Bom Dia, Verônica: entenda final explicado da série policial brasileira


A série brasileira de suspense policial conquistou os assinantes do streaming ao abordar temas como violência doméstica, abuso sexual e corrupção; entenda a explicação do desfecho O final da série Bom Dia, Verônica veio junto com a 3ª temporada, que estreou no catálogo da Netflix na última quarta-feira (14) e, desde então, já vem dando o que falar entre os internautas e fãs da série. Estrelada por Tainá Müller, a trama da produção brasileira, lançada em 2020, segue uma escrivã da polícia que, depois de investigar uma tentativa de homicídio, acaba descobrindo um enorme esquema de crimes hediondos comandados por magnatas misteriosos.
Baseada no livro homônimo de Raphael Montes e Ilana Casoy, a nova season do seriado foi intitulada como “A Caçada Final” e vem gerando várias dúvidas entre os espectadores sobre como se deu o desfecho do programa, que foi repleto de ação e reviravoltas. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista explicando cada grande acontecimento da trama. Confira, a seguir, a explicação para o final do seriado. A matéria a seguir está repleta de spoilers!
🎬 Bom Dia, Verônica: relembre elenco e veja personagens da 3ª temporada
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Série de suspense policial é estrelada pela atriz brasileira Tainá Müller
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Sinopse da 3ª temporada de Bom Dia, Verônica
Após desvendar o esquema de crimes de Matias e colocá-lo na prisão, Verônica começa uma caçada incansável na busca por justiça partindo para seu novo alvo: Doúm. E esse é justamente um dos arcos narrativos que norteiam a terceira e última temporada do seriado.
No decorrer dos três novos episódios da produção, a protagonista busca pelo terceiro irmão ao mesmo tempo que começa uma investigação no orfanato onde Brandão (Eduardo Moscovis) e Matias (Reynaldo Gianecchini) cresceram. Mas é em um pequena cidade que a escrivã se vê em um dilema, já que a máfia passa a ameaçar sua família enquanto ela inicia uma perigosa e nova investigação final sobre o caso envolvendo uma enorme rede de crimes.
Quem é Doúm e o que ele faz?
Considerado um dos grandes vilões da trama, Doúm é apresentado ao público logo no final da segunda temporada da série, quando Verônica descobre que há alguém acima de Matias na organização criminosa. Esta pessoa é Jerônimo, conhecido como Doúm e interpretado por Rodrigo Santoro. Ele se apresenta logo no início da temporada como um rico e misterioso criador de cavalos com quem Verônica, inclusive, chega a se envolver romanticamente.
Rodrigo Santoro assume o papel do vilão Doúm
Divulgação/Netflix
Mas apesar das aparências, Jerônimo é, na verdade, a grande cabeça por trás da organização. O esquema do qual ele, Matias e Brandão fazem parte inclui tráfico de pessoas, bem como a lavagem de dinheiro, que foi descoberta após a investigação de Matias na segunda temporada. No entanto, Doúm, o mais cruel entre os três irmãos, é o responsável até mesmo pela venda de bebês geneticamente modificados. Isso, é claro, utilizando o útero de mulheres sequestradas como “encubadora”.
Jerônimo usa de seu próprio sêmen e os óvulos da mãe, Diana (Maitê Proença), para gerar “bebês perfeitos” a partir de seu cruzamento genérico – mesmo procedimento que ele faz com as éguas e garanhões premiados na fazenda onde vive. A justificativa dos vilões é que, assim, eles conseguem vender crianças livres de doenças genéticas, como o câncer, para pais ricos e desesperados
O orfanato Cosme e Damião e o Monsenhor Davila
Considerado o centro de toda a organização criminosa, o orfanato Cosme e Damião foi onde onde todo o legado nefasto de Monsenhor Davila, que abusava sexualmente das crianças, gerava filhos, os vendia e também abusava deles. Foi esse o lugar onde os três irmãos e vilões da tramas cresceram: Brandão, Matias e Jerônimo. O primeiro deles foi deixado lá após ser abandonado pela própria mãe após saírem do Maranhão. É, inclusive, por conta desse trauma que Brandão começa a matar mulheres nordestinas, algo abordado na primeira temporada da série.
A personagem de Maitê Proença era uma matriz em Bom Dia, Verônica
Divulgação/Netflix
Já Matias era de fato órfão. Visto como o preferido do próprio Monsenhor Davila por não ter escrúpulos, o personagem seguiu o caminho de líder religioso que abusava sexualmente de fiéis, principalmente mulheres. Jerônimo, abertamente conhecido como o “filho do dono do orfanato” também cresceu no lugar.
O personagem é fruto do abuso de Monsenhor contra Diana, que também foi traficada e mantida lá pra ser usada para o tráfico de bebês, como uma espécie de matriz. Aliás, outra grande reviravolta da trama é quando Verônica descobre que, na verdade, ela é também filha de Monsenhor Davila com Diana e que foi um dos bebês extraviados quando seu pai, Julio Torres, investigava o caso.
O final explicado
Com direito a muita tensão em seu desfecho, a terceira temporada de Bom Dia, Verônica trouxe diversas reviravoltas de tirar o fôlego em seus três episódios finais. Com temas sensíveis que vão desde a violência doméstica até a corrupção, tráfico de pessoas e abuso sexual, a produção nacional mostra claros sinais de inspiração do livro The Handmaid’s Tale.
Após descobrir toda a verdade por trás do esquema de crimes da máfia Cosme e Damião, Verônica percebe que os três irmãos se uniram para manter o legado de Monsenhor Davila por conta de um motivo em comum: todos foram abusados e criados literalmente para perpetuarem o legado hediondo de abusar de mulheres e traficar os bebê gerados por essa violência. O centro desse negócio é a fazenda de Jerônimo, onde Verônica fica presa por boa parte da temporada junto com sua filha Lila, além de Ângela (Klara Castalho), filha de Matias, e Carol (Liza Del Dala) a namorada dela.
Ângela é aprisionada na fazenda de Jerônimo
Divulgação/Netflix
No episódio final, Verônica invade a fazenda depois de descobrir toda a verdade por trás do esquema. Ela é capturada e descobre que sua filha, Lila, foi inseminada por Jerônimo. Depois de fugir, a policial consegue libertar todas as prisioneiras mantidas em cárcere durante um leilão de mulheres feito pelo vilão.
Verônica, então, lidera uma rebelião com todas as meninas presas na fazenda por Jerônimo e sua mãe e, assim, começa a distribuir armas para todas elas usarem durante a fuga. Dessa forma, ela consegue matar os clientes de Doúm e, depois, entra em confronto com o personagem de Santoro, matando-o com um tiro.Diana presencia a cena, o que lhe faz atirar em si mesma.
Com a morte dos dois, o legado de Davila chega ao fi. Verônica volta a São Paulo e recebe a notícia, um tempo depois, que teve um perdão judicial e seu nome está limpo. A protagonista, no entanto, passa a atuar como uma justiceira ao lado das mulheres que resgatou. Unidas, elas vão atrás de cada um dos nomes envolvidos no leilão promovido por Jerônimo e, também, impedem que esse tipo de crime se repita.
Confira o trailer da 3ª temporada de Bom Dia, Verônica:
Com informações de IMDb, Netflix, Rotten Tomatoes e Twitter
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Saiba Mais
Initial plugin text

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!