O projeto proporcionou aos alunos uma experiência completa, abordando aspectos nutricionais, emocionais, artísticos e ambientais relacionados às frutas.
Os estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada em Dourados, participam do projeto “Explorando sabores e cultura: uma jornada pela diversidade das frutas”, idealizado pela professora de Língua Portuguesa Alessandra Aparecida Neves e cozinheira Marcia Alves de Mendonça,
A ideia surgiu a partir da aula ministrada pela professora Alessandra que trouxe para a sala de aula um texto da revista Veja que abordava os benefícios do consumo de frutas na diminuição da depressão. Essa iniciativa visava conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável.
Em seguida, a cozinheira Márcia realizou uma apresentação utilizando slides, nos quais foram destacados os nutrientes presentes nas diferentes frutas. Essa abordagem permitiu aos estudantes compreenderem melhor os benefícios nutricionais oferecidos por cada uma delas.
Projeto
No projeto Explorando sabores e cultura: uma jornada pela diversidade das frutas, idealizado pela professora Alessandra e pela cozinheira Márcia, em parceria com a psicóloga da CRE 5 Eliane Aparecida de Vargas Jagmin, porfessora coordenadora de práticas inovadoras Milena dos Santos Peixoto, professoras de artes Neusa Batista da Silva e Márcia Gomes, foram desenvolvidas diversas atividades para explorar o universo das frutas.
Em uma próxima aula, a psicóloga Eliane foi convidada a participar e promoveu uma conversa sobre a importância da saúde mental e física, enfatizando o papel das frutas nesse contexto. Os alunos puderam compreender como uma alimentação equilibrada influencia diretamente em seu bem-estar emocional e físico.
Criatividade
Após as etapas iniciais, os alunos foram incentivados a expressar sua criatividade por meio da arte. Utilizando as frutas como matéria-prima, eles realizaram releituras de obras famosas e criaram suas próprias composições artísticas. Além disso, tiveram a oportunidade de degustar as frutas, estimulando assim a experimentação e o prazer em consumi-las.
Com o intuito de promover a sustentabilidade e a interdisciplinaridade, as sementes das frutas foram cuidadosamente guardadas para que a professora de ciências, em conjunto com as turmas, pudesse iniciar um projeto de horta na escola. Essa atividade prática permitirá aos estudantes vivenciarem na prática os processos de cultivo e cuidado com as plantas.
Por fim, todas as obras de arte produzidas pelos alunos foram fotografadas e compartilhadas nas redes sociais da escola, promovendo o reconhecimento do trabalho realizado e incentivando a participação da comunidade escolar nesse projeto tão enriquecedor.
O projeto Explorando sabores e cultura: uma jornada pela diversidade das frutas proporcionou aos alunos uma experiência completa, abordando aspectos nutricionais, emocionais, artísticos e ambientais relacionados às frutas. Através dessa iniciativa multidisciplinar, a professora Alessandra e sua equipe contribuíram para uma educação mais abrangente e significativa.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.
Fonte: Policia Civil MS