Celebridades estão criando “clones” digitais de IA. Por quê?

Celebridades têm sido substituídas por suas cópias de inteligência artificial em campanhas de marketing e outros trabalhos. A tecnologia permite mudar a aparência e características dessas personalidades para que suas imagens tenham mais conexão com o público.

Dessa forma, artistas são pagos pelas campanhas, mas são poupadas de ficar horas (ou dias) posando para fotos e vídeos que serão usados nas publicidades. O único requisito é que a pessoa passe alguns minutos no estúdio com um scanner 3D capaz de criar representações praticamente ilimitadas com suas imagens.

Alguns exemplos disso são:

  • O lançamento da nova linha de produtos de moda com a imagem de Neymar. O jogador de futebol apareceu no evento em Nova Iorque com um avatar 3D criado por IA através do software MetaHuman;
  • A tecnologia da MetaHuman está presente na ferramenta Unreal Engine da Epic Games, originalmente projetada para criar personagens realistas de videogames;
  • Em 2021, a Metaphysic usou a inteligência artificial para criar um anúncio promovendo a marca de barbeadores Procter & Gamble com a imagem do ex-jogador da NFL Deion Sanders rejuvenescido;
  • No cinema, a Metaphysic assinou um contrato para fazer o rejuvenescimento por IA de Tom Hanks e Robin Wright para o filme Here, dirigido por Robert Zemeckis;
  • Os desfiles de moda estão começando a explorar a tecnologia. Em abril, a modelo Eva Herzigova divulgou sua versão virtual que poderá ser usada em desfiles online;
  • No caso da modelo, a propriedade da versão virtual pertence à sua própria agência.

Dublês virtuais

Outro lado das campanhas publicitárias é a capacidade da IA de realizar interações, como é no caso do ex-astro de NBA Carmelo Anthony. Ele teve um dublê interativo criado pela Soul Machines. Esse dublê interage digitalmente com seus seguidores de forma autônoma pelo Instagram, TikTok, Twitter e YouTube.

Leia mais:

No vídeo abaixo Carmelo Anthony conversa com sua versão de IA. Confira:

A Soul Machine também criou um dublê digital do jogador de golfe Jack Nicklaus quando estava no auge de sua carreira e do rapper Will.i.am.

Will.i.am, participou da série documental do YouTube The Age of AI apresentada por Robert Downey Jr. Em entrevista, ele disse que ficou impressionado com seu dublê digital, mas não escondeu a preocupação com essa tecnologia que também é usada para fins maliciosos, como deepfakes.

É emocionante e assustador observar a si mesmo de perto, enquanto minha dupla digital se move como eu, soa como eu e fala nos mesmos padrões que eu.

A preocupação em criar uma réplica digital perfeita de mim, incluindo minha voz, gira em torno da categoria emergente de tecnologia de vídeo deepfake.

Will.i.am em entrevista a Fast Company.

Para evitar falas indevidas dos dublês virtuais dessas personalidades, a Soul Machines realiza entrevistas para captar suas características vocais e verificar como elas responderiam determinadas perguntas. A empresa também criou seu próprio modelo de linguagem para garantir que os dublês não façam comentários grosseiros ou ofensivos.

The Age of AI é uma série original do YouTube sobre a aplicação da inteligência artificial em diversos setores como saúde, robótica, prevenção de desastres e mais. O primeiro episódio, How Far Is It?, mostra o processo de criação do dublê virtual de Will.i.am pela Soul Machines.

Com informações de Wall Street Journal e Fast Company.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!