O objetivo é formar assim, cidadãos leitores e críticos e contribuir para diminuir o impacto causado pela pandemia de coronavirus
A Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Dourados, implantou o projeto Biblioteca Itinerante do Rita: Leitura em Movimento.
De acordo com a coordenadora da Área de Linguagens Marisa Ester, o projeto de incentivo à leitura nasceu a partir dos diagnósticos das defasagens de leituras dos estudantes. “Foi a partir das observações dos professores coordenadores das áreas de Linguagens e de Ciências Humanas e coordenadores pedagógicos da escola Rita Angelina Barbosa Silveira que ao retornarem as aulas presenciais acompanharam junto aos professores os rendimentos dos estudantes e perceberam que os mesmos, principalmente os do ensino fundamental, vieram com dificuldades de ler e interpretar diferentes formas de textos escritos, orais, imagens visuais e resolução de problemas”, enfatiza.
Incentivo à leitura
Como a unidade escolar é integral, os estudantes têm mais tempo para fazer leituras em diferentes espaços; sendo assim, pensaram em como recompor essas deficiências. “Então surgiu a ideia da construção de uma biblioteca itinerante para facilitar o contato com livros, gibis, mangás, romances, poesias entre outros”, menciona coordenadora de Ciências Humanas Lucimeire Brandão.
Dessa forma, o objetivo é minimizara as defasagens, ampliar o prazer pela leitura e consequentemente melhorar a visão crítica de mundo, mas também incentivar estudantes a despertar o hábito e o prazer de ler dentro e fora da escola, relatar de forma lúdica, porém escrita, sem obrigação de cobranças e de notas, mas o que aprendeu, desenvolvendo também a escrita dos estudantes.
Com tudo isso, o objetivo é formar assim, cidadãos leitores e críticos e contribuir para diminuir o impacto causado pela pandemia de coronavirus. Foi assim que nasceu o projeto da biblioteca Itinerante na escola Rita Angelina Barbosa Silveira e os alunos do ensino médio também aderiram e gostaram muito da idéia e alguns professores começaram a levar a biblioteca itinerante em suas aulas e com isso foi ampliado também para o ensino médio.
Equipe envolvida
Coordenação Pedagógica: Mirian Assunção de Oliveira, Vilma Pereira Lins, Olga Andrade Serafin. Coordenação de área: Marisa Ester (área de Linguagens) Lucimeire Brandão (área de Ciências Humanas).
Professores colaboradores: Carlos Alberto Pereira (ed. Especial), Miriam Assunção (História), Marisa Ester (Inglês), Lucimeire Brandão (Geografia), Lívia Mara (Inglês), Ana Paula (Inglês), Mariana (Português), Vinicius (Português), Taysa (Português), Denise (Geografia), Antonio (História), Jonatan Lemes (História), Romildo (Geografia).
Fonte: Policia Civil MS