Frota Estrelar. Exatamente por isso, a comédia está na rotina trivial, mas não menos engraçada, dos tripulantes ao realizarem seus trabalhos absurdos. O show obteve na quarta temporada aprovação de 100% no Rotten, além da nota geral de 7,7 no IMDb.

Derivado animado da série Star Trek acompanha um grupo de jovens cadetes — Foto: Reprodução/IMDb
Derivado animado da série Star Trek acompanha um grupo de jovens cadetes — Foto: Reprodução/IMDb

A franquia Castlevania, presente no mundo dos videogames desde a década de 1980, ganhou neste ano mais uma série animada pela Netflix. Noturno foca nas origens da família Belmont, o clã de caçadores de monstros que protagonizaram os primeiros jogos da saga. Estão na equipe de dublagem os atores Edward Bluemel (Sex Education), Thuso Mbedu (A Mulher Rei), Pixie Davies (A Elefanta do Mágico), Zahn McClarnon (Doutor Sono), Sophie Skelton (Outlander) e mais.

O protagonista aqui é Richter Belmont, um jovem que durante a Revolução Francesa (1789 – 1799) resolve se aliar com a feiticeira Annette para salvar a humanidade dos planos malignos de Messias, um vampiro que pretende escravizar a todos com criaturas malignas. A temporada de estreia conqusitou nota 6,9 no IMDb e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes.

Netflix lançou em 2023 uma adaptação animada do jogo clássico do Super Nintendo — Foto: Divulgação/IMDb
Netflix lançou em 2023 uma adaptação animada do jogo clássico do Super Nintendo — Foto: Divulgação/IMDb

Outro anime de sucesso exclusivo da Netflix é Pluto, série baseada no mangá homônimo de Naoki Urasawa. A produção rendeu elogios do público e crítica ao misturar no mesmo enredo ação, aventura, drama e ficção científica, além de modernizar a obra “O Robô Mais Forte do Mundo”, de Osamu Tezuka (1928 – 1989). No Rotten, a aprovação do anime é de 100%, enquanto a aprovação é de 8,3.

Num futuro onde homens e ciborgues humanoides convivem juntos, uma série de assassinatos misteriosos contra assassinatos contra defensores dos direitos dos robôs coloca essa relação em risco. O inspetor suíço Gesicht investiga o caso, mas até ele acha que sua vida corre perigo. Ele conta com a ajuda de Atom, um garoto robô com enorme força e compaixão pelos humanos.

Pluto reimagina o personagem Astro Boy, herói criado pelo mangaká Osamu Tezuka — Foto: Divulgação/Netflix
Pluto reimagina o personagem Astro Boy, herói criado pelo mangaká Osamu Tezuka — Foto: Divulgação/Netflix

Após ganhar o Oscar de Melhor Curta Animado em 2020, o filme Hair Love ganhou uma série no HBO Max. Renomeada como Young Love, a produção dá continuidade à jornada de aceitação e empoderamento de uma família negra de Chicago. Stephen Love e Angela Young são um jovem casal que enfrenta dilemas da vida moderna ao lado da filha, Zuri. Enquanto Stephen tenta se estabelecer como músico, Angela retorna ao ambiente de trabalho após vencer a batalha contra um câncer.

O show conta com as vozes do cantor e ator Kid Cudi (X – A Marca da Morte), Isaae Rae (Insecure), Brooke Conaway (Soul Santa), Harry Lennix (Lista Negra) e Loretta Devine (Grey’s Anatomy). O show possui nota 7,6 no IMDb e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes.

Série dramática mostra a rotina de aceitação de uma criança negra — Foto: Reprodução/IMDb
Série dramática mostra a rotina de aceitação de uma criança negra — Foto: Reprodução/IMDb

O show com temática nórdica foi uma das grandes revelações dos animes em seu lançamento em 2019. Com o lançamento da segunda temporada, em janeiro desse ano, Vinland Saga manteve o alto nível da produção ao ser exibido na Netflix. Baseado no mangá de Makoto Yukimura, a obra está localizada na Europa do século XXI, onde o jovem guerreiro Thorfinn é criado pelo bando liderado por Askeladd, um mercenário responsável pela morte de seu pai. O protagonista parte em uma jornada em busca de vingança e redenção. Vinland Saga conquistou nota 8,6 no IMDb e aprovação de 100% no RT.

