Escolas da REE são premiadas em Campeonato de Bandas e Fanfarras
Promovido pela Febafams, o evento reuniu cerca de 1.550 músicos amadores e profissionais, coreógrafos, maestros, diretores e delegações de vários municípios, promovendo um intercâmbio cultural e a interação entre os grupos
A Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul), com apoio do Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promoveu, no dia 24 de agosto, em Aquidauana, mais uma edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras.
O evento reuniu cerca de 1.550 músicos amadores e profissionais, coreógrafos, maestros, diretores e delegações de vários municípios, promovendo um intercâmbio cultural e a interação entre os grupos. As apresentações foram marcadas por uma combinação fascinante de ritmo, harmonia e criatividade, resultando em performances que encantaram e emocionaram o público. Cada grupo trouxe sua singularidade, contribuindo para um mosaico de expressões artísticas que capturou a essência da cultura local e regional.
Ao todo, foram 25 apresentações de bandas e fanfarras oriundas dos municípios: Aquidauana, Anastácio, Bonito, Porto Murtinho, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Bataguassu, Três Lagoas, Camapuã, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Rio Verde de MT, Rio Negro e Rochedo.
Na classificação geral, sete escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) foram premiadas em diversas categorias do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras.
Incentivo
Acompanhando de perto e incentivando as bandas que integram o programa Arte e Cultura na Escola, o professor doutor Fábio Germano da Silva, ressalta a importância do Campeonato para o fortalecimento das bandas e fanfarras no Estado.
“ O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, organizado pela Febafams, é uma importante iniciativa que valoriza a cultura e a arte musical em Mato Grosso do Sul. O evento emerge como uma peça-chave na promoção e preservação da cultura, unindo passado e presente e assegurando que tradições valiosas continuem a ser celebradas e transmitidas para o futuro”, enfatiza Germano.
Para o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, maestro Fabio da Costa Cacho, o evento além de promover a competição saudável entre as bandas, também serve como um espaço de troca de experiências e aprendizado, fundamental para o desenvolvimento das atividades musicais na região.
“ Foi um verdadeiro mosaico musical, onde a união de diferentes estilos e tradições enriqueceu a experiência e proporcionou momentos memoráveis. A diversidade das bandas, com seus repertórios variados, não apenas celebrou a música, mas também promoveu a interação e a apreciação cultural entre todos os presentes”, pontua o maestro
Fabio Castro ainda ressalta que a realização do Circuito e do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, só é possível, por intermédio da parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que dentro das demais secretarias, está a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura do MS), destacando ainda a importância da parceria estratégica com a Federação e o Núcleo de Arte e Cultura – NUAC da Secretaria de Estado de Educação que gerencia as bandas e fanfarras nas escolas.
“Todas as parcerias descritas acima, oportuniza a manutenção da nossa Cultura Sul-Mato-Grossense de bandas e fanfarras, bem como, promover e destacar a nível nacional nossas bandas e fanfarras e divulgar os trabalhos das prefeituras e escolas, promovendo entretenimento musical gratuito para os cidadãos de diversas idades e municípios, e ainda promovendo o intercâmbio, desenvolvimento intelectual e social dos integrantes. Além também de oportunizar a contratação destes profissionais para trabalharem em outras bandas e fanfarras”, ressalta o maestro.
Todos os participantes receberam troféu e certificado de participação. Sendo que todas as bandas e fanfarras que conquistaram os 1° e 2° lugares no campeonato, garantiram vagas para participação no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, que neste ano acontecerá no município de Amparo/SP no mês de novembro.
Sobre o Campeonato
As apresentações musicais e performances de bandas e fanfarras do Mato Grosso do Sul (MS) já percorreram diversos municípios, a saber: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Coxim, Camapuã, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Naviraí, Ponta Porã, Porto Murtinho, Três Lagoas, Rio Verde, Sidrolândia, entre outros.
A federação ainda tem em seu calendário anual a realização de mais 3 etapas do Circuito bem como a realização do Festival Brasileiro de Bandas e Fanfarras em Campo Grande, que poderá contar com 4.500 integrantes participantes.
Escolas da REE premiadas
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2024 foi realizado no dia 24 de agosto de 2024. Confira as respectivas colocações por categoria:
CATEGORIA – CORPO MUSICAL
BANDA DE PERCUSSÃO – INFANTO JUVENIL
1º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual José Bonifácio – Porto Murtinho
2º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade – Anastácio
BANDA DE PERCUSSÃO – JUVENIL
2º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade – Sidrolândia
BANDA DE PERCUSSÃO – SÊNIOR
2º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual Candido Mariano – Aquidauana
3º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade – Aquidauana
BANDA DE MÚSICA – INFANTO JUVENIL
2º Lugar – Corpo Musical – Banda de Música da Escola Estadual Antonio Coelho – Nova Alvorada do Sul
CATEGORIA – BALIZA
BANDA DE PERCUSSÃO – INFANTO JUVENIL
1º Lugar – Corpo Musical – Banda de Percussão da Escola Estadual José Bonifácio – Porto Murtinho
BANDA DE PERCUSSÃO – SÊNIOR
1º Lugar – BALIZA – Banda de Percussão da Escola Estadual Candido Mariano – Aquidauana
2º Lugar – BALIZA – Banda de Percussão da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – Aquidauana
3º Lugar – BALIZA – Banda de Percussão da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade – Aquidauana
BANDA DE MÚSICA – INFANTO JUVENIL
1º Lugar – BALIZA – Banda de Música da Escola Estadual Antônio Coelho – Nova Alvorada do Sul
CATEGORIA – CORPO COREOGRÁFICO
BANDA DE PERCUSSÃO – INFANTO JUVENIL
1º Lugar – Corpo Coreográfico – Banda de Percussão da Escola Estadual José Bonifácio – Porto Murtinho
BANDA DE PERCUSSÃO – JUVENIL
1º Lugar – Corpo Coreográfico – Banda de Percussão da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade – Sidrolândia
BANDA DE PERCUSSÃO – SÊNIOR
1º Lugar – Corpo Coreográfico – Banda de Percussão da Escola Estadual Candido Mariano – Aquidauana
2º Lugar – Corpo Coreográfico – Banda de Percussão da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade – Aquidauana
3º Lugar – Corpo Coreográfico – Banda de Percussão da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro – Aquidauana
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo NUAC
Fonte: Policia Civil MS