EE Vila Brasil promove II Noite Cultural – Contos Literários

O evento artítico cultural contou com a participação de dez escolas dos municípios de Fátima do Sul e Vicentina e seus respectivos distritos

A Escola Estadual Vila Brasil, que oferta ensino em tempo integral, em Fátima do Sul, promoveu a segunda edição da Noite Cultural com a temática: Contos Literários. O evento artítico cultural contou com a participação de dez escolas dos municípios de Fátima do Sul e Vicentina e seus respectivos distritos.

Realizando a abertura, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE de Fátima do Sul, iniciou as apresentações com a “Dança Carimbo”. Em seguida a Escola Estadual Anfitriã – Vila Brasil trouxe a apresentação da obra “A Bela e a Fera”.

Em sequência as seguintes escolas fizeram suas respectivas apresentações, seguindo a ordem:

Evento teve a participação de 10 unidades escolares

1ª Escola Municipal São Francisco (Fátima do Sul) – “O Livro Mágico”;

2ª Escola Estadual São José (São José/Vicentina) – “Sítio do Picapau Amarelo”;

3ª Escola Municipal O Pioneiro (Culturama/Fátima do Sul) – “Cinderela”;

4ª Escola Estadual Vicente Pallotti (Fátima do Sul) – “O Gato de Botas”;

5ª Escola Estadual Jonas Belarmino (Culturama/Fátima do Sul) – “Alice no País das Maravilhas”;

6ª Escola Municipal Favo de Mel (Fátima do Sul) – “O Rei Leão”;

7ª Escola Estadual Emmanuel Pinheiro (Vila Rica/Vicentina) – “Aladim”;

8ª Escola Municipal Antônia Alves Feitosa (Vicentina) – “O Cordel”.

Na abertura do evento o gestor Caíque Bento Casotti falou sobre a magnitude da Noite Cultural, que promove um momento de união e partilha entre as escolas envolvidas, além de promover o ensino fora da sala de aula. Apresentou a equipe Vila Brasil, que com muita dedicação e carinho proporcionou a construção de um ambiente tão mágico e acolhedor.

“Gostamos muito de inovar, de proporcionar momentos onde potencializamos o aprendizado e os dons de cada estudante, e a Noite Cultural vem nessa óptica, de promover a aprendizagem integral/completa do discente, formando-o nas mais amplas esferas artísticas, cognitivas e culturais. Para além disso, o fomento das interações intersociais são alvo de destaque para desenvolver o protagonismo estudantil”, enfatiza Caíque.

A coordenadora pedagógica Rozani Reis também falou sobre a importância do processo pedagógico por trás do evento, “durante alguns meses aproveitamos o tema da Escola, A Bela e A Fera, para trabalhar conteúdos transversais como bullying e estereótipos, além de promover situações onde foram desenvolvidas atividades diferenciadas para o ensino de linguagens”.

Todo um trabalho pedagógico foi realizado durante as etapas de preparação do evento, estas que por sua vez potencializaram a aprendizagem do ensino de linguagens, e, consequentemente a isso descobriram alguns jovens talentos na escrita, no desenho e na pintura.

Vencedores

O evento contou com a participação de quatro jurados que avaliaram as apresentações com muito carinho, imparcialidade e responsabilidade. A vitória ficou novamente com a Escola Municipal São Franscisco de Fátima do Sul, que já segue como Bicampeã do evento. O Segundo lugar ficou com a Escola Estadual Jonas Belarmino de Culturama e o terceiro lugar com a Escola Municipal Favo de Mel de Fátima do Sul.

O gestor adjunto Marcelo Alves Nascimento reiterou, “foi uma honra recebê-los em nosso evento, o mesmo promoveu uma legitima união entre as escolas da região, todas realizaram suas apresentações com muito carinho, dedicação e compromisso, características essas que são suma importância para a educação”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

 

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!