Decathlon anuncia iniciativa ESG e apoio ao empreendedorismo negro no esporte 

Decathlon anuncia inciativa ESG e apoio ao empreendedorismo de pessoas negras no esporte – Divulgação / Decathlon

Como parte da sua política de ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês), a Decathlon, loja de artigos esportivos, anunciou duas iniciativas que envolvem inclusão social e sustentabilidade: O lançamento da Oficina de Reparos da Marca no Brasil e o apoio ao Afro Esporte, primeiro programa do país de incentivo ao empreendedorismo de pessoas negras no setor esportivo.

Oficina de reparos

Lançada inicialmente nas lojas da Marginal Tietê e do Morumbi, em São Paulo, a oficina de reparos da Decathlon oferece um espaço para manutenção e personalização de equipamentos aos clientes da marca. O projeto chega para fazer parte do conjunto de iniciativas voltadas à sustentabilidade, tendo dois principais objetivos: contribuir com a redução de emissão de CO2 e prolongar a vida útil dos produtos que estão presentes no mercado.

A oficina também oferece soluções profissionais de reparo e manutenção que respeitam o meio ambiente e conta com um time de especialistas com certificado Park Tool, escola especialista em mecânica de bicicletas, para garantir a qualidade de todos os serviços prestados.

“Queremos engajar nosso cliente a entrar na economia circular e acelerar nosso faturamento em serviços sustentáveis, além de estarmos presentes em toda a jornada do cliente, da venda do produto até sua manutenção, reparo e personalização, fidelizando cada vez mais os nossos consumidores esportistas ao oferecer um serviço exclusiva de confiança”

Kaio Andrade, gerente de operações e líder do projeto de oficinas da Decathlon Brasil

Ao redor do mundo, o projeto já realizou mais de 1 milhão de intervenções por ano e consertou, em garantia, uma média de 80% dos produtos reparáveis da Decathlon de todos os esportes. Segundo a marca, isso ajuda a reduzir os custos da empresa, facilita para as marcas diminuírem os preços dos futuros produtos Decathlon e aumenta o poder de mapeamento da qualidade dos artigos de cada modalidade.

Apoio ao Afro Esporte

Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo de pessoas negras no segmento esportivo, a Decathlon anunciou que será apoiadora do programa Afro Esporte, primeiro laboratório nacional de produção, curadoria de conteúdo e gerenciamento de carreira especializada em atletas negros, negras e LGBTQIAPN+. 

A iniciativa consiste em selecionar dez projetos para participar do Afro Esporte Fund, que tem o objetivo de desenvolver novos produtos voltados a pessoas negras. Além de contarem com um programa de treinamento e mentoria, os escolhidos receberão ajuda financeira para investir em seu empreendimento e terão a oportunidade de comercializar seus produtos no marketplace da Decathlon. 

“Quando um atleta negro ou negra entende que é uma marca, automaticamente desperta para a consciência do seu potencial, a força da sua comunidade e o poder da sua voz. É preciso oferecer ferramentas de comunicação e conhecimento digital para que os atletas negros tenham mais visibilidade e criem novas fontes de receita” 

Mia Lopes, CEO fundadora da Afro Esporte

Os interessados podem se inscrever, no site oficial do programa, até dia 16 de outubro, levando em consideração que os principais requisitos para participar são: o projeto ser gerenciado por uma pessoa negra e o produto facilitar o acesso ao esporte para a comunidade negra. 

A Decathlon já apoiou a promoção de produtos semelhantes, como as toucas de natação da marca “DaMinhaCor”, desenvolvidas especialmente para garantir mais conforto para pessoas com cabelos afro durante a prática esportiva. 

Os projetos serão selecionados por uma banca composta por representantes da Afro Esporte e da Decathlon, esportistas e empreendedores do setor. As mentorias incluem letramento racial, saúde mental, branding, conteúdo, produtos, finanças e outros temas que os ajudarão a iniciar um novo momento do negócio. 

Como marca apoiadora, a Decathlon disponibilizará uma página dentro do seu site para divulgação dos produtos esportivos dos empreendedores selecionados, o que trará mais visibilidade e oportunidades para os negócios, além de trabalhar a exposição de cada um dos dez produtos.

Fonte: Máquina do Esporte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!