O projeto visa trabalhar a leitura de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar dificuldades percebidas no processo de leitura apresentadas pela turma
Os estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Porto Vilma, localizado no distrito de Porto Vilma, em Deodápolis, estão participando do Projeto de Leitura, sob coordenação da professora de Língua Portuguesa Juliana dos Santos Menezes.
O projeto visa trabalhar a leitura de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar dificuldades percebidas no processo de leitura apresentadas pela turma. Para tanto buscaremos intensificar atividades voltadas para a prática da leitura dentro e fora da sala de aula. Oportunizando aos estudantes o desenvolvimento do hábito de leitura, por ser um dos instrumentos essenciais para a construção do conhecimento e a base essencial de todas as outras atividades escolares.
Considerando que um bom leitor é aquele que sabe relacionar o que ler a sua vida e a vida em sociedade e que a formação deste é tarefa de seus professores, pais e de todos os envolvidos no meio educativo. “Esperamos contar com a participação dos pais e responsáveis para a realização e sucesso do nosso trabalho”, menciona gestor Givaldo Santos Oliveira.
O escopo do projeto é despertar o gosto e prazer pelo mundo da leitura; Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao estudante a aquisição de competências leitoras; Aproximar o estudante do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens; Relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
Metodologia
O projeto de leitura ocorrerá durante todo o 2°, 3º e 4º bimestre deste ano letivo, tendo em vista diversas formas de leituras, como: Leitura de palavras dissílabas – Palavras fáceis que estão no cotidiano das crianças, será utilizado de diversas formas praticando a leitura em sala de aula, soletrar letras, separar sílabas, indicar letra inicial/ final. Latinha de frases simples – Nela conterá diversas tiras com frases engraçadas para a criança ler e se divertir.
Fichas de leitura – Com frases curtas e imagens para estimular os estudantes. Celular da leitura – Uma forma divertida e ilustrativa de praticar a leitura, onde os estudantes irão escrever as próprias frases no celular, enfeitar a capinha e levar para casa, para a prática da leitura.
E por fim, será trabalhado a “sacola da leitura”, onde um estudante por vez, começando pela ordem da lista de chamada, receberá sua sacola com alguns livros e fichas de leitura para levar para casa, o estudante da vez irá para casa vestido com uma máscara e capa de super-herói/super-heroína e a sacola será de super leitor e super leitora.
Cada estudante ficará com a sacola em sua casa por 7 dias para ler com a família, assim retornando e passando para os demais estudantes. O estudante quando solicitado, deverá apresentar na sala de aula, o reconto da história lida em casa com seus familiares e registrar por meio de desenhos feitos em seu caderno. “A avaliação será contínua, possibilitando que os estudantes acompanhem suas conquistas e suas dificuldades ao longo do seu aprendizado”, finaliza professora coordenadora de Práticas inovadoras Patrícia Nantes Ferreira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.
Fonte: Policia Civil MS