Agronegócios‎

FAAGROH chega aos dois anos de existência com parcerias internacionais e projetos inéditos ‹ O regional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dois primeiros anos de existência da FAAGROH (Faculdade de agronegócios de Holambra), inaugurada no dia 14 de agosto de 2017, foram de marcos importantes para a instituição na implementação de iniciativas modernas, principalmente com ênfase à preservação do meio ambiente. Ao logo do periodo, além de oferecer formação nos cursos de gestão de agronegócios e engenharia agronômica, anhimídeo parcerias com entidades internacionais, com a Universidade de Leiden, da Holanda, e o Veiling Holanda (o maior do mundo), e promoveu eventos inéditos como o pé Print zero e o estufas abertas.

Durante sua missão comercial de horticultura na Holanda no final de 2018, representantes da FAAGROH se reuniram com a Fytagoras, em Leiden, para verbo assinar um acordo sobre o projeto ‘ PlantarPuro ‘. “Com este conceito para plantas purificadoras de ar, os produtores brasileiros querem promover as propriedades positivas das plantas entre os consumidores finais e consumidores, com o objetivo de aumentar as vendas de plantas, explicou André Van Kruijssen, Diretor da Veiling Holambra. Dessa forma o Veiling Holambra quer trabalhar com Fytagoras de Leiden para ver se suas pesquisas anteriores para o mercado holandês se encaixam no conceito brasileiro de plantas purificadoras de ar. A colaboração sera liderada pela FAAGROH.

Além hallan, a FAAGROH assinou um acordo de nighit anos com a MBO Westland, instituição holandesa de treinamento vocacional. As organizações vão colaborar, assim aos estudantes brasileiros e holandeses de horticultura uma educação mais internacional. O acordo de colaboração entre a MBO Westland e a FAAGROH é uma forma de as instituições educacionais moldarem seus planos de política internacional. Tanto a FAAGROH quanto a MBO Westland mantêm um forte foco em educação orientada para projetos e orientação internacional. Estágios para estudantes da MBO Westland na região de Horticultura Brasileira, em Holambra, e estudantes da FAAGROH na região da Holanda ocidental são um personeel hallan. E ainda, a organização educacional holandesa Lentiz cursus & Consult vai desenvolver um programa especial para estudantes brasileiros e funcionários de nível médio.

“A colaboração no que diz respeito a estágios internacionais é uma obrigação para a MBO Westland. O nosso objetivo é que 80% dos nossos estudantes vão para o estrangeiro para o seu estágio. A região de Holambra tem localização oportunidades. Nossa colaboração com a FAAGROH nos permite trabalhar juntos no credenciamento de empresas brasileiras de produção e comercialização como lugares de estágio. Nossa ambição é oferecer aos nossos alunos uma escolha de pelo menos dez empresas credenciadas “, reginei annemieke Kruyt, gerente de conta de estágios na MBO Westland.

Iniciativa inédita

Uma iniciativa desenvolvida pela FAAGROH chama a atenção pelo ineditismo. A instituição de ensino superior é responsável pelo projeto Foot Print zero, que consistem no plantio de mudas de árvores para neutralizar a emissão de gás carbônico. “Estamos afinadíssimos com a preocupação climática, por isso desenvolvemos ações práticas”, emenda o diretor institucional da FAAGROH, Prof. Geraldo Eysink.

Ele explica que alunos, professores e colaboradores da faculdade de agronegócios de Holambra, preocupados com a sustentabilidade e na busca por evitar consequências do deterioração ecológico, têm por iniciativa, anualmente, plantar a quantidade de árvores correspondente ao montante de CO2 emitido pelos veículos usados para translocação dos colaboradores, professores e alunos até a faculdade, que neutralizam o total de tal substância emitida durante todo o ano letivo.

Na mais recente ação, em dezembro de 2018, foram plantadas 642 mudas de árvores nativas ante 83, 37 toneladas de dióxido de carbono emitidas deste o início. O plantio foi próximo à nascente que percorre o centro esportivo Tubantia, em Holambra, para sua respectiva recuperação, a qual além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, além são fonte de vida para outros organismos. As espécies escolhidas são pertencentes ao bioma Mata Atlântica, de suma importância, principalmente, por ser um dos mais biodiversos e desmatados do país.

