Para divulgar e conscientizar sobre a inclusão escolar das pessoas com surdocegueira, bem como de outras deficiências neurossensoriais tais como a deficiência auditiva, cegueira e surdez, na terça-feira, 27 de junho, a SED (Secretaria de Estado de Educação) promoveu o 1º Seminário Estadual de Deficiência Neurossensorial: concepções e práticas na inclusão escolar.
Realizado no auditório da Acadepol (Academia de Polícia de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o seminário proporcionou um momento para reflexão acerca dos aspectos teóricos, dos recursos e estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem do estudante com deficiência neurossensorial, visando aprimorar o trabalho desenvolvido nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).
A professora Doutora Shirley Rodrigues Maia ministrou a palestra intitulada ‘Avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional do estudante com surdocegueira’, e os gerentes pedagógicos do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), do CAP/DV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual), e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) falaram sobre o trabalho de inclusão escolar desenvolvido junto aos estudantes cegos, com baixa visão, surdos ou com surdocegueira.
O evento visou celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Surdocegueira, comemorado no dia 27 de junho, lembrando o dia do aniversário da escritora e ativista norte-americana e primeira pessoa com surdocegueira a concluir o Ensino Superior, Helen Adams Keller, considerada um ícone na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo o gerente pedagógico do Ceada Bruno Ribeiro, “o Seminário mostrou diversas possibilidades de inclusão escolar das pessoas com deficiência neurossensorial e evidenciou que o Ceada está atuante, vivo e muito bem estruturado”, disse.
Ceada
Criado pelo Decreto Estadual nº 3546, de 17 de abril de 1986 e regulamentado pela Resolução/SED Nº 3330/2017, o Ceada conta com uma equipe de oito especialistas em Educação Especial, e em parceria com os Núcleos de Educação Especial das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) e Salas de Recursos Multifuncionais, avalia, acompanha e assessora o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência auditiva e surdo-cegueira.
Atualmente, 118 estudantes com deficiência auditiva e seis alunos com surdocegueira estão matriculados na REE e recebem apoio pedagógico especializado de instrutores mediadores na modalidade oral, de guias-intérpretes em sala de aula e professores especializados das Salas de Recursos Multifuncionais.
Texto: Thaís Davis, SED
Foto: Coordenadoria de Educação Especial, SED
Fonte: Policia Civil MS