Estúdio de Criação (Facebook e Instagram): o que é e como usar
O Estúdio de Criação é uma plataforma da Meta utilizada para gerenciar publicações de páginas do Facebook e de contas do Instagram. Ela permite criar posts para as duas redes sociais, que podem ser publicados instantaneamente ou de forma agendada. Além da versão web para computador, vale ressaltar que existe o aplicativo Meta Business Suite (antigo Creator Studio), que pode ser baixado e utilizado tanto em celulares Android quanto em iPhones (iOS).
Ideal para donos e administradores de perfis corporativos, a plataforma também pode ser usada para produzir e programar conteúdos para o IGTV, Stories e Reels do Instagram. Ainda sobre a ferramenta, vale ressaltar que em 2023 a Meta a migrou para o Meta Business Suite, um espaço online que tem o mesmo propósito, porém, é mais completo e atualizado. Apesar disso, é válido mencionar que as dicas e tutoriais a seguir podem muito bem ser aplicados na plataforma mais atual. Portanto, se você quer entender na prática como acessar e, principalmente, como usar o Estúdio de Criação — agora, Meta Business Suite — confira a matéria abaixo e conheça os principais pontos dessa plataforma que permite fazer o gerenciamento de redes sociais, como Facebook e Instagram, em um só lugar.
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Como acessar e usar o Estúdio de Criação para criar uma publicação no Facebook
Passo 1. Faça o seu login no Facebook (https://www.facebook.com/) e abra o Estúdio de Criação por meio do seguinte endereço “business.facebook.com/creatorstudio/home”, sem aspas. Em seguida, clique no botão “Criar novo” e depois em “Criar publicação”. Note que ao abrir a plataforma, já não estará mais “Estúdio de Criação” no canto superior esquerdo, mas sim “Meta Business Suite”. De qualquer modo, o uso da ferramenta é basicamente o mesmo, vale observar;
Passo 2. Nesta etapa, caso você gerencie mais de uma página na rede social, é possível selecionar a que você deseja para realizar o post utilizando o Estúdio de Criação;
Passo 3. No campo “Publicar textos e links”, escreva a legenda da publicação, que pode incluir emojis, menções e hashtags. Em “Mídia”, insira fotos e vídeos. Você também pode mudar o tamanho das imagens clicando no botão “Editar”, representado pelo ícone de lápis. Além disso, a opção “Transmitir ao vivo”, chamada de “Prévia do Feed do Facebook” no Meta Business Suite, possibilita visualizar o post em tempo real, tanto no PC quanto no celular. Para isso, basta clicar em um dos ícones localizados no canto superior direito. Após configurar a publicação, role a barra da esquerda para baixo para continuar a postagem;
Passo 4. Caso sua publicação contenha um link e você queira exibir a prévia dele no post, você deve clicar no ícone de link abaixo da caixa de texto e inseri-lo — é necessário que o post não tenha fotos ou vídeos, vale mencionar. Caso seja da sua vontade, você também pode incluir uma localização, clicando no ícone abaixo da caixa de texto;
Passo 5. Descendo mais a tela, estão as funções de programação do post (data e hora) e configurações de privacidade (público ou restrito). Ainda, há a opção de turbinar a publicação, que significa utilizar o recurso de anúncios do Facebook. É válido ressaltar que se você não marcar “Definir data e hora”, o post será publicado instantaneamente, já se você ativá-la, é possível agendar a publicação para mais tarde ou para outro dia. Configure então esses três itens conforme desejado e, por fim, clique no botão “Publicar” ou “Programar”, dependendo de qual foi a sua escolha. Você também pode concluir a publicação mais tarde, se precisar.
Após publicar ou agendar um post, você pode visualizar todas as publicações em “Conteúdo”, na barra lateral à esquerda da plataforma.
Como agendar publicação no Instagram
Agora que você já sabe como acessar e usar o Estúdio de Criação para criar uma publicação no Facebook, veja como agendar um post no Instagram.
Passo 1. Na parte superior da tela do Estúdio de Criação, clique no ícone do Instagram. Em seguida, pressione o botão “Criar publicação” e escolha entre o feed, IGTV, Stories ou Reels — neste tutorial, escolhemos um post no feed;
Passo 2. Digite o texto em “Sua publicação”, em que é possível inserir emojis, menções e hashtags. Adicione, opcionalmente, a localização do post. Feito isso, role a barra interna para baixo;
Passo 3. Clique em “Adicionar conteúdos” para inserir fotos ou vídeos. Escolha “Do carregamento de arquivos” para fazer upload de mídia do computador ou “Da página do Facebook”, caso queira utilizar arquivos de posts existentes no Facebook;
Passo 4. Quando os elementos estiverem inseridos na postagem, surgirá um botão indicando “100%”. Para agendar a publicação no Instagram, clique na setinha e selecione “Programar”, conforme ilustrado abaixo;
Passo 5. Nesta etapa, defina data e hora para o agendamento do post do Instagram e aperte o botão “Programar”.
Como publicar um vídeo no Facebook pelo Estúdio de Criação
Além das funcionalidades anteriores, é possível publicar vídeos no Facebook pelo Estúdio de Criação — veja no passo a passo a seguir como fazer isso.
Passo 1. Para publicar um vídeo no Facebook utilizando o Estúdio de Criação, selecione o Facebook na parte superior da tela e clique em “Criar novo”. Em seguida, selecione “Carregar vídeo”;
Passo 2. Nesta página, selecione o arquivo desejado no seu computador. Caso gerencie mais de uma página, escolha em qual delas será criado o post;
Passo 3. Insira um título para o vídeo. Na seção de descrição, escreva a legenda do conteúdo e, se desejar, adicione sentimento ou atividade, localização e um botão para que as pessoas respondam à publicação pelo Messenger. Após essa etapa, adicione palavras-chave em “Tags”;
Passo 4. Desça o cursor para visualizar o vídeo. Caso queira cortá-lo, aperte o botão “Editar vídeo”, entre em “Recortar vídeo” e faça os ajustes necessários;
Passo 5. Para alterar o frame inicial do vídeo, clique em “Miniatura”. Você pode selecionar uma das imagens sugeridas pelo Facebook, carregar uma imagem personalizada ou escolher entre qualquer frame do clipe. Quando tudo estiver de acordo, clique em “Avançar”;
Passo 6. Nesta etapa, defina como você quer publicar o vídeo na página. As opções são: agora, estreia, programar, usar data retroativa ou salvar como rascunho. Depois desça a tela para continuar configurando;
Passo 7. As demais opções de configuração permitem escolher se você quer que o vídeo apareça no Facebook Watch, adicionar o vídeo a uma lista de reprodução com temática semelhante, disponibilizar para outras páginas que você gerencia, fazer ajustes de moderação, entre outras. Ao final, pressione “Publicar”.
As possibilidades para utilizar o Estúdio de Criação (Meta Business Suite) são enormes. A plataforma oferece uma série de recursos além dos básicos aqui mencionados, como a própria veiculação de anúncios com definição de público-alvo direcionado. Marcas e criadores de conteúdo também podem criar testes A/B para ter controle do desempenho das suas postagens e campanhas, mecanismo que ajuda a otimizar os custos de investimento nos anúncios que dão mais resultado.
Ainda, é possível rastrear os seguidores e saber quais estão se interessando mais nas suas publicações, além de responder às mensagens enviadas no Facebook e no Instagram. Todas as páginas gerenciadas pelo usuário ficam reunidas em um só lugar, tornando a gestão de diversas contas mais eficiente.
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