Fifa proíbe Dinamarca de levar à Copa do Mundo mensagens de apoio aos direitos humanos

Dinamarca e Hummel também farão protesto no uniforme de jogo, que terá logo e escudo apagados – Reprodução / Twitter @hummel1923

O posicionamento crítico da seleção da Dinamarca em relação aos abusos contra os direitos humanos praticados pelo governo do Catar, sede da Copa do Mundo 2022, vem rendendo atritos com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).  

A entidade proibiu a seleção dinamarquesa de treinar com camisas que abordem o tema direitos humanos, durante o Mundial. O anúncio foi feito pela própria associação nacional de futebol do país europeu, nesta quinta-feira (10). Ela havia solicitado à Fifa autorização para usar uniformes de treino com a frase “Direitos humanos para todos”.  

A Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU) disse lamentar a decisão, mas que irá acatá-la. A ideia era que as mensagens em apoio aos direitos humanos entrassem no lugar das logomarcas dos patrocinadores Danske Spil e Arbejdernes Landsbank, que abraçaram a ideia.  

Política é tema proibido na Copa

A decisão da Fifa de barrar a iniciativa dinamarquesa vem na sequência do comunicado emitido na semana passada, em que a entidade máxima do futebol orienta as seleções a se concentrarem no futebol e não se enveredarem por batalhas ideológicas ou políticas.  

A Fifa costuma proibir a utilização de mensagens políticas em eventos esportivos oficiais. Ainda assim, o país europeu levará suas críticas ao regime do Catar em seu uniforme de jogo.  

Posicionamento crítico

Conforme noticiou a Máquina do Esporte, no último mês de setembro a seleção dinamarquesa e a fornecedora de material Hummel resolveram realizar uma ação para denunciar os abusos contra os direitos humanos cometidos pelo país-sede. A iniciativa consistiu em apagar a logo da empresa e o escudo do time no uniforme.  

“Não desejamos estar visíveis durante um torneio que custou as vidas de milhares de pessoas”, afirmou a Hummel, em publicação feita no Twitter em 28 de setembro deste ano.  

Nas redes sociais, a marca tem se engajado na causa dos direitos humanos. Uma delas é a campanha “Lets play na equal game” (“Vamos praticar um jogo igual”, na tradução literal), feita em parceria com a Anistia Internacional e que aborda questões da igualdade racial e de gênero no esporte.  

Fonte: Máquina do Esporte

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