Emma Reyes é o tema do Doodle deste domingo (9). Colombiana nascida em Bogotá, em 1919, a artista, falecida em 2003, na França, completaria hoje 104 anos. Para homenageá-la, a arte do Google coloca a escritora entre as letras da marca, rodeada de plantas e flores. Apesar do principal alcance ser em países da América Latina, como Peru, Chile e Brasil, o Doodle também foi distribuído em alguns países da Europa, incluindo Irlanda e Bulgária. A seguir, saiba quem foi Emma Reyes.
- 10 jogos do Google Doodle muito divertidos para você brincar agora
Doodle deste domingo (9) homenageia Emma Reyes, artista colombiana morta em 2003 — Foto: Reprodução/Google
📝 Como ver imagens atuais do Google Maps? Participe no Fórum do TechTudo
Nascida em uma família pobre de Bogotá, Reyes foi abandonada pela mãe logo criança. Ela e sua irmã acabaram sendo resgatadas por um convento, onde eram obrigadas a fazer trabalhos domésticos durante 10h todos os dias. Após quinze anos morando lá, Reyes um dia roubou as chaves da porta de entrada e escapou. A partir daí, a artista começou a desbravar o mundo.
Morou em lugares como Montevideo, no Uruguai, e Washington, nos Estados Unidos, onde conheceu artistas que a ajudaram em sua carreira. Em 1947, ela participou de um concurso de artes internacionais na Argentina, e foi nessa época que ela chamou a atenção do mundo. Sua arte contemplava principalmente coisas mundanas e objetos inanimados, como flores e frutas.
Após um tempo vivendo no México, Reyes se estabeleceu na França em meados da década de 1970, país onde morou até o final de sua vida. Por lá, ela ensinava e ajudava jovens artistas latinas em suas carreiras.
O doodle de hoje (9) tem inspiração na arte de Reyes. Para vê-lo, basta abrir o site de buscas (google.com) e visualizar.
Com informações de Google
SAIBA TAMBÉM: 3 mitos e verdades sobre aparelhos conectados
3 mitos e verdades sobre aparelhos conectados