Escola Estadual João Carlos Flores tem quatro projetos pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador

A Escola Estadual João Carlos Flores, localizada em Campo Grande, teve quatro projetos pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador, que celebra projetos inovadores, os quais mobilizaram os alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.

Voltados à Educação Ambiental e às Diretrizes de Sustentabilidade, para Claudecy José da Cruz, diretor da EE João Carlos Flores, “projetos que expandem os conhecimentos dos estudantes são importantes pois propiciam uma visão mais ampla em relação ao consumismo, à sustentabilidade e à possibilidade de intervenção positiva na comunidade em que moram”, disse.

Sob tutoria do professor mestrando Nelson Alves Ribeiro, as ações tiveram início em 2020, mas devido a pandemia, foram continuadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nos anos de 2021 e 2022.

“Entrei no Prêmio Educador Transformador para demonstrar o trabalho que é feito na Escola, e é muito gratificante ver que de cinco trabalhos, quatro foram pré-selecionados, o que mostra que estamos no caminho certo e que temos que inovar, buscar atrair nossos estudantes, envolver a comunidade e ter parcerias; eu e os alunos ficamos muito felizes”, disse Nelson Alves Ribeiro, professor da EE João Carlos Flores.

Confira os projetos pré-selecionados:

‘O bairro onde eu moro’ abordou a importância de conhecer o lugar onde vivemos.

 

O bairro onde moro: Os alunos desenvolveram ações práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender a elaborar perguntas, realizar entrevistas, identificar mapas, traçar percursos e trajetos, informações que foram transformadas em flyers distribuídos à comunidade.

Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas e descartadas corretamente pelos estudantes da EE João Carlos Flores.

 

Projeto lâmpadas: Com o objetivo de aprender como se dá o correto manuseio e descarte de lâmpadas e criar um ponto de coleta com datas previamente agendadas, os alunos participantes elaboraram folders e os distribuíram à comunidade, assistiram a vídeos e apresentações dos representantes da Reciclus – empresa que tem pontos de coletas deste material e foi parceira da ação –, os quais também promoveram uma semana de palestras e atividades aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas.

Roupas e calçados foram arrecadados foram foram vendidos em bazar que mobilizou a comunidade.

 

Consumo Solidário e Empreendedorismo: A fim de aplicar as políticas dos 4R’s, sendo: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar, durante a reunião Família e Escola foi realizado um bazar com a comercialização de produtos vendidos por valores simbólicos. Para tanto, roupas e calçados foram arrecadados pelos estudantes, que durante as aulas de Empreendedorismo Social, também atuaram na seleção de peças que seriam ofertadas, fazendo os reparos, precificando os itens e divulgando a ação. Os valores arrecadados foram revertidos para a compra de insumos para o Projeto Integrador Horta na Escola.

Projeto Hora na Escola envolveu todos os componentes curriculares e alunos participaram de todas as etapas. 

Projeto Integrador Horta na Escola: Os estudantes envolveram-se com as etapas de cálculo, planejamento, desenho do espaço, preparação do solo, plantio de cheiro verde, batata-doce, alface, couve, melancia e colheita destas variedades, as quais foram consumidas pelos próprios alunos na alimentação escolar. Interdisciplinar, o projeto envolveu diversos componentes curriculares, que contribuíram ativamente para que a horta fosse possível, com destaque à inclusão de alunos com deficiência, os quais participaram ativamente de todas as fases.

Prêmio Educador Transformador

A premiação tem como objetivo reconhecer projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora e desenvolvidos por professores brasileiros de instituições de ensino públicas ou privadas. De iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Bett Brasil e Instituto Significare, ao todo são sete categorias, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior.

Os projetos pré-selecionados serão reconhecidos com selo e certificado, e no dia 17 de abril, serão selecionados 70 educadores, que além do recebimento de certificado, terão direito a um pacote completo de participação no evento Bett Brasil 2023, incluindo ingresso para os quatro dias de evento, passagem área, hospedagem, alimentação e translado.

O Prêmio Educador Transformador terá sete vencedores, sendo um professor de cada categoria, os quais receberão um troféu e certificado personalizado, Missão Técnica Nacional, uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e a instituição desses docentes vencedores também receberá mais cinco bolsas integrais. 

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo da EE João Carlos Flores

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!