Galaxy S24 mostra semelhança em versões Exynos e Snapdragon em testes

Faltando menos de duas semanas para o lançamento, a linha Galaxy S24 parece continuar a receber aprimoramentos, sendo flagrada em novos testes de benchmark que sugerem que as variantes com processadores Exynos e Snapdragon podem ser mais próximas nesta geração. Ainda há vantagens para o chip da Qualcomm, mas os números registrados no Geekbench 6 indicam que as diferenças entre as duas plataformas devem ser menores que o esperado.

Cadastrados nesta quinta-feira (4), os testes foram encontrados pelo portal SamMobile e referem-se ao Galaxy S24 Plus (modelo SM-S926B), equipado com o Exynos 2400, e ao Galaxy S24 Ultra (modelo SM-S928B), munido do Snapdragon 8 Gen 3. Enquanto o flagship intermediário com o processador proprietário da Samsung conseguiu marcar 2.193 pontos em single-core, e 6.895 pontos em multi-core, o topo de linha premium com o componente da Qualcomm atingiu 2.297 pontos com um núcleo, e 7.104 pontos ao usar todos os núcleos.

Continua após a publicidade

Trata-se de uma vantagem de 5% e 3%, respectivamente, para o Snapdragon — números tão pequenos que podem ser considerados margem de erro. Mais importante, os valores apontam que a gigante sul-coreana continua trabalhando em otimizações de desempenho, que cresceu em até 300 pontos desde os últimos vazamentos, registrados em outubro de 2023. A diferença menor entre as plataformas pode ser um alívio para boa parte do mundo, inclusive o Brasil, onde o Galaxy S24 e o Galaxy S24 Plus são esperados para estrear com o novo Exynos.

Apesar dos bons resultados, é preciso lembrar de alguns pontos: segundo os vazamentos, o Exynos 2400 possui 10 núcleos de CPU, contra apenas oito do Snapdragon 8 Gen 3. Ambos possuem a mesma quantidade de núcleos de alto desempenho (seis), com o processador da Samsung apostando em dois núcleos extras de alta eficiência. Considerando que ambas as plataformas compartilham a mesma geração de arquitetura, e clocks não tão diferentes, era de se esperar que houvesse uma vantagem para o Exynos.

Além disso, o resultado do Geekbench 6 em questão é focado na CPU, não considerando outras capacidades dos chips, como o processamento gráfico da GPU e o desempenho em Inteligência Artificial. Também é preciso colocar na conta como os testes são sintéticos, e não representam com total fidelidade os cenários reais que os usuários devem encontrar. Por fim, o benchmark mostra apenas o pico de performance, não levando em conta o estresse prolongado que tarefas como jogos exercem sobre o celular.

Continua após a publicidade

Em resumo, por mais que os números vazados sejam animadores em um primeiro momento, ainda é cedo para bater o martelo e definir que os compradores dos modelos de Galaxy S24 com Exynos não terão perdas significativas frente aos donos dos aparelhos com Snapdragon. Vai ser preciso aguardar por reviews aprofundados dos smartphones para termos certeza que o retorno do chip próprio da gigante sul-coreana foi uma aposta acertada.

Não falta muito agora para conhecermos a família Galaxy S24 — o próximo Galaxy Unpacked foi confirmado para acontecer em 17 de janeiro, às 15h no horário de Brasília. Além de entendermos melhor os recursos da suíte “Galaxy AI”, que pode incluir zoom aprimorado por IA e “assistência de navegação”, devemos ter dados mais detalhados sobre a potência de processamento dos aparelhos.

Fonte: via SamMobile

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!