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Estudantes do CEEJA participam de lançamento de projeto na Feira Central de Campo Grande

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O projeto “Do Nosso Jeito – Em Busca do Ser Sul-Mato-Grossense” é organizado pelo Instituto de  Desenvolvimento Educacional Alexandrina Carlos Pinheiro

Estudantes e professores do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês De Lamônica Guimarães, bem como representantes da SED (Secretaria de Estado de Educação), estiveram no dia 29 de março (quinta-feira) na Feira Central de Campo Grande, durante o lançamento do Projeto “Do Nosso Jeito – Em Busca do Ser Sul-Mato-Grossense”, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional Alexandrina Carlos Pinheiro.

Estudantes, professsores do CEEJA e equipe SED na Feira Central

De acordo com o gestor do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), Fábio Germano da Silva, o projeto possibilita a ampliação do conhecimento e acesso aos saberes, “e ao mesmo tempo promove a salvaguarda de parte dos nossos bens culturais, reafirmando a nossa identidade sul-mato-grossense, através da arte e costumes que traduzem o jeito de ser da nossa gente. A participação dos estudantes da EJA dimensiona e contribui para essas afirmações celebrando a educação através do acesso aos bens artísticos e patrimoniais”, afirma Germano.

Escopo

Participaram do lançamento do projeto“Do Nosso Jeito – Em Busca do Ser Sul-Mato-Grossense”

O projeto tem como objetivo despertar nos estudantes a importância da promoção e da defesa do patrimônio histórico e cultura do Mato Grosso do Sul. A didática foi dividida em 03 vídeos documentários de 20 minutos cada, enfocando os bens culturais imaterias sul-mato-grossenses: o Sobá, a Viola-de-Cocho e o Tereré, as importâncias destes elementos no cotidiano da população do Estado são tão evidentes que os seus “modos de fazer” forma tombados, respectivamente, em 2005, 2006 e 201, temas importantes para o conhecimento e formação de identidade dos nossos estudantes.

De acordo com a professora Regina Maura Candido Alves, Assessora Escolar da COPEED (Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação), “a visita dos estudantes possui uma intencionalidade pedagógica e interdisciplinar, sobretudo, quando se aborda o contexto regional a partir dos bens culturais e imateriais, bem como as contribuições de migrantes e imigrantes que saíram de seus locais de origem e vieram para o atual estado de Mato Grosso do Sul, unir seus costumes e hábitos aos nossos.  Isso constroem em nós um senso de identidade que nos liga à nossa origem”, finaliza

Após a apresentação do vídeo, os estudantes foram convidados para degustação do sobá, comida japoseja tradicional na Feira Central de Campo Grande.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

Fonte: Policia Civil MS

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