Falha no Android que indicava WhatsApp como “espião” é corrigida

O Google corrigiu uma falha no sistema operacional Android que registrava supostas ativações indevidas do microfone pelo WhatsApp, mesmo quando o aplicativo não estava sendo usado. O bug, registrado inicialmente em meados de maio, chegou a ser compartilhado pelo bilionário Elon Musk enquanto preocupava usuários sobre uma possível brecha na privacidade dos usuários.

Os registros apareciam em um painel de controle de privacidade do Android, com sucessivas ativações do microfone. Na ocasião, o WhatsApp apontou que o problema estaria relacionado a uma falha no sistema operacional, que estaria atribuindo erroneamente ao WhatsApp o uso do dispositivo por outras soluções ou pela própria plataforma.

À época, também, a equipe do mensageiro disse estar trabalhando ao lado do Google para a divulgação de uma correção, que chegou agora. Em publicação feita no Twitter, a equipe de desenvolvimento do Android reforça a ideia de se tratar de um bug e indica que ele já foi corrigido, pedindo que os usuários atualizem o WhatsApp para que a questão seja solucionada.

“Um bug recente no Android, afetando um número limitado de usuários do WhatsApp, gerou indicadores e notificações de privacidade errôneos no painel de controle do Android.

Os usuários devem atualizar o WhatsApp para resolver a questão.

Agradecemos ao WhatsApp pela parceria e pedimos desculpas por qualquer confusão que esse bug possa ter causado aos usuários.”

Segundo as apurações originais sobre este caso, a falha atingia apenas alguns modelos de smartphones, com registros em dispositivos da linha Pixel, do próprio Google, além do Samsung Galaxy S23 e Galaxy S22 Ultra. Todos rodavam o Android 13 no momento em que o bug foi flagrado, enquanto a ideia de se tratar de um bug já vinha acompanha de uma mitigação que envolvia, simplesmente, reiniciar o telefone.

Em seu pronunciamento, o Google não deu mais detalhes sobre o que estava causando o problema. A recomendação, então, é a atualização do WhatsApp e também do próprio Android, algo que vale para todos os outros apps disponíveis no aparelho; mantê-los sempre rodando as versões mais recentes garante que falhas de segurança e privacidade conhecidas sejam corrigidas, ampliando a proteção dos dados do usuário.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!