DicasEducação

8 dicas para estimular as crianças a gostarem de estudar

Veja como você, adulto responsável, pode influenciar positivamente no interesse da criança pelos estudos.

1. Ajude a organizar a rotina

As crianças necessitam de regras claras para aprenderem a organizar sua rotina. Ter horários é importante para que elas consigam começar e terminar uma tarefa, sem aquela sensação de que um compromisso chato não acaba nunca.

Determine junto com seu filho um horário para fazer a tarefa de casa, de preferência, o quanto antes for possível após chegar da escola. As duas vantagens disso é que o conteúdo ainda vai estar fresco na memória dele e também para aprender a não deixar para depois o que pode fazer agora.

2. Nunca faça por ele

Seu filho precisa de incentivo, não de acobertamento. Esteja por perto e disponível caso ele precise de ajuda com a tarefa, mas nunca dê as respostas ou faça tudo para ele. Assim você estará incentivando-o a colocar a responsabilidades em outra pessoa.

Também é importante que você esteja disposto a ajudar sem brigar. Nada é mais desmotivador para uma criança do que a reprovação dos pais, que inferiorizam sua capacidade por não compreender algo simples. Valorize o que a criança aprendeu, elogie e incentive a continuar porque ela é capaz e te dá muito orgulho.

3. Crie uma atmosfera adequada para o estudo

Evite deixar seu filho estudar ou fazer as tarefas de casa na frente da televisão ou perto do tablet, celular e qualquer aparelho que tire sua atenção. Ele deve ter um ambiente calmo, silencioso e confortável para se concentrar.

4. Ouça o que seu filho tem a dizer

Muitas vezes, a falta de interesse pelos estudos é reflexo de situações desagradáveis que o seu filho vive no ambiente escolar. Então, tenha o hábito de perguntar como foi na escola, quem são os amigos dele, se tem algo ou alguém que o incomoda… Assim você começa a captar situações que possam estar desmotivando e atrapalhando o aprendizado.

Quando fizer isso, procure ser amigável, ouvir com atenção tudo o que seu filho tem a dizer e dar conselhos úteis, nunca incentivando a violência ou a raiva. Ele precisa sentir que pode confiar em você.

5. Encontre outras formas de explicar um assunto difícil

Se seu filho não quer fazer a tarefa, pode ser que não tenha entendido o assunto. Procure outras maneiras práticas de explicar, seja com desenhos, jogos, exemplos com objetos de casa, tornando esse aprendizado mais interessante e atrativo.

6. Fale sobre como o estudo é importante

Procure exemplos interessantes que chamem a atenção do seu filho para que ele entenda porque estudar é tão importante, seja no presente ou no futuro.

Não precisa inferiorizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar ou usar motivos que causem medo, mas sim, que ele poderá conquistar muitas coisas na vida, ajudar pessoas, conhecer lugares e ser o que quiser quando crescer.

7. Estimule a autonomia

Deixe que seu filho busque fontes de pesquisa e tenha as próprias dúvidas. Estimule-o a desenvolver o interesse mais aprofundado por assuntos que ele demonstrou gostar. Quando ele fizer uma pesquisa ou tiver que ler um livro sobre determinado tema, comece uma conversa para que ele seja capaz de explicar o que entendeu, desenvolvendo um ponto de vista próprio.

8. Esteja em contato com os professores

Nem sempre você vai saber explicar todo o conteúdo para o seu filho. Para isso, anote as dúvidas dele e repasse aos professores. É importante que eles saibam que seu filho tem seu apoio e que você está por dentro de como o assunto é ensinado para ele.

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios