O céu não é o limite! | Raios gama, galáxia irregular, objeto misterioso e mais

Agosto começou com uma superlua, a primeira do mês (sim, haverá outra no dia 31), que rendeu imagens belíssimas. Como de costume, o Canaltech selecionou as melhores e você confere tudo nesse resumo das notícias da semana.

Outras novidades incluem a descoberta dos raios gama recordistas em tempo de duração, imagens de galáxias, e muito mais.

A explosão de raios gama mais longa já vista

Em algum lugar distante, uma fonte desconhecida liberou a ejeção mais duradoura de raios gama: foram 15 minutos de emissão, algo nunca visto antes e sem explicação nas teorias atuais. Além disso, foram dois brilhos que pareciam vir do mesmo local.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Uma fonte misteriosa emitiu raios gama por tempo recorde (Imagem: Reprodução/DESY/Science Communication Lab)

A única hipótese possível no momento é que o raio gama produzido por alguma estrela de nêutrons, ou mesmo pela formação de um buraco negro, passou por uma lente gravitacional. Quando esse tipo de fenômeno acontece, a luz da fonte de radiação é distorcida, ampliada e, às vezes, multiplicada, então essa explicação é viável para o evento recordista. Entretanto, será preciso novas análises para confirmar a ideia.

A nova foto da galáxia NGC 6822

O telescópio James Webb capturou uma imagem da galáxia irregular NGC 6822, com riqueza de detalhes incrível graças aos instrumentos Near-InfraRed Camera (NIRCam) e Mid-InfraRed Instrument (MIRI). Cada um deles observou uma parte diferente do espectro eletromagnético nas emissões dos objetos luminosos, revelando vários componentes que formam a galáxia.

Galáxia NGC 6822 observada pelo James Webb (Imagem: Reprodução/ESA)

A NGC 6822 está relativamente próxima da nossa própria galáxia, ou seja, é uma vizinha da Via Láctea, e apresenta propriedades de objetos do universo jovem. Isso significa que é uma espécie de fotografia antiga no cosmos, podendo fornecer pistas valiosas sobre como o universo era na época da formação das primeiras galáxias.

As novas suspeitas sobre objeto na Austrália

A origem do lixo espacial encontrado em uma praia australiana permaneceu um mistério por quase três semanas, mas agora a Agência Espacial Australiana concluiu que se trata do primeiro estágio de um foguete da ISRO (Indian Space Research Organisation), especificamente o Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV).

O objeto encontrado na Austrália é provavelmente um lixo espacial (Imagem: Reprodução/Australian Space Agency)

A agência espacial australiana está dialogando com a ISRO para decidir os próximos passos, já que os detritos espaciais devem ser devolvidos aos seus países de origem, segundo o acordo das Nações Unidas firmado em 1968.

A primeira superlua de agosto

Na terça-feira (1º), ocorreu a primeira superlua de agosto, momento em que nosso satélite natural fica mais perto da Terra durante a fase cheia. Nessas ocasiões, ela pode parecer ligeiramente maior e mais brilhante.

A superlua de terça-feira foi a primeira do mês de agosto (Imagem: Reprodução/Tiago Domezi)

As diferenças entre a superlua e a Lua “normal” são quase imperceptíveis para o público menos acostumado a observar o corpo luminoso, mas ainda assim o evento pode impressionar. Se duvida, confira as imagens selecionadas pelo Canaltech, publicadas na internet por seus autores.

A perda de contato com a Sonda Voyager 2

No final de julho, a NASA perdeu o contato com a Voyager 2, que atualmente está a quase 20 bilhões de quilômetros da Terra. O motivo? A antena de comunicação da espaçonave sofreu um leve desvio. Felizmente, tudo voltou ao normal e o contato foi reestabelecido na quarta-feira (2).

A perda de comunicação ocorreu devido a um leve desvio da antena da espaçonave (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Para se ter uma ideia da precisão com que os engenheiros precisam ajustar os parâmetros de navegação da nave, a falha ocorreu por um desvio de apenas 2º fora do trajeto em linha reta entre sua posição e a Terra. Já localizada no espaço interestelar, a Voyager 2 “enxerga” nosso planeta como um simples pontinho, por isso qualquer desvio coloca as ondas de transmissão fora da rota.

A ideia de transformar foguete da SpaceX em estação espacial

A NASA está avaliando se o foguete Starship, da SpaceX, poderia ser transformado em uma estação espacial, algo que poderia ser bem útil para pesquisas em órbita e atividades de empresas comerciais. .

Conceito do veículo Starship, que ainda não voou para o espaço (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Segundo um representante da companhia de Elon Musk, a Starship possui o necessários para se tornar a estação espacial (ou uma das) a substiruir a ISS no futuro. A SpaceX considera que o veículo tem tamanho adequado para a função, além de ter menor custo no transporte de tripulações e cargas.

A energia escura entre a Via Láctea e Andrômeda

Uma nova abordagem de pesquisa da energia escura do universo pode ajudar os astrônomos a desvendar um dos maiores desafios da físical. Normalmente, a energia escura é investigada a longas distâncias, onde a expansão do unvierso é bem mais visível, mas o novo estudo propõe olhar em nossa própria vizinhança: a galáxia de Andrômeda, que futuramente se fundirá com a Via Láctea.

Imagem que representa a visão do céu quando Andrômeda estiver mais perto da Via Láctea (Imagem: Reprodução/NASA/ESA/Z. Levay/R. van der Marel/T. Hallas/A. Mellinger)

A energia escura é observada quando galáxias distantes se afastam muito rapidamente, mas galáxias próximas da nossa não sofrem esse efeito devido à força da gravidade. Entretanto, mesmo asssim a energia escura deve estar presente, sendo anulada pela massa de ambas as galáxias. Isso significa que, por medições extremamente precisas, seria possível determinar a força dessa energia misteriosa.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • O que explica o sucesso absurdo da RAM Rampage no Brasil?
  • Review BMW 320i | Porta de entrada para um caminho sem volta
  • 10 animes para quem quer começar a ver animações japonesas
  • Chun-li pelada interrompe campeonato de Street Fighter 6
  • 6 celulares usados para comprar sem medo em 2023
  • Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!