Foto de brasileiro vence concurso internacional de fotografia com iPhone

A foto intitulada “No Balanço da infância” foi a única imagem brasileira a ser premiada no 17º Ippawards, concurso de fotografia com iPhone. Tirada por Daniel de Cerqueira em Búzios (RJ), a foto foi a vencedora na categoria “Criança”.

Entre as outras categorias do concurso anual, estão: Pessoas, Natureza e Estilo de Vida. Abrangendo paisagens, retratos e composições abstratas, as imagens destacam a capacidade única da fotografia com iPhone de nos conectar ao mundo de maneiras profundas, dizem os organizadores do concurso.

O concurso recebeu imagens de mais de 140 países para a edição de 2024. As imagens premiadas mostram, por exemplo, um garoto encantado com um tubarão num aquário, uma pessoa encoberta por balões coloridos num píer, ondas de areia no deserto do Saara.

Fotos premiadas em concurso de fotografia com iPhone (Imagem: 17º Ippawards)

No caso da foto tirada por Daniel de Cerqueira, a imagem traz uma criança se balançando numa rede azul. O fotógrafo mostra a cena de perfil, de forma que o azul escuro da rede contrasta com o azul claro do céu e o lilás da mureta atrás. Veja abaixo:

Criança deitada em rede azul em dia ensolarado numa sacada
“No Balanço da infância”, tirada em Búzios, no Rio de Janeiro (Imagem: Daniel de Cerqueira/17º Ippawards)

Você pode mergulhar nas fotos premiadas nesta galeria publicada pelo jornal The Guardian. Dica: se acessar a galeria num computador, aperte a tecla F11 e deixe seu celular longe ao rolar (devagar, de preferência) a página para baixo. De nada.

Leia mais:

Aplicativo de iPhone promete melhorar suas fotos sem IA

As câmeras dos celulares atuais têm ferramentas para quase tudo: ajustar luminosidade e contraste, mesclar imagens, aplicar efeitos e até adicionar ou remover objetos. Mas um aplicativo quer melhorar fotos tiradas com o iPhone com uma proposta inusitada: voltar ao básico.

Imagem mostra uma pessoa tirando uma foto usando um iPhone
Aplicativo propõe retorno ao básico na câmera do iPhone (Imagem: Media Whale Stock/Reprodução)

O aplicativo é o Halide, da empresa Lux Optics (também responsável pelo app de vídeo Kino). O app em si não é novo. A novidade é o Process Zero, que tira a parte da IA e demais firulas do processamento das imagens.

Resultado: as imagens ficam mais parecidas às capturadas por câmeras digitais. Isso é sinônimo de qualidade (leia-se: as fotos ficam melhores)? Depende. Para alguns, sim.

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!