França é a campeã em desempenho nas redes durante a Copa e Brasil fica em segundo

Mbappé, artilheiro da Copa do Mundo 2022, e o técnico da França Didier Deschamps – Reprodução / Twitter @FIFAWorldCup

A Copa do Mundo 2022 chegou ao fim, com as seleções da França, Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal alcançando o melhor desempenho nas redes sociais, até o momento, neste ano. Juntas, elas somaram mais de 30 milhões de seguidores desde abril de 2022. Os números são do Ibope Repucom. Essas cinco seleções reúnem 60% dos 50 milhões de inscritos entre os perfis oficiais de todas as 50 equipes analisadas. 

Mesmo não tendo conquistado a Copa do Mundo, a França obteve o melhor desempenho entre todas as seleções analisadas. A Federação Francesa de Futebol (FFF) conquistou 8 milhões de novas inscrições em suas redes oficiais, sendo que 53% desse ganho teve origem no TikTok, plataforma onde os franceses registraram seu melhor resultado, dobrando sua base de seguidores, que passou de 4,4 milhões para 8,6 milhões. 

A eliminação nas quartas de final da competição, diante da Croácia, não apagou o brilho da seleção brasileira, que registrou o segundo maior crescimento durante o período, com 7 milhões de novos inscritos no combinado de suas plataformas. Destaque para o Instagram, com mais de 5,6 milhões de novos inscritos e 82% do seu ganho total. A equipe do Brasil lidera tanto nessa plataforma quanto no Facebook, entre as seleções.  

Argentina em terceiro

A atual tricampeã mundial Argentina aparece em terceiro lugar no ranking, com mais de 5,4 milhões de novos inscritos no combinado de suas redes oficiais, desde abril deste ano. Entre as 15 seleções com maior número de seguidores, ela foi a que mais cresceu, proporcionalmente, com aumento de cerca de 35%. No Instagram, a seleção azul e branca ganhou 4 milhões de inscrições. No Twitter, foram mais de 750 mil novos inscritos (a seleção que mais evoluiu no período), 14% do seu ganho total. 

A Inglaterra aparece em quarto lugar, com 5 milhões de novas inscrições no combinado de suas redes sociais. O melhor desempenho foi no TikTok, com 2 milhões de seguidores a mais. O Top 5 conta ainda com Portugal, que ganhou 4,9 milhões de fãs no período analisado pelo Ibope Repucom. Só no Instagram, foram 3,2 milhões de novos seguidores. Com a criação da conta oficial no TikTok, a equipe ibérica já conta com mais de 900 mil inscritos ma rede chinesa. 

Outros destaques 

Maior surpresa desta Copa do Mundo, Marrocos dobrou sua base digital e agora conta com 4,6 milhões de inscrições, ultrapassando Egito e Uruguai no ranking. A primeira seleção africana a disputar as quartas de final da Copa do Mundo também foi a que mais cresceu no período, proporcionalmente, com uma evolução de 103% na comparação com abril de 2022. 

Em geral, as seleções sul-americanas lideraram no ganho de novas inscrições nas redes sociais, com média de 1,8 milhão de seguidores a mais, seguida pelas seleções europeias (+1,4 milhão), da América no Norte + Central (691 mil), africanas (+663 mil) e asiáticas (+519 mil). 

Entre as seleções que avançaram no ranking geral, destaque para: Senegal (+11 posições), Coreia do Sul (+6 posições), Camarões (+5 posições) e Canadá (+5 posições). 

Por outro lado, seleções que não participaram do Mundial como Itália, Chile e Peru, além de não terem registrado ganhos significativos de novos inscritos, também perderam posições no ranking digital. 

Fonte: Máquina do Esporte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!