EducaçãoMato Grosso do Sul

Estudantes da EE Manoel Guilherme dos Santos expõem trabalho fotográfico em feira agropecuária de Itaquiraí

Estudantes da EE Manoel Guilherme dos Santos expõem trabalho fotográfico em feira agropecuária de Itaquiraí
Compartilhar

Evento revelou a beleza e a diversidade cultural da cidade, por intermédio das lentes dos alunos da unidade escolar.

Os estudantes da Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos, que oferta educação em tempo integral, em Itaquiraí, realizaram exposição fotográfica intitulada “Minha Cidade”, nos dias 09 a 12 de maio, durante Expo-Itaquiraí.

A exposição, que reuniu trabalhos dos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental II e do projeto Espelho das Artes do NUAC (Núcleo Arte e Cultura) da SED, apresentou aos visitantes uma forma vibrante da cidade Itaquiraí, que foi fotografada e convertida em desenhos feitos a mão. A mostra, que teve a duração de três dias, contou com afluência de público, que se encantou com impactantes obras de arte.

Coordenado pela professora Mares, a exposição em local cedido pela prefeitura, em parceria da Fundação de Cultura de Itaquiraí, foi produzida em várias etapas, desde estudo sobre a história da fotografia, até palestra com o fotógrafo profissional Audi Fernandez e teve como objetivo revelar as diferentes faces da cidade, a exposição trouxe uma variedade impressionante de temas e perspectivas. Desde paisagens urbanas e rurais, marcos históricos, empresas locais, até cenas da vida cotidiana e manifestações culturais, cada fotografia contou uma história única.

Estudantes que realizaram exposição fotográfica do projeto Espelho das Artes do NUAC (Núcleo Arte e Cultura) da SED, durante a exposição agropecuária de Itaquiraí.

“Queríamos mostrar que nossa cidade tem muitas camadas e que cada canto tem sua própria beleza e importância”, comentou a professora Mares, idealizadora do projeto e da exposição, “as fotografias capturam a essência de Itaquiraí, tanto do ponto de vista histórico quanto contemporâneo”, enfatiza.

Preservação da memória

Além de apreciar as fotografias, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com a professora e alguns alunos do projeto, onde o assunto principal foi a importância da fotografia na preservação da memória urbana foram alguns dos pontos altos do evento.

“O mais incrível foi poder ver os desenhos e conversar com a professora e alunos, entendendo o processo por trás de cada imagem”, comentou Edilene Petini Fávero, visitante da exposição, “isso trouxe uma nova dimensão para a apreciação das fotos, tornando a experiência muito mais rica”.

“Encerrando com sucesso, a exposição ‘Minha Cidade’ deixou um legado de inspiração e valorização da cultura local. A expectativa agora é que novas edições do evento sejam realizadas, continuando a tradição de explorar e celebrar a beleza e a diversidade de Itaquiraí através da fotografia”, finaliza diretora Adriana Aparecida Santana Forcaccin.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

Fonte: Policia Civil MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
/* */