O filme Frozen, lançado em 2013, está disponível no catálogo do Disney+. A trama segue a história de duas irmãs que, por uma reviravolta congelante do destino, acabam se afastando, colocando em risco todo o reino de Arendelle. Com direção de Chris Buck e Jennifer Lee, a animação musical é inspirada no conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen. O projeto ainda conta com dublagem oficial de Idina Menzel e Kristen Bell.
O longa, que fez 10 anos no dia 27 de novembro, tem um pouco mais de uma hora e meia de duração e é uma produção da Walt Disney Animation Studios, além de um dos maiores sucessos da produtora. A seguir, confira mais detalhes de Frozen, como sinopse, dubladores e repercussão.
🎬 Filmes para crianças: conheça 10 obras imperdíveis para ver na Netflix
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Por que o vídeo trava na hora de assistir streaming? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Ambientada no fictício reino norueguês de Arendelle, a trama da animação musical segue a história das irmãs Anna (Bell) e Elsa (Menzel), que cresceram separadas após seus pais descobrirem que Elsa, na verdade, possui poderes mágicos capazes de criar gelo e neve. No entanto, quando a jovem completa 21 anos, ela inicia seu processo de coroação como Rainha e no dia, depois de uma briga intensa com a irmã, ela acaba se descontrolando e congelando toda Arendelle.
Para impedir a maldição de um inverno eterno, a caçula Anna, junto do boneco de neve Olaf (Gad) e de seu mais novo amigo Kristoff (Groff), deverão partir em uma aventura congelante rumo às perigosas montanhas de gelo na esperança de encontrar sua irmã, a rainha Elsa.
Dublado por Idina Menzel (Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá) no papel da protagonista Elsa e Kristen Bell (Gossip Girl) interpretando Anna, o elenco de dublagem oficial de Frozen ainda reúne nomes como Josh Gad (A Bela e a Fera) dando vida ao famoso boneco de neve Olaf, Jonathan Groff (Invencível) vivendo Kristoff, Santino Fontana (Fora do Menu) como intérprete de Hans e a própria diretora Jennifer Lee (Detona Ralph) como a Rainha Iduna.
Considerado um sucesso de bilheteria, o filme Frozen foi aclamado pelo público e a imprensa especializada, gerando grande impacto cultural. Dentre os prêmios no qual foi indicado, o projeto cinematográfico venceu o Oscar 2014 nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original por “Let It Go”. Além disso, o longa também se destacou em outras grandes premiações, como Globo de Ouro, Annie Awards e Grammy.
O desempenho positivo permanece em relação aos agregadores. No IMDb, por exemplo, a obra tem nota 7,4, com base em 652 mil considerações, enquanto no Rotten Tomatoes ela conquistou 90% de aprovação dos especialistas, além de um selo “Fresh” no tomatômetro.
Vale lembrar que o sucesso da franquia foi tamanho que, nos anos seguintes, ela ganhou diversos spin-offs – como os curtas-metragens Olaf Em uma Nova Aventura Congelante de Frozen e Frozen: Febre Congelante -, além de uma sequência, intitulada Frozen 2 (2019). Todos os títulos estão disponíveis no Disney+.
Confira o trailer oficial de Frozen
Veja também: descubra seis truques para usar na Netflix
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!