Emoji do 'joinha' vale até como assinatura! Descubra o seu real significado

Um juiz concluiu que um emoji de ‘joinha’ pode ter o mesmo valor legal de uma assinatura na semana passada (6) e decidiu que a reação é o suficiente para aceitar os termos de um contrato firmado entre duas ou mais partes. A conclusão do magistrado se deu a partir de uma disputa judicial envolvendo um fazendeiro e um comprador de grãos, no Canadá. No entendimento do juiz, o fazendeiro, identificado como Chris Achter, descumpriu um contrato após concordar com os termos descritos no documento ao usar um emoji de “joinha” como resposta.

O magistrado também ordenou que o fazendeiro pague uma multa de C$ 82 mil (pouco mais de R$ 300 mil) ao comprador de grãos Kent Mickleborough pelo descumprimento do contrato. No final da disputa, ele ainda destacou que os tribunais precisam se adaptar à nova forma de comunicação utilizada pelas pessoas atualmente, que frequentemente usam emojis para conversar.

🔎 O que cada emoji usado no WhatsApp significa? Veja principais explicações

1 de 2 Emoji de “joinha” pode tem mesmo valor legal que uma assinatura, segundo juiz canadense — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Emoji de “joinha” pode tem mesmo valor legal que uma assinatura, segundo juiz canadense — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

📝 Como utilizar emojis do Android no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo

Segundo informações do site The Guardian, em março de 2021, Kent Mickleborough disparou mensagens em massa informando que sua empresa gostaria de comprar 86 toneladas de linho a um preço de C$ 17 por alqueire. Depois de telefonar para Chris na intenção de fechar o negócio, ele enviou uma mensagem de texto com uma foto do documento para o fazendeiro e solicitou que ele confirmasse o contrato o quanto antes. Chris, por sua vez, respondeu a imagem usando o emoji de polegar para cima.

No documento, Kent informava que o linho deveria ser entregue no mês de novembro – no entanto, a entrega da encomenda nunca aconteceu. Por conta disso, a confusão envolvendo o emoji foi parar no tribunal: o comprador e o fazendeiro entraram em uma disputa judicial para entender o real significado do emoji. Enquanto Kent defendia que o “joinha” enviado pelo fazendeiro indicava que ele havia concordado com os termos do documento, Chris insistia que o emoji serviu apenas para indicar que ele havia recebido o contrato na mensagem de texto, mas não que teria aceitado os termos.

No entanto, o juiz foi favorável à interpretação de Kent e reconheceu que o emoji de “joinha”, nesse caso, tinha a mesma validade de uma assinatura. “Este tribunal reconhece que um emoji 👍 é um meio não tradicional de ‘assinar’ um documento, mas, mesmo assim, nessas circunstâncias, essa era uma forma válida de transmitir os dois propósitos de uma ‘assinatura'”, escreveu o magistrado.

Afinal, o que significa o emoji de ‘joinha’?

2 de 2 O emoji de polegar para cima, mais conhecido como joinha, demonstra aprovação — Foto: Reprodução/TechTudo

O emoji de polegar para cima, mais conhecido como joinha, demonstra aprovação — Foto: Reprodução/TechTudo

De acordo com a descrição do site Emojipedia, o símbolo de polegar para cima, mais conhecido como “joinha”, é utilizado em sinal de aprovação. O portal ainda destaca que, em alguns contextos, o emoji pode ser interpretado como uma resposta passiva-agressiva ou sarcástica, mas, ainda assim, o símbolo é usado para indicar aprovação de forma “rápida e sincera” na grande maioria dos casos. No Brasil, o significado do emoji também não varia muito, sendo frequentemente utilizado para mostrar aceitação ou acordo.

🎥 Como descobrir o significado dos emojis? Confira

Como descobrir o significado dos emojis

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!