Com temática voltada à cultura nórdica e guerras históricas, Vinland Saga tem feito sucesso com o público mais adulto — Foto: Divulgação/Crunchyroll
Com temática voltada à cultura nórdica e guerras históricas, Vinland Saga tem feito sucesso com o público mais adulto — Foto: Divulgação/Crunchyroll

13. Samurai de Olhos Azuis

A animação exclusiva da Netflix conquistou o público de uma forma completamente despretenciosa em novembro desse ano. Tanto que a plataforma confirmou uma segunda temporada. O show criado pelo casal de roteiristas Michael Green e Amber Noizumi tem no elenco de dublagem Maya Erskine (Sr. e Sra. Smith), George Takei (Star Trek), Masi Oka (Megatubarão), Brenda Song (A Rede Social), Randall Park (Aquaman 2), e mais.

O enredo se passa durante o século 17 no Japão, quando a samurai Mizu (Erskine) sofre a marginalização por ser miscigenada – ela é metade branca e metade japonesa, algo considerado como motivo de vergonha pelos demais. Para se livrar da humilhação, ela entra numa caçada contra quatro homens brancos que estão ilegalmente no Japão – incluindo seu pai biológico. Os índices são de 100% no Rotten Tomatoes e nota 8,8.

Animação mostra a jornada de um jovem samurai em busca de vingança — Foto: Divulgação/IMDb
Animação mostra a jornada de um jovem samurai em busca de vingança — Foto: Divulgação/IMDb

Outro título que ganhou sucesso inesperado foi Planeta dos Abutres, animação exclusiva do HBO Max. A obra de drama, aventura e ficção científica criada por Joseph Bennett e Charles Huettner conta com as vozes de Sunita Mani (Mr. Robot), Wunmi Mosaku (Lovecraft Country), Alia Shawkat (Arrested Development) e Bob Stephenson (Jericho). O título tem nota 8,8 no IMDb e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes.

Os 12 episódios da série acompanham a exploração de quatro navegantes da nave Demeter 227 em um planeta chamado Vesta. Separados, as equipes tentam sobreviver às adversidades do planeta enquantam buscam uma forma de se reencontrarem. Porém, a maior dificuldade é a fauna de Vesta, composta por seres que usam das mais diversas táticas para devorar os exploradores.

Sci fi mostra a rotina de sobrevivência de um grupo de exploradores em um planeta hostil — Foto: Reprodução/IMDb
Sci fi mostra a rotina de sobrevivência de um grupo de exploradores em um planeta hostil — Foto: Reprodução/IMDb

Os fãs da série Invencível tiveram duas surpresas em 2023: a primeira foi o lançamento do episódio especial Atom Eve em julho, mostrando a origem da heroína Samantha Eve Wilkins. Já em novembro, foi a vez da estreia da segunda temporada da série, novamente contando com Steven Yeun (Não! Não Olhe!), J.K. Simmons (Whiplash), Sandra Oh (Grey’s Anatomy) e Gillian Jacobs (Community) nas vozes principais.

Mark (Yeun) é um adolescente de 17 anos que carrega o poder e a responsabilidade de ser filho de Nolan Grayson (Simmons), herói conhecido como Omni-Man. À medida que cresce e seus poderes são revelados, Mark tenta se espelhar no exemplo do pai. No entanto, o patriarca esconde da família segredos aterrorizantes de sua real personalidade. O show possui nota 8,7 no IMDb e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes. A animação pode ser conferida no Amazon Prime Video.

Série de super-heróis teve sua segunda temporada lançada em novembro desse ano — Foto: Reprodução/IMDb
Série de super-heróis teve sua segunda temporada lançada em novembro desse ano — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes (1, 2)

Veja também: Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!