A Fender ressuscitou a linha Sunn de amplificadores e outros itens de áudio, retomando uma marca renomada que se tornou referência entre os anos 60 e 70. Os novos produtos mantêm o visual consagrado por artistas como Pete Townshend, Jimi Hendrix e Beach Boys, mas em um pacote atualizado.
Os produtos são resultado de uma colaboração entre a Fender Musical Instruments Corp. (FMIC) e a Mission Engineering. Com isso surge a Sunn Musical Equipment Corporation, com fábricas nos Estados Unidos e a recontratação de vários funcionários originais da empresa.
Continua após a publicidade
Entre os itens vendidos com a conhecida marca Sunn estão:
- Amplificadores de guitarra 100S e 200S de 65 W;
- Amplificadores Beta Bass/Lead com 100 W e tecnologia CMOS própria da marca;
- Amplificadores Concert Lead com um ou dois módulos de 12 polegadas;
- Gabinetes para alto-falantes com formatos 1×12”, 2×12” e 2×15”.
A empresa já estava sob responsabilidade da Fender desde o final de 1985, um período marcado por mudanças no mercado de guitarras elétricas. Desde então, os equipamentos já foram utilizados por nomes como Buzz Osborne e Kurt Cobain, por exemplo.
Contudo, a marca foi congelada em 2002, quando a Fender decidiu aguardar pelo momento certo para um relançamento. Agora, a volta da Sunn acontece por meio de uma iniciativa de entusiastas da companhia.
Continua após a publicidade
De acordo com o CEO da Sunn Amplification James Lebihan, “quem entende o significado da Sunn sabe por que o mundo precisa do retorno da marca”. Ele ainda apontou que o objetivo é mostrar aos músicos modernos “a potência bruta que esses amplificadores clássicos são capazes”.
Além dos equipamentos de som, a Sunn também apresentou uma linha de camisetas, já que a própria marca é considerada um símbolo cultural por si só. Os novos produtos da Sunn podem ser encontrados no site oficial da marca, com vendas nos EUA.