Escolas da REE, de 05 municípios de MS, são exitosos no Prêmio Escolar Coopera Serrado

As unidades de Campo Grande (02), Chapadão do Sul, Anaurilândia, Sidrolândia, Três Lagoas estiveram no patamar de premiação: SUPER, e receberão R$ 8 mil  pelos projetos exitosos.

Seis escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) foram exitosas no Prêmio Escolar Coopera Serrado, realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável pelo Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado, ou apenas Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

Time Bem-te-vi foi segundo colocado no Prêmio Escolar Coopera Serrado

O PRS – Cerrado divulgou o resultado das escolas premiadas nas ações de popularização no ano de 2022. Para concorrerem ao Prêmio Escolar Coopera Cerrado, as instituições de ensino tiveram que aderir à Jornada de Aprendizagem completa (6 etapas pedagógicas) e participar do Jogo Coopera Cerrado, realizando missões e os desafios propostos.

Premiados

As seis escolas da REE exitosas, que estiveram no patamar de premiação: SUPER, com o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), para quem fizesse uma pontuação maior ou igual a 450 pontos, foram premiadas, são elas: Em 2º lugar ficou o time Bem-te-vi da EE Maria de Lourdes de Toledo Areias, de Campo Grande com 2.160 pontos; Na 4ª colocação ficou time Anta da EER Afonso Francisco Xavier Trannin, de Três Lagoas com 1390 pontos; Na 9ª colocação ficou o time Baru da EE Jorge Amado, de Chapadão do Sul, com 905 pontos; Na 11ª colocação ficou a equipe Araça da EER Paulo Eduardo de Souza Firmo, do Assentamento Eldorado em Sidrolândia, com 580 pontos; Na 12ª colocação ficou o time Capivara da EE Professor Ezequiel Balbino, de Anaurilândia, com 580 pontos e na 13ª colocação ficou o time Gavião da  EE Sebastião Santana de Oliveira, de Campo Grande, com 500 pontos.

Time Bem-te-vi

Estudos sobre solo da horta agrofloresta e horta vertical da unidade escolar foram realizados

A EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias adotou o nome do seu time como Bem-te-vi, ficando na segunda colocação no Jogo Coopera Cerrado. O referido projeto direcionado, tanto ao Ensino Fundamental, como o Ensino Médio, é composto por seis etapas para conclusão da jornada de aprendizagem, intercaladas à realização de missões, desafios, interações, teias e debates (cine partilha), sob coordenação da facilitadora Marjolly e a educomunicadora Mariane.

Na primeira etapa o time aprendeu sobre os tipos de solo e o preparo para usá-lo na horta agrofloresta e horta vertical da unidade escolar. Na segunda, o ensinamento foi sobre o que são sementes, seus tipos e como quebrar sua dormência. Foi realizada uma campanha de coleta de sementes e produziram mandalas usando as sementes recebidas.

Jornalista Márcia Chiad palestrou sobre PANCs

A terceira etapa foi sobre resíduos, onde os estudantes compreenderam a importância da separação adequada e reciclagem. Viram também sobre a compostagem e fizeram a própria composteira com restos de alimentos da escola e trazidos de casa pelos estudantes.

Durante a quarta etapa, foi analisado o aparecimento de características desfavoráveis nas plantas, como folhas secas e murchas e diagnostiram seu problema exemplo: falta de cálcio, ferro ou água.

Na quinta etapa, ocorreu o Dia de Campo na Chácara Catavento. Nesse dia, os estudantes puderam observar uma propriedade rural sustentável e acompanhar a explicação do proprietário sobre as atividades realizadas, o processo de recomposição de áreas degradadas e desenvolvimento de microrganismos eficientes.

Além das etapas mencionadas, tiveram diversas oficinas, entre elas a de customização de roupas, que foi apresentada pela senhora Dirce (avó de um estudante da escola). A outra foi sobre PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), apresentada pela jornalista especialista no assunto, Márcia Chiad, que repassou informações sobre vários tipos de plantas alimentícias não convencionais, o que ajudou no cumprimento da Missão “Horta vertical de PANCs”.

Dia de Campo na Chácara Catavento fez parte das ações do Time Bem-te-vi

O time Bem-te-vi contou com a colaboração de outras pessoas da comunidade e professores, ocorrendo, assim, oficinas de confecção de joias sustentáveis, brinquedos com material reciclável e Tie Dye (termo inglês usado para estampa), sempre com foco no reaproveitamento e sustentabilidade.

Outro destaque foi “Organização da Caixa Agrícola”, com a selecão de materiais e envio e recebimento para outra escola participante do projeto para que ela soubesse como estava sendo a experiência, resalizando, assim, a troca de materiais, compartilhamento de saberes.

Time fez planejamento e execução do desafio com o propósito de resolver algum problema ambiental da região

Ápice do projeto PRS Cerrado foi o planejamento e a execução de um desafio com o propósito de resolver algum problema ambiental da região. Foi realizada campanha, com o apoio de Corpo de Bombeiros, para sensibilização contra as queimadas em terrenos baldios próximos à escola e ampliação do recolhimento de resíduos recicláveis nos bags da escola.

Outro aspecto a ressaltar é que ocorreram interações com várias escolas, a partir do envio e recebimento de produtos, cartas, desenhos, panfletos, fotos e outros materiais associados ao projeto, como forma de cooperação e socialização entre estudantes e professores.

Time Araça

O time Araça, da EE Paulo Eduardo de Souza Firmo, contou com o apoio e gerência da facilitadora Edinéia Lazarotto Formagini e do educomunicador Sergio Montier Onça.

Time Araça visitando casarão da SEDE, no assentamento Eldorado

A escola formou uma equipe de 7 professores (da área das Ciências da Natureza e Itinerário Formativo Técnico Profissional) e cerca de 30 estudantes do Ensino Médio, pertencentes aos períodos matutino, vespertino e noturno da Escola Polo.

“O projeto consiste em possibilitar ações práticas e reflexivas na escola, que despertem o interesse e o compromisso social pela preservação do Bioma de Cerrado”, menciona professora de Práticas Inovadoras Tania Aparecida de Paula Servim, coordenadora do projeto.

Para tanto, a equipe participou de diversas atividades da competição Coopera Cerrado. As escolas precisavam interagir entre si para ganharem pontuações e cumprir desafios que envolviam as experiências adquiridas por meio das visitações e dinâmicas realizadas pelos facilitadores.

Catálogo de sementes para formação de banco do time Araça

Dentre essas atividades, destacam-se os passeios no entorno da escola com a finalidade de conhecer a mata nativa do bioma, a constituição de banco de sementes, o dia de campo, os festivais de trocas de experiências, a participação na Feira de Sementes do Município de Sidrolândia, sediada pela Escola do Campo de Tempo Integral Leonida La Rosa Balbuena, além de várias oficinas sustentáveis, como a de reciclagem, compostagem e oficina de brinquedos realizada pelos estudantes do PRS aos estudantes da EM Eldorado.

A escola receberá uma premiação no valor de R$ 8.000,00 que será convertida em forma de projeto permanente para que as experiências possam ser multiplicadas e corroborem para uma ampliação das práticas sustentáveis na comunidade local.

O PRS – Cerrado

Encerramento das atividades no assentamento Eldorado, com projeto exitoso

O projeto é financiado pela Cooperação Técnica BR-T1409 aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica, financeira e fiduciária do projeto (Convênio BID – IABS ATN/LC-1708-BR). A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.

Com um arranjo institucional inovador, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiários, executores e apoio científico, o projeto é resultado de parcerias. Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.

Acesse os QR Codes abaixo para visualizar vídeos com mais informações sobre o projeto do time Bem-te-vi:

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

 

 

 

 

Fonte: Policia Civil MS

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