Mato Grosso do Sul

EE Padre Franco Delpiano implanta política ambiental sustentável para ser referência no”Lixo Zero”

EE Padre Franco Delpiano implanta política ambiental sustentável para ser referência no”Lixo Zero”
EE Padre Franco Delpiano implanta politica ambiental sustentavel para ser
Compartilhar

A unidade escolar e o Hospital São Julião pretendem ser referências em Lixo Zero da Região Centro-Oeste do Brasil, nos segmentos de Sáude e Educação.

Estudantes da Escola Estadual Padre Franco Delpiano participaram da reunião de membros da Comissão Interna de Sustentabilidade e Meio Ambiente, que apresentou a missão do Hospital São Julião para o ano de 2023.

A escola, localizada na região do Nova Lima em Campo Grande, fica dentro do complexo hospitalar, que tem mais de 240 hectares de área verde. A política ambiental, que já está sendo aplicada em todo b o espaço, pretende tornar o Hospital e a Escola referências em Lixo Zero da Região Centro-Oeste do Brasil, nos segmentos de Sáude e Educação.

Comissão Interna de Sustentabilidade e Meio Ambiente, que apresentou a missão do Hospital São Julião para o ano de 2023

Para a diretora Denise Ferreira do Nascimento, os projetos da unidade contribuem para a instituição ser a primeira da Rede Estadual de Ensino, na coleta e distribuição responsável de resíduos e assim ser referência neste conceito que promove o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. “O desenvolvimento contínuo do Plano Gestor, em consonância com o Projeto Politico Pedagógico da escola e a Missão do Hospital São Julião caminham para a parceria exitosa entre escola e comunidade, como modelo de ação efetiva e assertiva de sustentabilidade”, acredita a gestora.

Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Com a implantação do Ensino Médio com Qualificação Profissional: Agente de Desenvolvimento Socioambiental durante o Ano Letivo 2022, os estudantes desenvolveram oito projetos e participaram de 20 ações, entre palestras, oficinas e eventos do tema, de forma interdisciplinar, como Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore, Dia da Água e Dia D de Combate à Dengue, quando os estudantes visitaram as reservas naturais, identificando e eliminado com os agentes de saúde, possíveis focos de dengue, além de coleta de lixo, separação dos resíduos e reutilização dos materiais.

Política ambiental pretende tornar o Hospital e a Escola referências em Lixo Zero da Região Centro-Oeste do Brasil

O estudante Adriel Soares, 15 anos, aponta que a aprendizagem por meio de metodologias ativas, ou seja, novas formas de ensino na prática escolar contribui para o processo da aprendizagem. “Quando a gente saia da sala de aula para outros ambientes, os conteúdos ficavam fáceis de aprender e de relacionar com as práticas do dia a dia”, afirma o estudante. Adriel está no 1º Ano do Ensino Médio com Qualificação Profissional: Agente de Desenvolvimento Socioambiental e vê novas perspectivas do mundo do trabalho, com estes itinerários e seu projeto de vida.

A coordenação pedagógica produziu com os professores e estudantes projetos  de ensino e organizou a apresentação dos resultados em Mostra Cultural, no último Família e Escola. Segundo a coordenadora de Itinerários Formativos, Charlene Marcondes Avelar, as ações no cotidiano voltadas à manutenção e preservação do Meio Ambiente promove a conexão entre os estudantes e a natureza com foco na preservação e na sustentabilidade. “Conscientizar os estudantes dos problemas ambientais e estimular a tentar buscar solucões para estes problemas é uma função da escola”, finaliza.

Colaborou, Cesar Floriano

Adersino Junior, SED

 

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Matérias relacionadas
/* */