Volkswagen apresenta novo Golf; modelo híbrido pode vir ao Brasil

O Golf é um dos queridinhos da Volkswagen, daqueles carros que são vendidos em todo o mundo por muitos e muitos anos.

Foi assim no Brasil, quando o modelo chegou em 1995 e foi produzido até 2019. Hoje, os fãs do Golf podem comprar uma versão esportiva importada do veículo apenas. O preço, no entanto, é de um Porsche ou Mercedes.

Apesar do fim da produção aqui no país, o modelo sempre continuou prestigiado na Europa, onde acaba de entrar na oitava geração. O veículo foi lançado no mercado europeu em 1974 e completa agora 50 anos – com carinha de 20.

A linha 2024 do hatch médio foi lançada no Velho Continente na noite desta terça-feira (23). Ela chega com poucas mudanças no visual externo, mas com novidades na motorização e tecnologia.

Destaque para as versões híbridas, que contam com trens de força eletrificados para deixar o novo Golf mais econômico e, ao mesmo tempo, potente em praticamente todas as configurações.

Leia mais

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Informações técnicas dos híbridos

  • Os dois Golfs plug-in são chamados de eHybrid e GTE, sendo este último uma espécie de versão eletrificada do icônico GTI.
  • Ambos são movidos por um motor a gasolina TSI eco2 que funciona em conjunto com um motor elétrico que obtém energia de uma bateria de 19,7 quilowatts-hora.
  • De acordo com a Volkswagen, ambas as versões podem percorrer até 62 milhas apenas com eletricidade (100 quilômetros) e até 620 milhas no modo híbrido (1.000 quilômetros).
  • A recarga da bateria de alta tensão pode ser feita a partir de uma fonte CA de até 11 quilowatts ou de um carregador rápido CC a velocidades de até 50 kW.
  • Em termos de potência, o eHybrid produz 201 cavalos de potência combinados, enquanto o GTE aumenta o número para 268 cv.
  • No interior, há um novo sistema MIB4 de quarta geração da VW, com novos gráficos, uma nova estrutura de menu e mais simples de operar que seu antecessor.
Imagem: Divulgação/Volkswagen
  • Esse pacote inclui comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.
  • Na parte externa foram poucas mudanças – é a mesma carinha do Golf que conhecemos. A novidade ficou por conta dos novos recortes do para-choque.
  • Uma outra diferença em relação à geração anterior foi a volta do volante com botões físicos no lugar dos comandos touchscreen.

E o retorno ao Brasil?

Como disse no começo do texto, esses modelos serão comercializados na Europa apenas.

A Volkswagen estaria estudando retomar as vendas da versão R do novo Golf (mais turbinada) para concorrer com o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla.

A montadora alemã, no entanto, ainda não confirmou o retorno.

Lembrando que a Volkswagen prepara um evento para fãs e entusiastas da marca entre os dias 26 a 28 de julho, em Wolfsburg.

Um novo Golf GTI totalmente elétrico deve estar entre as novidades.

As informações são do site InsideEvs.

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!