Estudantes da EE Dona Rosa Pedrossian venceram categoria da 42ª Jornada de Foguetes

Em sua 42ª edição, evento foi realizado no interior do Rio de Janeiro

Almir Corrêa Neves e Karen Gomes da Conceição, estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, localizada em Miranda, conquistaram o título de campeões em sua categoria, na 48ª Jornada de Foguetes. O campeonato realizado entre os dias 28 a 31 de agosto, em Barra do Piauí, Rio de Janeiro, tratou-se da etapa final da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

O foguete da dupla de Miranda atingiu mais de 183 metros.

Os estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) se qualificaram para participar da Jornada de Foguetes após a classificação na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes e, comprometidos com o desenvolvimento dos alunos, os profissionais e comunidade local não mediram esforços para que essa experiência fosse possível.

Para Wanessa Brandão Barba, (PCPI) Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras da Escola, “nossa conquista reflete o potencial e a determinação dos jovens sul-mato-grossenses na área da ciência e tecnologia, sendo foi possível graças aos esforços dos alunos, pais, professores, coordenadores, diretores e funcionários administrativos que contribuíram com arrecadações, doações e trabalharam em eventos festivos realizados em nossa cidade”, disse.

Após a classificação na competição regional, Almir e Karen competiram na etapa nacional.

Sob orientação da professora Kelly Mara Tortoza Gonçalves, Almir e Karen confeccionaram foguetes feitos a partir de garrafas PET, que utilizam como combustível a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, lançados a partir de uma base fixada no chão. Na etapa nacional, o artefato lançado pela dupla atingiu 183,6 metros e além do pódio na categoria em que competiam, os alunos ficaram entre os 15 campeões da Jornada de Foguetes.

“A 42ª Jornada de Foguetes e a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes representam momentos únicos na vida desses estudantes, oferecendo-lhes a oportunidade de participar de experimentos científicos, aprender mais sobre astronomia e astronáutica, e contribuir para o fortalecimento do nome do Mato Grosso do Sul no cenário nacional”, concluiu a PCPI Wanessa Brandão Barba.

Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo da EE Dona Rosa Pedrossian

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!