O Godzilla é um dos monstros mais celebrados da cultura pop e, no dia 14 de dezembro, seu filme mais recente, Godzilla: Minus One, chega aos cinemas brasileiros. O longa japonês, que debutou com notas muito positivas por parte da crítica especializada e vem sendo um sucesso comercial, é o 37º entre os longas protagonizados pelos lagartão. A fama da criatura, aliás, vem desde a década de 1950, quando o primeiro filme foi lançado nos cinemas japoneses. Desde então, o reconhecimento ultrapassou o continente asiático e, hoje, o monstrão também tem uma franquia produzida nos Estados Unidos.
Dado o histórico do rei dos kaijus (termo usado para se referir a monstros gigantes, em japonês) há diversas opções de filmes para relembrar as aparições antes de assistir Minus One. Para acompanhar outros lonfas conectados ao universo do Godzilla, veja, a seguir uma lista dos principais títulos para assistir online. Todas as obras estão disponíveis nas plataformas Amazon Prime Video, HBO Max e Netflix. Em cada dica você confere informações sobre elenco, enredo e repercussão.
🎬 Jurassic Park: relembre a franquia e saiba onde assistir via streaming
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A memória da explosão da bomba atômica no Japão ainda estava bem viva no país quando o filme Godzilla (Gojira, no original) chegava nas telonas. A trama é dirigida por Ishirō Honda, pai de pets monstruosos do cinema japonês como Mothra e Rodan. Neste primeiro filme, que pode ser visto no Looke e NetMovies, estão presentes Akira Takarada (Glória ao Cineasta!), Momoko Kōchi (Os Bárbaros Invadem a Terra), Akihiko Hirata (A Fúria dos Monstros) e Takashi Shimura (Rashomon).
Após a realização de testes nucleares no Japão, um lagarto sofre uma mutação e alcança 50 metros de altura. Nomeado como Godzilla, o monstro provoca uma destruição implacável até chegar em Tóquio. Resta ao exército encontrar uma forma de salvar a população e derrotar Godzilla de uma vez por todas. Atualmente o filme possui aprovação da crítica de 93% no Rotten Tomatoes e nota 7,5 no IMDb.
Após arrasar por décadas o Japão, o lagartão asiático finalmente marcou presença no Ocidente no fim dos anos 1990. Intitulado apenas como Godzilla, o longa do diretor Roland Emmerich (2012) deu uma modernizada ao monstro kaiju com efeitos especiais. Fazem parte do cast Matthew Broderick (Império da Dor), Jean Reno (O Profissional), Maria Pitillo (Assassinos Por Natureza), Hank Azaria (Os Simpsons), e mais. O longa está disponível na Netflix.
Testes com radiação na Polinésia Francesa arrasaram o habitat natural da ilha. Como resultado, um lagarto radioativo adquiriu tamanho sem igual e parte rumo aos Estados Unidos. Ao chegar na cidade de Nova Iorque, o kaiju causa uma destruição na cidade, mas também encontra na região um lugar para pôr seus ovos. Diferente do filme original, o Godzilla Made in USA não foi bem entre a crítica e o público, arrecadando apenas 20% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5,4 no IMDb.
Décadas após o fiasco do primeiro filme nos EUA (e de uma série animada de TV), a franquia japonesa retornou ao país com um novo trabalho coproduzido entre a Legendary Pictures e a Warner Bros. Pictures. Novamente intitulado Godzilla, o longa dá início ao “Monsterverse”, saga com os kaiju criados pela Toho Company. Ken Watanabe (Resistência), Bryan Cranston (Breaking Bad), Elizabeth Olsen (Amor e Morte) e Aaron Taylor-Johnson (Kraven, o Caçador) estão no elenco.
Disponível no HBO Max, o enredo deixa de lado a intoxicação radioativa e cria uma mitologia onde monstros anteriores à humanidade estão adormecidos em algum lugar escondido da Terra. Quando eles são acordados, cabe ao maior deles, o Godzilla, enfrentá-los para não perturbarem o equilíbrio no planeta. Mas até o próprio lagarto gigante é visto como uma ameaça à humanidade. O novo capítulo se saiu melhor comparado ao anterior, obtendo aprovação de 76% no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb.
Enquanto Warner e Legendary Pictures reiniciavam pela primeira vez a saga Godzilla nos EUA, a Toho Company, iniciava seu terceiro reboot no Japão. Shin Godzilla é o 29º filme do lagarto gigante no país asiático. Estão no elenco Hiroki Hasegawa (Mita, A Governanta),Yutaka Takenouchi (Beach Boys) e Satomi Ishihara (Desnatural). O filme pode ser visto tanto no Amazon Prime Video como HBO Max.
