Em que ano passou Paraíso Tropical? Veja algumas curiosidades da novela

A novela Paraíso Tropical está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo desde a última segunda-feira (27), às 17h10, no canal Globo. Estrelada por Fábio Assunção (Todas as Flores) e Alessandra Negrini (Cidade Invisível), a produção foi escrita por Gilberto Braga (Celebridade) e Ricardo Linhares (Insensato Coração) e a trama do projeto, repleta de reviravoltas dramáticas, segue a história de amor de Daniel e Paula, além de sua gêmea do mal que tenta acabar com tudo.

Vale lembrar ainda que o folhetim também pode ser visto no Globoplay, tanto ao vivo gratuitamente, quanto na íntegra, para os assinantes da plataforma de streaming. E pensando no tamanho sucesso que a produção teve na época de sua exibição original, o TechTudo preparou uma lista com algumas curiosidades de Paraíso Tropical. Confira:

A novela da Globo foi um grande sucesso, com sua trama repleta de reviravoltas e bordões chicletes — Foto: Divulgação/Globo

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

1. Em que ano passou Paraíso Tropical?

Paraíso Tropical foi exibida originalmente durante março e setembro de 2007, no horário das 20h, sendo a 69ª novela da emissora Globo a ser transmitida nessa faixa horária. Com um total de 179 episódios, a produção substituiu Páginas da Vida e, logo em seguida, foi substituída por Duas Caras.

2. Um roteirista para cada personagem principal

A novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga, foi vanguardista no cenário da televisão brasileira ao criar um novo termo técnico, o personal writer, que consiste em um determinado roteirista para cada ator e atriz. Um exemplo disso foi o caso de João Ximenes, que ficou responsável pelos vilões da trama, escrevendo para os personagens de Vera Holtz e Wagner Moura.

Olavo é o grande vilão da novela Paraíso Tropical — Foto: Divulgação/Globo
Olavo é o grande vilão da novela Paraíso Tropical — Foto: Divulgação/Globo

3. Cláudia Abreu iria interpretar as gêmeas

Durante a pré-produção da novela, a atriz que inicialmente tinha sido escolhida para dar vida às gêmeas Paula e Taís era Cláudia Abreu. No entanto, a atuação dela não foi concretizada porque, na época, a artista descobriu que estava grávida de seu segundo filho e quando a equipe soube da notícia, o autor Gilberto Braga já havia escrito cinco capítulos da novela.

4. Camila Pitanga e Wagner Moura não eram as primeiras opções

Apesar do grande sucesso entre o público do casal Bebel e Olavo, interpretados, respectivamente, por Camila Pitanga e Wagner Moura na trama, os atores em questão não eram a primeira opção dos novelistas para interpretar os personagens. Isso porque os autores da produção inicialmente cogitaram Mariana Ximenes e Selton Mello para dar vida aos personagens.

Atualmente em carreira internacional, o ator Wagner Moura esteve no elenco de Paraíso Tropical, contracenando ao lado de Camila Pitanga — Foto: Divulgação/Globo
Atualmente em carreira internacional, o ator Wagner Moura esteve no elenco de Paraíso Tropical, contracenando ao lado de Camila Pitanga — Foto: Divulgação/Globo

5. Joana Fomm ía ser a mãe de Olavo

Inicialmente previsto para a atriz Joana Fomm, o papel da personagem Marion, a mãe de Olavo, acabou sendo interpretado por Vera Holtz. A troca de atrizes ocorreu porque Fomm, na época, enfrentava alguns problemas de saúde e, por isso, teve que de se afastar da trama. Vale lembrar que ela até chegou a gravar algumas cenas na pele da personagem antes de desistir de sua atuação na novela.

A personagem Marion é uma mãe negligente e uma promoter decadente na trama — Foto: Divulgação/Globo
A personagem Marion é uma mãe negligente e uma promoter decadente na trama — Foto: Divulgação/Globo

6. Participações especiais em Paraíso Tropical

No elenco de Paraíso Tropical, alguns nomes se destacam como participações especiais. A atriz Daisy Lúcidi, que estava longe da televisão há 30 anos, decidiu voltar às novelas como a ativa síndica do edifício Copamar. A artista Renée de Vielmond também é outro nome que se destaca. Inicialmente, a atriz faria somente os 60 primeiros capítulos da história, mas o sucesso de sua personagem como Ana Luísa Cavalcanti foi tamanho que ela acabou retornando à trama.

Além disso, vale lembrar ainda que Carmem Verônica, responsável por dar vida à Mary Montilla, também foi uma das convidadas especiais da novela, participando de um dos capítulos iniciais de Paraíso Tropical.

7. Como eram feitas as cenas das gêmeas?

Um dos maiores desafios da produção de Paraíso Tropical eram as cenas envolvendo as gêmeas Paula e Taís, interpretadas por Alessandra Negrini. O objetivo da equipe técnica era fazer com que as duas personagens contracenassem entre si sem a necessidade de utilizar do famoso jogo de câmeras envolvendo uma dublê.

Então, para inovar, a novela utilizou da tecnologia para aperfeiçoar o resultado das gravações intercalando as cenas com uma das personagens e, depois, interrompendo-as para gravar em seguida com a outra. Além disso, o acabamento das cenas era feito por meio de computação gráfica para dar um toque ainda mais realista para a interação das irmãs.

Na trama, Paula e Taís são irmãs gêmeas que vivem uma relação complicada — Foto: Divulgação/Globo
Na trama, Paula e Taís são irmãs gêmeas que vivem uma relação complicada — Foto: Divulgação/Globo

Com informações de Globo e Memória Globo

Veja também: Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!