Galaxy S24 pode ter assinatura para recursos de IA generativa
Um dos possíveis recursos de destaque da família Galaxy S24, as funcionalidades baseadas em IA generativa podem acabar exigindo uma assinatura, conforme aponta novo rumor — ao que parece, o requerimento de pagamento ainda não seria uma decisão fechada, mas estaria sendo “ativamente buscada” pela Samsung. Se for confirmada, a aposta é curiosa e um tanto contraintuitiva, considerando que rivais como a linha Google Pixel 8 oferecem recursos similares sem cobrar a mais dos usuários.
As informações foram divulgadas pelo leaker Revegnus, cujo histórico de vazamentos mostrou certa precisão, e não chegam a trazer muitos detalhes. O informante se limita a dizer que a Samsung estaria “buscando ativamente” implementar uma cobrança pelo recursos de Inteligência Artificial rodadas on-device (termo em inglês usado para definir a reprodução no próprio dispositivo, sem acessar a internet), na forma de um serviço de assinatura.
Continua após a publicidade
O possível pagamento não apenas é curioso quando comparamos outros lançamentos recentes, como o Pixel 8, que oferecem recursos avançados sem exigir mais dinheiro dos usuários, como ainda pela própria natureza on-device. A lógica pode ser comparada a alguns serviços oferecidos no mundo dos carros e outros veículos de luxo, onde determinadas funcionalidades estão presentes nos modelos comprados, mas requerem uma chave de ativação paga.
A tática não é bem vista entre o público dos automóveis, mas já gerava discussões sobre sua adoção em outros mercados, como o de smartphones. Caso realmente adote o sistema de assinaturas, a Samsung seria a primeira gigante do ramo de celulares a seguir esse caminho, e pode acabar abrindo as portas para que outras fabricantes façam o mesmo. Dito isso, vai ser preciso aguardar por mais informações, seja via rumores ou anúncios oficiais, para termos certeza que essa será a estratégia da companhia sul-coreana.
Olhando por um “lado positivo”, as funções de IA especuladas para serem implementadas no Galaxy S24 podem estar bem à frente de rivais, e incluiriam um zoom aprimorado por Inteligência Artificial, uma versão turbinada da Bixby, um modelo personalizado do ChatGPT e até o acesso quase exclusivo ao Google Assistente com Bard, nova solução da gigante das buscas que combina ambas as tecnologias da empresa para proporcionar uma experiência “mais inteligente e natural”, além de maior integração aos serviços Google.
Continua após a publicidade
Tudo deve ser devidamente esclarecido durante o lançamento dos novos smartphones premium da Samsung, que pode acontecer antes do esperado, se os rumores estiverem corretos. Ao que tudo indica, a companhia teria antecipado seu primeiro Galaxy Unpacked de 2024 para 17 de janeiro, em vez de fazer o anúncio em fevereiro, como ocorrido nos anos anteriores.