EE Presidente Médici realiza formatura de três turmas do “terceirão” e aposta na “Replicabilidade”
![EE Presidente Médici realiza formatura de três turmas do “terceirão” e aposta na “Replicabilidade”](/wp-content/uploads/2022/12/EE-Presidente-Medici-realiza-formatura-de-tres-turmas-do-terceirao.jpegnocache1.jpeg)
A unidade escolar auxilia os estudantes no desenvolvimento de seus projetos de vida, trabalhando não só as habilidades cognitivas, mas também as habilidades socioemocionais.
A Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Naviraí, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Projeto “Escola da Autoria”, comemorou no último dia 10 de dezembro, junto à toda a comunidade escolar, a formatura de seus estudantes dos terceiros anos – turma de 2022. O trio gestor da Escola recepcionou todos no salão de festas da Sociedade Caritativa e Humanitária de Naviraí para a solenidade de formatura das três turmas de terceiros anos.
Formatura de Três turmas da unidade escolar
A unidade escolar auxilia os estudantes no desenvolvimento de seus projetos de vida, trabalhando não só as habilidades cognitivas, mas também as habilidades socioemocionais. O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas, a coordenadora regional da CRE 8, Cleusa Maria Sarturi Pereira, a coordenadora regional-adjunta Daniela Bianca, a gerente municipal de Educação Tatiane Maria da Silva Morch e o gerente municipal de Desenvolvimento Econômico Eugênio Guedes.
A professora Joana Valdirene Castello Galvão, presidente da Comissão de Formatura, salientou que organizar esse evento é realizar o sonho dos estudantes e de suas famílias, que aguardam ansiosamente por esse dia maravilhoso! “Para mim, é motivo de muito orgulho”, destaca a professora.
Durante o discurso, as oradoras representantes das turmas, Eduarda Chaquime Elerbrock e Maria Eduarda Marques da Cruz, agradeceram a toda equipe escolar pela dedicação a cada um e pelo carinho que receberam na escola. Agradeceram, principalmente, pela educação de qualidade proporcionada a todos!
“Este é um evento tradicional da escola” – enfatizou a diretora Sandra Passos. “É o inicio das comemorações, a colação, o jantar, o baile. Depois, vem a alegria da conquista da universidade e do mercado de trabalho. Esse é o maior presente que recebemos como escola: ver nossos estudantes conquistando seus projetos de vida!”, finaliza.
![](http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/webpc-passthru.php?src=https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/a-1-2-300x200.jpeg&nocache=1)
Roda de conversa com estudantes da EE Vinícius de Moraes
Replicabilidade
A Escola Estadual Presidente Médici é uma das doze primeiras escola de tempo integral do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo iniciado sua trajetória no ano de 2017, com o modelo pedagógico de Escola da Autoria. Esse modelo é pautado em cinco premissas: protagonismo, formação continuada, excelência em gestão, corresponsabilidade e a replicabilidade.
Diante da premissa replicabilidade, a escola já participou de muitas rodas de conversa, encontros, oficinas para a troca de experiências exitosas. No ano de 2021, a gestão participou de um workshop com as novas escolas da Autoria e neste ano de 2022 novamente participamos de uma reunião virtual com as novas escolas. Os protagonistas acolhedores são formados por líderes de turmas, presidentes de clubes, membros do Grêmio Estudantil.
![](http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/webpc-passthru.php?src=https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/a-3-1-300x200.jpeg&nocache=1)
Estudantes da Médici em roda de conversa com a equipe da EE Yolanda Ally de Mundo Novo
“Realizamos neste último mês, com muita alegria, a replicabilidade do modelo pelos nossos estudantes, como recebemos no ano de 2017, dos estudantes pernambucanos. Foi uma emoção imensa ver e ouvir nossos estudantes explicando, falando, mostrando a Escola da Autoria em sua plenitude: como é a organização, com é o funcionamento, como são os clubes, como é o acolhimento, como funciona a tutoria, integral dá certo mesmo?, como é organizado o almoço, existem salas temáticas?, como acontecem as reuniões de alinhamento entre os líderes de turma….. Foram muitos questionamentos feitos aos estudantes, isso mesmo aos estudantes”, menciona gestora Sandra Mieres Vega Passos .
Os estudantes são os protagonistas, eles vivenciam, vivem e replicam a escola da Autoria, senão não seria Escola da Autoria, como eles próprios afirmam. No dia 21 de novembro de 2022, a unidade recebeu os diretores da EE Vinícius de Moraes, de Naviraí, Ronaldo Cassavara e Izabel Cristina Prates de Aguiar, que conheceram o modelo utilidado pelos estudantes e no dia 01 de dezembro foram até a Escola Vinícius de Moraes para que os protagonistas pudessem conversar e explicar sobre o modelo pedagógico da Escola da Autoria aos estudantes da unidade.
![](http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/webpc-passthru.php?src=https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/a-2-1-300x200.jpeg&nocache=1)
Protagonistas na visita à EE Guimarães Rosa , em Sete Quedas
No dia 06 de dezembro de 2022, se deslocaram até a cidade de Sete QuedasMS, na escola Guimarães Rosa, onde foram recebidos pela diretora Roselene Ramos de Almeida. Lá os protagonistas conversaram sobre o modelo pedagógico com os estudantes, em um bate-papo muito esclarecedor, uma vez que a escola será em tempo integral, a partir do próximo ano. A diretora já havia estado em Naviraí, em uma visita à escola, com a coordenadora regional Cleusa Maria Sarturi Pereira, então, desta visita resultou o convite para os estudantes irem até Sete Quedas.
No dia 07 de dezembro, receberam a EE Iolanda Ally, de Mundo Novo. Através da CRE 8, do técnico Fillipe Golzer Fernandes, que fez o primeiro contato, o diretor Sandro Márcio Stroher marcou essa visita com seus estudantes e equipe ( pedagógica e alguns docentes) para conhecerem a escola. Foram recebidos pelos protagonistas que, mais uma vez, deram um exemplo de organização, determinação e conhecimento sobre o modelo pedagógico da Escola da Autoria, conversando com os visitantes sobre os temas, os quais eram perguntados sobre a rotina da escola, sem a interferência da equipe gestora ou docente, mostrando que, o desenvolvimento dos quatro pilares da educação faz a diferença no desenvolvimento integral do educando.
“Ser Escola da Autoria significa ter um jovem autônomo, solidário e competente. Um jovem preparado para o século XXI. Todos os diretores e docentes que estiveram em contato com nossos protagonistas puderam vivenciar essa afirmativa e, certamente, almejam que seus estudantes desenvolvam toda a potência do protagonismo em suas escolas”, finaliza gestora Sandra.
Fonte: Policia Civil MS