O Brasil acaba de ganhar mais uma fábrica de carros elétricos. A startup nacional Hitech Elétrica inaugurou uma planta de 10 mil m² na cidade de Campo Largo, a 30 km de Curitiba, no Paraná. No local, serão produzidos utilitários e veículos comerciais zero emissão.
Segundo a Hitech, essa fábrica terá a primeira linha de produção de utilitários e veículos comerciais 100% elétricos do país, já que outras startups possuem plantas com produção local, mas de outros modelos e com técnicas diferentes. São minicaminhões, VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e até unidades autônomas para entregas.
Para chegar a esse estágio no negócio, a empresa contou com forte investimento da Positivo Tecnologia, empresa também com sede no Paraná e que fabrica computadores e outros itens tecnológicos. Esse aporte, que não teve valor revelado, faz parte do programa Corporate Venture Capital (CVC), criado pela empresa para investir em startups de potencial.
“O lançamento da linha de montagem e a abertura de uma fábrica totalmente nova consolida um projeto ambicioso e gera inúmeras oportunidades para a indústria de eletromobilidade se desenvolver no Brasil”, comenta Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric, em comunicado enviado ao Canaltech com exclusividade.
Outra parceira da Hitech na fabricação de seus carros é a multinacional brasileira Weg, que fornecerá os motores e baterias dos modelos fabricados nessa planta.
Início das atividades e capacidade operacional
Segundo a Hitech, o início da montagem dos veículos na nova linha de produção e fábrica acontecerá em março. O primeiro lote de utilitários e caminhões compactos elétricos começará a ser entregue no mesmo mês. Essa planta tem capacidade inicial para produzir 50 veículos elétricos por mês.
Em um segundo momento, a capacidade poderá ser aumentada para 100 unidades e, futuramente, para 1.000 utilitários elétricos mensais.
Quanto custam os carros elétricos elétricos da Hitech?
No site oficial da Hitech é possível ver com muita clareza os modelos à venda pela empresa, que incluem caminhões, utilitários e carros programados para a “última milha”, ou seja, com funções de alcance e desempenho limitados e voltados para o serviço.
Entre os destaques está o caminhão e.coCargo, um modelo com baú de até 7m³, autonomia entre 80km e 240km e velocidade máxima de 70km/h. O preço desse veículo parte de R$ 125.420.
Há, também, o carro elétrico e.coTech4, um modelo subcompacto para pequenos deslocamentos. Ele possui autonomia máxima de 160km e pode levar até 4 passageiros a uma velocidade máxima de até 70km/h. O preço desse modelo parte de R$ 119.980.