O Samsung Galaxy S23 chegou ao mercado com muitas melhorias em relação ao Samsung Galaxy S22 graças ao processador Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy. E tivemos incrementos não só no desempenho e na autonomia de bateria, como também no pós-processamento de imagem, agora mais competente em ambientes noturnos.
Mas, no geral, as câmeras do Galaxy S23 estão melhores a ponto de fazer você trocar seu Galaxy S22 pelo novo smartphone? Separei alguns exemplos que fiz com os dois celulares e comentarei sobre eles nos próximos parágrafos!
Antes de começarmos, vale mencionar que todas as fotos foram clicadas no modo automático, sem ajuste de luminosidade. Em alguns casos, o foco foi travado no local desejado para ajudar na comparação das imagens. Há alguma diferença no enquadramento por conta do campo de visão e localização de cada câmera.
Galaxy S23 (esquerda) e Galaxy S22 (direita) no modo noturno
Diego Sousa/Canaltech
Câmera principal
- Samsung Galaxy S23: 50 MP, f/1.8, 24 mm, Dual Pixel PDAF, OIS;
- Samsung Galaxy S22: 50 MP, f/1.8, 23 mm, Dual Pixel PDAF, OIS.
Tanto o Galaxy S23 como o S22 compartilham de uma câmera principal de 50 MP com abertura de f/1.8. Em ambientes com boa luminosidade, os dois têm atuações quase perfeitas, apresentando faixa dinâmica adequada na maioria dos registros, cores agradáveis e definição impecável.
Olhando pela tela do celular, quase não notei diferenças entre os dois aparelhos. Mas, quando visualizei as fotos no computador, percebi um pós-processamento de imagem mais agressivo no Galaxy S22, que adicionou um pouco mais de saturação e contraste às fotos.
No entanto, é interessante notar que, com o Galaxy S23, a Samsung alcançou um equilíbrio muito agradável em saturação e contraste. Quem acompanha a linha Galaxy S há mais tempo sabe que a marca já foi muito criticada pelas suas modificações nas fotos que beiravam o artificial. Particularmente, sempre gostei dessas alterações por deixar os registros mais chamativos, mas entendo que, agora, a atuação do aparelho deva agradar mais pessoas.
No exemplo acima, no qual apontei os dois celulares diretamente para o Sol, percebi um nível de detalhes maior no Galaxy S23, sendo possível visualizar as plantas e os galhos das árvores mais definidas. Além disso, mesmo com a câmera apontada para o Sol, o raio solar não “invadiu” a foto, diferentemente do irmão, que deixou a luz entrar na lente.
Em outro cenário externo, agora com uma iluminação mais controlada, foi possível perceber um balanço de branco errôneo no Galaxy S22, deixando a imagem com um tom azulado. Já o Galaxy S23 valorizou muito mais a estátua e as folhas ao redor dela. Mesmo saindo um pouco da realidade, a imagem ficou muito mais apetitosa.
No modo retrato, os dois fazem um excelente trabalho com pessoas e objetos, com a saturação mais elevada do Galaxy S22 sendo percebida em quase todos os cliques. Em ambos os aparelhos, no entanto, quase não dá para perceber falhas, e você só vaiachá-las se procurar muito.
Após muitos cliques com os dois smartphones no modo retrato, no entanto, notei que o Galaxy S23 teve uma atuação mais consistente, mantendo um desfoque de fundo mais profissional.
Câmera ultrawide
- Galaxy S23: 12 MP, f/2.2, 13 mm, 120º, Super Steady Video;
- Galaxy S22: 12 MP, f/2.2, 13 mm, 120º, Super Steady Video.
Com relação à câmera de ângulo mais aberto, não consegui notar diferença entre os dois. Ambos têm um campo de visão de 120 graus, poucas distorções nos cantos das imagens e cores igualmente mais vivas.
Olhando com um pouco mais atenção, notei que o Galaxy S23 apresenta texturas e sombras mais definidas, como é possível observar no exemplo abaixo. Mas, sinceramente, a diferença é muito pouca para escolher o melhor entre um e outro.
Câmera zoom
- Galaxy S23: 10 MP, f/2.4, 70 mm, PDAF, OIS, 3x de zoom óptico;
- Galaxy S22: 10 MP, f/2.4, 70 mm, PDAF, OIS, 3x de zoom óptico.
