Um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, Vingadores: Ultimato vai chegar à TV aberta pela primeira vez. A TV Globo confirmou que o longa do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) vai ser a atração da Tela Quente desta segunda-feira (17). Contudo, o que deveria ser algo para os fãs se empolgarem virou motivo de preocupação. Isso porque a emissora deve cortar mais de uma hora da história.
O filme lançado em 2019 e que é a grande conclusão do embate dos Vingadores com o vilão Thanos tem exatas três horas e dois minutos de duração. Em outras palavras, são 182 minutos de ação, viagem no tempo e embates épicos reunindo os heróis ao mesmo tempo em que fecha todos os arcos que o MCU construiu ao longo dos anos. Só que boa parte disso deve ficar de fora da versão da Globo.
De acordo com a programação divulgada pela própria emissora, o horário reservado para a Tela Quente desta segunda-feira é de apenas 110 minutos, entre 22h25 até 0h15, horário reservado para o Jornal da Globo. Com isso, as três horas de Ultimato vão ser enxugadas para menos de duas — isso sem contar os comerciais.
Só para ter uma noção do que isso significa, é como se o canal exibisse o longa em velocidade 1,6 para fazê-lo caber nessa duração.
Não está claro como essa redução vai ser feita. Os cortes de filmes para caber na programação da TV aberta são comuns, mas o caso de Vingadores chama a atenção por ser algo um tanto quanto exagerado. Ao reduzir a duração quase na metade, podemos dar como certo que a Globo vai deixar muita coisa de fora, incluindo cenas importantes e trechos fundamentais para a compreensão da história.
E ainda que os fãs já tenham visto e revisto Vingadores: Ultimato diversas vezes, há um bom número de pessoas que vão conferir a história pela primeira vez na TV. Nesse caso, são as grandes as chances de elas não entenderem a trama e tampouco o apelo que fez do filme ser um marco na história do cinema.
Atualmente, Ultimato é a segunda maior bilheteria de todos os tempos, com US$ 2,8 bilhões arrecadados em todo o mundo e atrás apenas do primeiro Avatar. Para quem quiser conferi-lo na íntegra, ele pode ser assistido com todas as suas 3h02 no Disney+.