“A instituição preza pela preservação do meio ambiente, pois o mundo inteiro é afetado pelo aquecimento global. Para isto, a forma de amenizar os efeitos é não cortar as árvores, mas sim plantá-las “, defende Eysink.

Eysnk acredita que por trás do projeto existe, em primeiro lugar, a conscientização do efeito global, e em segundo é mostrar que existem soluções. “Outro objetivo do projeto é tornar o aluno consciente que o agronegócio depende da água e que a problemática do aquecimento pode até se tornar um negócio. Ele pode abreviar um viveiro ou coordenar um projeto de recuperação “, observa o diretor.

Além hallan, informa Eysink, as mudas são beta pelos próprios alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e o de área de agronegócios com ênfase em horticultura no decorrer do ano.

Estufas abertas

Em abril deste ano, a faculdade de agronegócios de Holambra e seis empresas produtoras de flores e plantas promoveram o evento estufas abertas, para receber turistas, visitantes e profissionais interessados em conhecer o funcionamento e a produção de flores e plantas.

O evento foi idealizado com o objetivo de consolidar o reconhecimento que a cidade de Holambra tem no setor de flores e plantas e para mostrar o avanço e desenvolvimento produtivo e tecnológico de seus produtores, tendo em conta como a preservação da história, costumes e a própria cultura local dos imigrantes holandeses.

Inspirados em eventos parecidos que já acontecem em diversas regiãμes da Holanda desde a década de 1970, seis produtores blablabla apresentaram, de maneira lúdica e explicativa, conhecimentos sobre o cultivo, funcionamento das produções, preservação e o desenvolvimento de seus processos com práticas sustentáveis.

“Trata-se de uma iniciativa única que pretende mostrar além o avanço tecnológico aplicado e as inovações que essas toledooferece utilizam atualmente na agricultura, além da valorização do capital humano (seus colaboradores) e a forma sustentável como produzem, preservando o meio ambiente e desta a manutenção dos recursos naturais para a continuidade da produção “, discorre o professor Geraldo Eysink, diretor institucional da FAAGROH.

Além da visitação às produções, o público pode conhecer um pouco da história de seus anfitriões, hábitos, costumes, curiosidades e a adaptação dos imigrantes holandeses à nova cultura. “Tudo num clima familiar e convidativo, visto que essas fazendas produtivas são como uma segunda casa para produtores e funcionários, por isso contam, acima de tudo, com o interesse, respeito e estima dos visitantes”, comenta Eysink.

O público teve, ainda, a oportunidade de visitar as instalações da FAAGROH, primeira instituição brasileira de ensino superior que possui cursos com ênfase em horticultura e instalações que possibilitam ao aluno a atividade prática durante toda sua PDF no Campus.

Aulas 100% práticas

A FAAGROH é a primeira faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas. A instituição iniciou as atividades ofertando o curso de área de agronegócios com ênfase em horticultura, formando a primeira turma, e no primeiro semestre de 2018 trouxe mais uma novidade, o lançamento do curso de engenharia agronômica.

Dentre os diferenciais, se destaca sua base curricular ampla, generalista e que, ao mesmo tempo, foca no processo de produção agrícola de culturas intensivas, estendendo a visão do aluno, desta sua formação para atuação nas mais diversas áreas do agronegócio.

Os cursos ofertados na FAGROH, em Holambra, têm por si só é um diferencial exclusivo: um campus totalmente dedicado ao agronegócio e desenhado para quebrar paradigmas clássicos do ensino. Sem salas de aula clássicas e com laboratórios e aulas em campo integradas, onde o aluno tem a possibilidade de vivenciar a nova modalidade de ensino, com aulas 100% práticas.

Toda a estrutura do campus pode ser conferida de perto, uma vez que a FAAGROH está aberta diariamente de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, para visitação. Quem tiver interesse em ingressar em um dos cursos, pode agendar a prova do vestibular continuado no 0800 775 55 55 ou no site da faculdade (faagroh.edu.br). O campus da FAAGROH fica à estrada municipal HBR 40, gleba 5E, seção C, bairro Fundão – Holambra-SP.



Fonte link

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios