Se você acionar o modo avião do celular, o dispositivo não terá seu funcionamento comprometido. No entanto, o acesso às redes móveis, ou seja, sinal de internet por operadora, não ficará disponível até o embarque.
Isso ocorre porque os satélites responsáveis pelo funcionamento da conexão, quando em atividade, podem atrapalhar o monitoramento da cabine de voo.
Veja também: Novo ranking lista melhores operadoras de celular no mercado brasileiro
Sendo assim, o piloto que comanda as turbinas responsáveis pela movimentação, precisa acessar informações atualizadas em tempo real.
Contudo, qualquer interferência causada por um aparelho usando sinais que interceptam a comunicação, tem o risco de causar acidentes. Dessa forma, as companhias aéreas estão cientes do perigo e alertam a todos os passageiros sobre essa restrição.
O modo avião é um mecanismo para tornar os voos comerciais ainda mais seguros
Uma das funções de responsabilidade dos pilotos é avaliar o rádio altímetros, ferramenta que avalia a altura correta dos aviões. Se houver uma pequena falha, eles deixam de visualizar a rota de maneira adequada, forçando um pouso que pode causar acidentes fatais.
Caso você queira garantir a sua segurança e a de todos os demais que estiverem viajando, lembre-se de seguir todas as orientações da empresa.
Atualmente, muitas prestadoras de serviço têm investido em tecnologia para tornar o percurso confortável aos clientes. Por isso algumas unidades oferecem Wi-Fi grátis, possibilitando a conectividade sem impactar em erros fatais. Um único celular sem o modo avião ativado consegue desencadear uma sequência de fragilidades, tornando a viagem sujeita a emergências.