Um barco abandonado na Baía de Tóquio é destruído inexplicavelmente aos olhos da Guarda Costeira do Japão. Porém, ao analisar o vídeo do acidente, o vice-secretário-chefe do gabinete Rando Yaguchi (Hasegawa) percebe que há uma cauda no mar. Ele logo percebe que trata-se de Godzilla, um mostro radioativo que estava adormecido por anos no oceano. O reboot obteve aprovação de 86% no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb.
5. Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)
Com o sucesso do filme de 2014, não demorou muito para que fosse confirmada uma sequência norte-americana, desta vez estrelada por Kyle Chandler (O Dono de Kingstown), Vera Farmiga (franquia Invocação do Mal), Millie Bobby Brown (Stranger Things) e O’Shea Jackson Jr (Swagger). A direção ficou por conta de Michael Dougherty (Krampus – O Terror do Natal). A sequência está no catálogo do Amazon Prime Video e HBO Max.
O mundo está assustado com o despertar de monstros gigantes e implacáveis. Além de Godzilla, criaturas como Mothra, Rei Ghidorah e Rodan lutam contra o lagarto kaiju para mostrar sua dominância no planeta. Agora, cabe a uma agência cripto-biológica conhecida como Monarch encontrar uma solução para derrotar esses gigantes. Diferente do primeiro título, Rei dos Monstros obteve baixa receptividade entre a imprensa e audiência, registrada pela nota 6,0 no IMDb e aprovação de 42% no Rotten Tomatoes.
6. Godzilla vs. Kong (2021)
Após enfrentar grandes monstros da cultura japonesa, chegou a vez de Godzilla cair no tapa com um rival americano. Godzilla vs. Kong é o segundo crossover entre os dois pesos pesados do cinema, sendo o primeiro filme lançado em 1962. Nesta nova obra, agora dirigida por Adam Wingard (O Hóspede), estão no elenco Alexander Skarsgård (True Blood), Lance Reddick (franquia John Wick), Brian Tyree Henry (Atlanta), Rebecca Hall (O Grande Truque), e mais. Disponível no Amazon Prime Video e HBO Max.
Com a Terra cada vez mais arrasada com a chegada de Godzilla e de outros monstros gigantescos, a Monarch encabeça um plano para eliminar de vez todos os kaijus do planeta. O primeiro passo é treinar um símio gigante nomeado de King Kong para tomar o lugar do Rei dos Monstros. A pancadaria entre os dois animais deu uma alavancada na opinião da crítica, se saindo bem entre os especialistas do Rotten Tomatoes (76%) e entre os usuários do IMDb (nota 6,3).
7. Círculo de Fogo (2013)
Um ano antes do reboot americano de Godzilla, o cineasta mexicano Guilhermo del Toro (O Labirinto do Fauno) lançou Círculo de Fogo, sua própria versão de como seria uma luta contra os kaijus, se inspirando tanto no Godzilla quanto em heróis gigantes japoneses como Ultraman. Disponível no Amazon Prime Video e HBO Max, a obra tem no elenco Charlie Hunnam (Rebel Moon), Idris Elba (Sequestro no Ar), Ron Perlman (Hellboy) e Rinko Kikuchi (Babel).
Após a chegada de monstros vindos do Oceano Pacífico, a humanidade desenvolveu robôs gigantes para entrar em combate com os kaijus. Mesmo com a alta tecnologia, os inimigos estão próximos da vitória. Para reverter a situação, um ex-piloto entra na disputa ao lado de um estagiário inexperiente. O título de del Toro tem nota 6,9 no IMDb e 77% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A nova saga de Godzilla e King Kong chegou também no streaming. Monarch: Legado de Monstros, série recente do Apple TV+, foca na agência cripto-biológica responsável por combater os kaijus. Estão no cast Kurt Russell (Os Sete Odiados) e seu filho Wyatt Russell (Falcão e o Soldado Invernal), Anna Sawai (Pachinko), Kiersey Clemons (The Flash), Ren Watabe (461 Lunch Boxes), Mari Yamamoto (Tokyo Vice), e mais.
Godzilla e os demais monstros gigantes, chamados “Titãs”, estão causando um caos sem precedentes. Cate (Anna Sawai), uma sobrevivente de um conflito de monstros, viaja pelo mundo para descobrir a ligação de sua família com o grupo Monarch. Suas descobertas a levam até o esconderijo de Lee Shaw (Kurt Russell), um oficial do exército que guarda segredos reveladores sobre Monarch e o surgimento dos Titãs. A série obteve 85% no Rotten Tomatoes e nota 7,5 no IMDb.
Veja também: saiba tudo sobre o HBO Max
HBO MAX: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!