EducaçãoMato Grosso do Sul

Estudantes criam portal para suporte socioemocional dos colegas na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira

Estudantes criam portal para suporte socioemocional dos colegas na EE Maria da Glória Muzzi Ferreira
Compartilhar

A ideia inicial era criar um aplicativo, mas, diante de algumas adversidades, optou-se por um portal com as mesmas funcionalidades.

Um grupo de estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino), beneficiários da bolsa Pictec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica), financiada pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), matriculados na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, desenvolveu uma ferramenta inovadora para ajudar colegas que enfrentam problemas emocionais no ambiente escolar.

Trata-se do portal Superatio, que significa “superação” em latim, nasceu da necessidade urgente de oferecer suporte socioemocional aos alunos, especialmente em tempos desafiadores. A jornada começou sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Michelly Mendes da Silva, que identificou e selecionou as alunas com perfil adequado para o projeto.

Superatio

Com a aprovação do projeto no início do ano letivo, a professora Michelly precisou se desligar da instituição, e a professora Vitória Nazareth da Silva assumiu a liderança. Ao longo do cronograma, as estudantes se dedicaram a uma profunda pesquisa, que incluiu leituras, entrevistas com alunos, aplicação de questionários e rodas de conversa com psicólogos e assistentes sociais.

Perto da conclusão do projeto, o professor Gustavo Martins de Souza passou a coordenar as etapas finais, incluindo o lançamento da plataforma, a aplicação do questionário final e a tabulação dos dados obtidos.
O portal Superatio foi desenvolvido como uma resposta às crescentes demandas emocionais dos estudantes. A ideia inicial era criar um aplicativo, mas, diante de algumas adversidades, optou-se por um site com as mesmas funcionalidades. Por intermédio dele, os alunos têm acesso a recursos e informações que ajudam a lidar com problemas como ansiedade e depressão, oferecendo números de autoajuda e orientações para buscar apoio profissional.
Durante as entrevistas realizadas com a psicóloga educacional e a assistente social da EE Maria da Glória, integrantes do SEAPE (Serviço Especializado de Apoio ao Processo Educativo), ficou evidente a urgência de um recurso como o Superatio. As profissionais contribuíram significativamente, fornecendo informações essenciais para a composição do conteúdo do portal, “nossa principal missão com o Superatio é apoiar a comunidade
escolar na superação dessas barreiras emocionais, Sempre reforçamos que depressão e ansiedade são questões sérias, e nossa plataforma orienta os estudantes a buscarem ajuda especializada. Juntos, somos mais fortes e unidos, fazemos a diferença, agora, com o lançamento do Superatio, a expectativa é que a iniciativa ganhe visibilidade nacional e inspire outras escolas a adotarem medidas semelhantes para o bem-estar emocional dos alunos “, afirmam as criadores do portal.

Acesse o portal e o endereço na rede social e conheça mais sobre essa ferramenta que promete transformar a forma como lidamos com a saúde emocional nas escolas.

Link: https://votesimmarcoseadriano.my.canva.site/site-de-educa-o-aula-imagem-plana-azul-escuro-amarelo

Instagram: @pictec_superatio

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

 

Fonte: Policia Civil MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
CapitalCotidianoMato Grosso do Sul

Lívia, 7 Anos, transforma autoestima em inspiração no Dia da Consciência Negra

Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra é celebrado...

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde
Mato Grosso do SulSaúde

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução...

/* */