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Escolas de Dourados, Caarapó e Ponta Porã recebem ações do projeto Escola Transforma

Escolas de Dourados, Caarapó e Ponta Porã recebem ações do projeto Escola Transforma
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Assessoria

No mês de novembro, três escolas rurais do Mato Grosso Do Sul recebem novos espaços para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes e educadores

Três escolas municipais localizadas no interior do Mato Grosso do Sul comemoram esta semana inaugurações do projeto Escola Transforma, que vem realizando intervenções e melhorias em instituições públicas de várias regiões do Brasil. São elas a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, em Dourados, Escola Municipal Indígena Nãndejara Polo, em Caarapó e a Escola Polo Municipal Rural Graça de Deus, em Ponta Porã.

Idealizado pelo Instituto Cuidare e patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, o projeto Escola Transforma nasceu em 2021 e, neste ano de 2023, dedica sua atenção às populações rurais. Após fase de diagnóstico e ações de voluntariado nessas escolas, agora será o momento de oficializar a implementação dos novos espaços e estruturas, como hortas, salas de leitura, parques infantis, brinquedoteca, mobiliário, entre outros equipamentos.

Ao todo, as intervenções irão beneficiar cerca de 544 estudantes que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II nas quatro escolas do estado. O objetivo é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Tudo começa com um período de identificação das necessidades de cada escola juntamente com a comunidade escolar.

A Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, em Dourados, recebeu uma sala de leitura, uma nova estufa, que servirá como sala de aula e para a produção de hortaliças e vão ajudar na alimentação dos estudantes, materiais esportivos, dois liquidificadores e dois freezers industriais, além de conjuntos de bancos e mesas de concreto na área externa. As entregas vão beneficiar 144 estudantes.

“Gostaria de expressar nossa alegria e o contentamento em receber o projeto em nossa escola. Fomos contemplados com dois liquidificadores industriais e dois freezers, já que temos duas cozinhas, então esses equipamentos chegam para substituir os antigos que já estavam em precárias condições de uso. Outro bem que foi proporcionado à escola são bancos e mesas de concreto no pátio com o objetivo de dar um melhor conforto aos alunos. A nova horta serve de aula prática para eles, onde podem participar de todo o processo desde a confecção do canteiro, o plantio das mudas, o manejo da cultura, a colheita até o preparo do alimento. Por fim, a nossa pequena e antiga biblioteca ganhou mobílias novas e mais de quatrocentas literaturas, o que vai auxiliar à molecada daqui que gosta de ler e pesquisar”, declara Josimar Crespan, gestor da EM Agrotécnica Padre André Capelli, em Dourados.

Em Caarapó, a Escola Municipal Indígena Nãndejara Polo, foi contemplada com um novo parquinho, uma sala de leitura, horta suspensa e uma roçadeira que vai ajudar na manutenção da área externa da escola, que atende 220 estudantes.

“A gente tinha um parquinho, porém eram brinquedos doados e bem simples, então o novo parquinho vai fazer a diversão das crianças na hora do intervalo. Temos um espaço chamado Campo Experimental onde trabalhamos com horta, pomar, e criação de animais, além de um projeto chamado Sabor da Terra, em que fazemos uma exposição de culinária com receitas tradicionais e de fora, mas que são feitas com a produção da aldeia, como mandioca, batata, abóbora e milho. O modelo novo de horta suspensa vai ser uma forma inovadora de mostrar para os alunos como manejar a terra e cultivar hortaliças, que servirão como merenda e como uma maneira pedagógica de conscientizar sobre alimentação saudável”, relata o diretor da EMI Nãndejara Polo, em Caarapó, Lídio Cavanha Ramires.

A Escola Polo Municipal Rural Graça de Deus, em Ponta Porã, recebe o projeto Escola Transforma nesta terça-feira. A escola será contemplada com um parquinho, horta suspensa, brinquedoteca e materiais esportivos. O projeto vai beneficiar 180 alunos.

“Enquanto educadora, é um sonho que se torna realidade e que vai refletir na vida dessas crianças, que são em sua maioria humildes, de uma comunidade indígena, que às vezes nunca tiveram acesso a uma brinquedoteca e a um parquinho. Elas são merecedoras, pois acordam de madrugada para pegar o ônibus escolar e enfrentam quilômetros e quilômetros de estrada para chegarem às 7h na escola, que antes não tinha esse espaço de lazer. São muitas rugosidades geográficas para essa criança conseguir frequentar as aulas, então a instalação do projeto é muito gratificante para toda a comunidade”, comenta a diretora da Escola Polo Municipal Rural, em Ponta Porã, Graça de Deus, Valdelice Pereira da Silva.

“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação. Acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 55 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Impacto social – Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Mais de 30 mil alunos – Com a próxima rodada de entregas, o projeto ganhará o incremento de mais 10 salas de leitura que se somarão às 35 já entregues, totalizando 45. O projeto também vai inaugurar mais 12 novas hortas, além das 40 já implantadas, totalizando 52. Serão entregues ainda nove novos parquinhos, além dos 39 já instalados, perfazendo 48. Já o número de brinquedotecas passará de seis para sete. Além disso, até hoje já foram doados 14.600 livros e quatro quadras esportivas foram reformadas por meio do projeto. Ao todo, são 55 escolas beneficiadas e mais de 30 mil alunos.

Sobre o Instituto Cuidare

O Instituto Cuidare (https://www.institutocuidare.ong.br/) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2022 e formada por pedagogos, professores, administradores, comunicadores, engenheiros, arquitetos, artistas, entre outros profissionais. São pessoas que acreditam no poder transformador da educação para a regeneração de uma sociedade mais justa e equitativa; que acreditam que a educação é um dos principais instrumentos para a redução da pobreza e das desigualdades sociais; que sabem que a educação é um direito humano fundamental para que cada pessoa possa desenvolver o seu maior potencial.
Para colocar o nosso propósito em prática, atuamos dentro das escolas públicas, porque é um lugar para todos, que reúne toda a comunidade. Trabalhamos em parceria com outras entidades e organizações para alcançar resultados na formação de estudantes e de professores, e na construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador.
Apesar de uma constituição recente, nossa história começa em 2008, com a Rede Educare, uma produtora cultural, que realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores, promoção da diversidade por meio da implementação de espaços de leitura, exposições e publicações de livros por todo o Brasil. Por entender a dimensão e a importância da educação, nasceu assim o Instituto Cuidare.

Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas

No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão Tocantins, Rondônia e Acre, com 130 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de soja, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 880 consultores especializados. Com cerca de 3 mil colaboradores, a Companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora. Mais informações sobre a atuação no Brasil no site https://nutrien.com.br/

Informações para a imprensa Instituto Cuidare
Viva Comunicação Interativa
Tatiane Freitas I tatiane@interativaviva.com.br
Cilene Brito I atendimento@interativaviva.com.br

Fonte: Policia Civil MS

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