Aula inusitada da Unidade Curricular Eletiva “Linguagens e Expressões Digitais: práticas integradas e multidisciplinares”, teve como objetivo reconhecer o conceito de pensamento computacional
Estudantes do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Brasilina Ferraz Mantero, em Campo Grande, participaram de uma aula inusitada da Unidade Curricular Eletiva “Linguagens e Expressões Digitais: práticas integradas e multidisciplinares”, com objetivo foi reconhecer o conceito de pensamento computacional.
A professora Ana Karine Paes e a PCPI (professora coordenadora de Práticas Inovadoras) Antonia Izabel Vilhalva conduziram o processo e destacam que, “quando abordamos o tema Pensamento Computacional já imaginamos o uso dos computadores, das redes e até mesmo o envio de e-mails. Ao contrário do que a expressão pode inferir, o pensamento computacional não necessariamente está ligado a programação de computadores, mas sim a habilidade de resolver problema de forma estruturada e lógica”.
Pilares
Por isso, o momento inicial contou com uma roda de conversa sobre o que é o pensamento computacional, bem como os seus pilares, quais sejam: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.
Durante a experimentação, os estudantes foram agrupados em duplas e tiveram o desafio de elaborar o algoritmo para a produção de café com utilização de cafeteira elétrica.
De acordo com as professoras, o recurso cafeteira elétrica foi intencional para que os estudantes ampliassem a percepção do pensamento computacional, que corriqueiramente foram associados a dispositivos móveis.
De posse dos algoritmos, os estudantes ditaram as instruções para que a professora Ana Karine Paes executasse a tarefa. Neste ato, perceberam a necessidade de ajustes no algoritmo e que a tarefa de construção dos comandos não era tão fácil, como imaginaram.
Deu-se então, um momento de inquietação, de conjecturas e de diálogos que favoreceu a resolução dos problemas e a café foi produzido. A aula foi finalizada com a degustação do café produzido.
Pensamento Computacional na REE
Em 2022 foram fixadas as normas sobre a Computação na Educação Básica, por meio da Resolução CNE/CEB n. 1, de 4 de outubro de 2022 e disponibilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Computação.
Dentre as ações de implementação da BNCC Computação, em 2024, a SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) elaborou e disponibilizou para todas as escolas e centros estaduais o documento “Orientações para implementação da BNCC Computação” e, especificamente para o ensino ,médio foram incorporadas competências da BNCC Computação nas Unidades Curriculares Eletivas.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo
Fonte: Policia Civil MS