Com relação à câmera de zoom, também não há muito o que comentar. Os dois aparelhos têm uma aproximação óptica de 3x, podendo chegar a até 30x combinando o hardware e o software. Quanto à qualidade, ambos apresentam um bom nível de texturas e ótima faixa dinâmica.
Em retratos, mal dá para distinguir uma foto da outra, exceto pelo nível de saturação um pouco mais elevado no Galaxy S22. No entanto, as imagens continuam excelentes.
Fotos noturnas
A maior novidade nas câmeras do Galaxy S23 em relação ao S22 é o desempenho nas fotos noturnas. Graças ao processador Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy, a nova geração do “Nightography” da Samsung, o nome dado para o modo noturno da família Galaxy S, está muito mais competente na redução de ruídos e no controle da nitidez.
Como podemos observar no exemplo acima, o Galaxy S23 processou a cor da pele e do cabelo do meu querido editor Léo mais fielmente, e ainda adicionou um desfoque de fundo leve, o qual achei mais agradável. Além disso, as sombras foram mais respeitadas no modelo mais recente, como é possível ver na região dos ombros e na mesa.
Com a câmera ultrawide, o Galaxy S22 apresentou um leve estouro no nome da hamburgueria, enquanto o céu ganhou um aspecto mais acinzentado. A árvore da direita, por sua vez, ficou um pouco mais saturada do que na realidade, pois a iluminação ambiente estava menos quente.
Nesta outra comparação, diretamente do show do Coldplay em Curitiba, não só o nível de detalhes está mais elevado no Galaxy S23, como os focos de luz estão mais controlados. Observe como, na foto da direita, é possível ver o Chris Martin no telão com muito mais informação, mesmo que a imagem esteja mais escura.
Na comparação acima, temos um exemplo de modo retrato em ambiente noturno. Claramente, o Galaxy S23 levou a melhor nesse modo por controlar moderadamente a nitidez e desfocar o fundo de forma mais profissional. O Galaxy S22, por outro lado, deixou o modelo com um tom de pele avermelhado, muito longe da realidade.
Vídeo e recursos
Com relação aos vídeos, o Galaxy S23 e o Galaxy S22 gravam em até 8K a 30 quadros por segundo (fps), mas também entregam 4K a 60 fps tanto com a câmera traseira quanto com a câmera frontal.
No dia a dia, o conjunto de câmeras do Galaxy S23 não mudou muito em relação ao antecessor, o que não considero um problema, pois o S22 faz vídeos excelentes. Além disso, ambos fazem ótimos registros em vídeo no modo retrato.
Quando a noite cai, o Galaxy S23 mostra sua força na redução de ruídos, ficando bem a frente do seu antecessor. Mas, ao menos nos testes que realizei, notei que as cores ficaram um pouco mais quentes do que eu gostaria. O S22, por outro lado, manteve minha pele com uma coloração mais agradável, mas apresentou menos definição e mais ruído nas partes mais escuras.
Conclusão
Após alguns testes, ficou claro que o Galaxy S23, de fato, melhorou no departamento fotográfico em relação ao seu irmão. As principais novidades ficaram nas fotos e vídeos em ambientes mais desafiadores, com iluminação precária, mas outro ponto de melhoria foi o pós-processamento de imagem mais focado no equilíbrio, algo que não aconteceu nas gerações anteriores.
🛒 Veja ofertas do Galaxy S23 no Magalu
🛒 Compare os preços do Galaxy S23 no Zoom
🛒 Confira ofertas do Galaxy S23 na Amazon
No dia a dia, no entanto, as diferenças entre os dois são tão poucas que não considero uma urgência realizar a troca. O Galaxy S22 é um aparelho relativamente novo com muitos pontos altos em fotografia e gravação de vídeos, não devendo decepcionar em nada para a maioria dos usuários.
🛒 Veja ofertas do Galaxy S22 5G no Magalu
🛒 Compare os preços do Galaxy S22 no Zoom
🛒 Confira ofertas do Galaxy S22 na Amazon
No final, esse comparativo de câmeras só reforçou que os celulares premium mais atuais chegaram no ápice de desempenho em fotos e vídeos, e o que melhorar daqui para frente é mais horizontal do que vertical. É possível perceber alguma melhora aqui ou ali, mas o que tinha para evoluir, evoluiu. Parece que, agora, os lançamentos apenas ajustam o que já era incrível.
E você, tem algum dos dois aparelhos ou cogita comprar? Conte-nos o que achou deste comparativo nas nossas redes socais e aproveite os links de compra confiáveis!