Rubro-Negro e Cruzmaltino não se enfrentam na fase final da competição desde 2019
Depois de três anos, Flamengo e Vasco voltam a campo neste domingo, às 16h (horário de MS), no Maracanã, para um duelo decisivo, valendo vaga na final do Carioca. No Paulistão, Novorizontino e Corinthians se enfrentam, com histórico de vantagem para o Timão.
Pelo Carioca, os rubro-negros tem a vantagem de perder por até um gol de diferença, já que venceram por 1 a 0 na última quarta. As equipes não se enfrentam em um jogo decisivo desde abril de 2019, quando ainda não existia a pandemia de Covid-19.
Nas últimas duas edições do Estadual, o Vasco ficou de fora das semifinais e não enfrentou o rival nos momentos decisivos. Com o quarto rebaixamento de sua história, a equipe disputou a Série B na última temporada, mas não conseguiu o acesso. Algo que limita ainda mais a chance de Clássicos dos milhões decisivos.
Por outro lado, o Flamengo não só avançou como ergueu a taça dos três últimos Cariocas e busca um inédito tetracampeonato. As duas últimas finais foram contra o Fluminense, que conquistou a Taça Guanabara em 2022 e está do outro lado da chave, contra o Botafogo. O primeiro Clássico Vovô decisivo acontecerá na segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos.
No caso do Corinthians, o retrospecto é mais favorável: o Timão venceu em quatro oportunidades, empatou uma e perdeu outra, em 2019. No último confronto, 2 a 1 para os alvinegros, no ano passado. No total, foram oito gols marcados e apenas três tomados.
O clube do interior não vai bem na competição de 2022. Já rebaixado para a Série A2, não soma nenhuma vitória e tem apenas três pontos, de três empates.
Já classificado para as quartas de final, o Alvinegro deve ir a campo com um time alternativo, poupando seus principais jogadores. Uma vitória garante a equipe na segunda colocação geral, podendo decidir uma eventual semifinal em casa.
Confira os outros jogos dos campeonatos carioca e paulista:
Campeonato Carioca
14h30 – Resende x Portuguesa
15h – Flamengo x Vasco
Campeonato Paulista
15h – RB Bragantino x Palmeiras
15h – Novorizontino x Corinthians