Conforme antecipado pelo Olhar Digital há pouco mais de um ano, a Samsung finalmente anunciou de forma oficial que o desenvolvimento da primeira memória RAM LPDDR5X do mundo foi finalizado.
A nova DRAM possui 12nn e começará a ser produzida em massa a partir do ano que vem, sem data efetivamente definida. Além disso, a sul-coreana afirmou que completou a avaliação de compatibilidade com chips AMD.
publicidade
Leia mais:
“Nossa DRAM de 12nm será facilitador importante na adoção de DRAMs DDR5 em todo o mercado”, disse Jooyoung Lee, vice-presidente executivo de produtos e tecnologia DRAM da Samsung. “Com desempenho excepcional e eficiência de energia, esperamos que nossa nova DRAM sirva como base para operações mais sustentáveis em áreas como computação de última geração, data centers e sistemas orientados por IA.”
“A inovação muitas vezes requer estreita colaboração com parceiros da indústria para expandir os limites da tecnologia”, disse Joe Macri, vice-presidente sênior, membro corporativo e CTO de computação e gráficos da AMD.
Novo material
Segundo a Samsung, “salto tecnológico” foi possível por meio do uso de novo material de high-κ que aumenta a capacitância da célula e tecnologia de design proprietária que melhora as características críticas do circuito.
Combinada com avançada litografia ultravioleta extrema (EUV) multicamada, a nova DRAM apresenta a maior densidade de matriz do setor, o que permite ganho de 20% na produtividade do wafer, segundo a gigante da tecnologia.
Mais velocidade
Aproveitando o mais recente padrão DDR5, a DRAM de 12nm da Samsung ajudará a desbloquear velocidades de até 7,2 Gbps. Isso se traduz no processamento de dois filmes UHD de 30 GB em apenas um segundo, segundo a fabricante.
A velocidade da nova DRAM é acompanhada por maior eficiência energética. A Samsung diz que o componente consume até 23% menos energia do que a DRAM anterior, sendo “solução ideal para empresas globais de TI que buscam operações mais ecológicas”.
Início de produção em massa
Com a produção em massa marcada para começar em 2023, a Samsung planeja ampliar sua linha de DRAM baseada nessa tecnologia de ponta de processo de classe de 12nm em ampla gama de segmentos de mercado, enquanto continua a trabalhar com parceiros da indústria “para apoiar a rápida expansão dos próximos computação de geração”.
Imagem destacada: Divulgação/Samsung
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital