A Mozilla disponibilizou o Firefox 115 na última terça-feira (5) com novidades na codificação de vídeo e na importação de dados de outros navegadores. Além disso, essa versão marca a despedida do navegador em versões antigas de Windows e macOS.
Última versão para Windows 7 e 8
O Firefox 115 é a última versão do navegador disponível para Windows 7, 8 e 8.1 e para as versões Sierra 10.12 (Sierra), High Sierra 10.13 e Mojave 10.14 do macOS. Nesses casos, o navegador é migrado para o Extended Support Release, que receberá atualizações pontuais até setembro de 2024.
Segundo a desenvolvedora, o motivo da mudança está justamente nas questões de segurança: a própria Microsoft encerrou o suporte oficial para as versões mais antigas do Windows, enquanto a Apple só disponibiliza novas atualizações de segurança a partir do macOS Catalina 10.15.
Melhorias na decodificação de vídeo
No Linux, uma das principais melhorias do Firefox 115 é o suporte à codificação de vídeo por GPUs da Intel. O navegador passou a usar a Video Acceleration API (VA-API) para tornar o uso do hardware como padrão.
Além disso, o Firefox incluiu o plugin OpenH264 da Cisco para facilitar a reprodução de vídeos em dispositivos que não possuem suporte ao codec H264.
Importar dados ficou mais fácil
O Firefox 115 atualizou a interface para importar os dados de outras plataformas, com mudanças vistas na configuração inicial do software. Além disso, agora é possível importar dados de cartão de crédito dos navegador baseados em Chromium.
Mudanças na interface
Uma das poucas mudanças visuais do novo Firefox é a presença de botões para fechar abas no gerenciador de guias. O recurso, que já estava presente em outros navegadores baseados em Chromium, permite fechar conteúdos rapidamente sem carregar abas antigas.
Outras novidades do Firefox 115
A Mozilla aplicou correções de bugs e ajustes de segurança e de navegação. Veja alguns:
- No Linux, o navegador abre o link copiado na área de transferência se você clicar no ícone de nova aba com o botão do meio do mouse. Caso você tenha um texto copiado, o Firefox pode colar o conteúdo em uma nova aba com o mesmo comando;
- A Lupa do Windows acompanha o cursor de texto, desde que a barra de título esteja visível;
- Há um recurso de back-end que bloqueia o acesso de extensões monitoradas pelo Mozilla em alguns sites específicos;
- O campo de senhas recebeu atalhos para desfazer e refazer comandos.
Como atualizar o Firefox
O lançamento do Firefox 115 é gradativo e pode chegar aos poucos. Você pode conferir manualmente se a versão já está disponível no seu computador:
- Abra o menu de três barras;
- Selecione “Configurações”;
- Desça até “Atualização do Firefox”;
- Clique em “Verificar se há atuaizações”.
O Firefox para computadores está disponível em Linux, macOS e Windows. Caso você esteja nos primeiros passos com o navegador, pode conferir alguns atalhos úteis de teclado.